Pedagogia diferenciada na inclusão escolar de alunos com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/255123 |
Resumo: | A presente pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo analisar e compreender a perspectiva da Pedagogia Diferenciada na educação de alunos com deficiência. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão documental a partir de quatro documentos: “A Pedagogia Diferenciada na construção da Escola para Todos: conceitos, estratégias e práticas”(GOMES, 2011); “Diferenciação Pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva” (CLÉRIGO; ALVES; PISCALHO; CARDONA, 2017); “Articulação entre o Atendimento Educacional Especializado e o ensino comum: construindo sistemas educacionais inclusivos” (MIRANDA, 2015); “Pedagogia Diferenciada das intenções à ação” (PERRENOUD, 2000). No decorrer dos estudos verificou-se que há lacunas por parte dos docentes, por não conhecerem a proposta da Pedagogia Diferenciada. Isso implica na organização e estruturação de práticas pedagógicas que contemplem a perspectiva da Pedagogia Diferenciada, considerando-se o desenvolvimento de alunos com deficiência em processo de inclusão escolar. A partir do estudo sistemático das obras, constatou-se a relevância desta perspectiva no desenvolvimento dos alunos com deficiência em processo de inclusão escolar. A partir dessa perspectiva, compreende-se que cada criança possui sua forma de aprender, seu próprio ritmo e suas próprias habilidades. No que diz respeito às especificidades de desenvolvimento dos alunos com deficiência a partir de uma política educacional inclusiva, destaca-se, a importância da articulação entre os saberes do campo da Educação Especial e os saberes da prática pedagógica do docente que atua na sala de aula comum. Estudos analisados destacam melhorias no desempenho educacional de alunos com deficiência, quando ocorre o processo de articulação entre os saberes de distintos campos. Portanto, em vista da promoção do desenvolvimento e da aprendizagem de todos, a Pedagogia Diferenciada constitui-se importante estratégia político-pedagógica na efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência. |
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Feronatto, Priscila DamoKraemer, Graciele Marjana2023-02-28T03:22:44Z2022http://hdl.handle.net/10183/255123001163011A presente pesquisa de cunho qualitativo tem por objetivo analisar e compreender a perspectiva da Pedagogia Diferenciada na educação de alunos com deficiência. Para o desenvolvimento deste trabalho foi realizada uma revisão documental a partir de quatro documentos: “A Pedagogia Diferenciada na construção da Escola para Todos: conceitos, estratégias e práticas”(GOMES, 2011); “Diferenciação Pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva” (CLÉRIGO; ALVES; PISCALHO; CARDONA, 2017); “Articulação entre o Atendimento Educacional Especializado e o ensino comum: construindo sistemas educacionais inclusivos” (MIRANDA, 2015); “Pedagogia Diferenciada das intenções à ação” (PERRENOUD, 2000). No decorrer dos estudos verificou-se que há lacunas por parte dos docentes, por não conhecerem a proposta da Pedagogia Diferenciada. Isso implica na organização e estruturação de práticas pedagógicas que contemplem a perspectiva da Pedagogia Diferenciada, considerando-se o desenvolvimento de alunos com deficiência em processo de inclusão escolar. A partir do estudo sistemático das obras, constatou-se a relevância desta perspectiva no desenvolvimento dos alunos com deficiência em processo de inclusão escolar. A partir dessa perspectiva, compreende-se que cada criança possui sua forma de aprender, seu próprio ritmo e suas próprias habilidades. No que diz respeito às especificidades de desenvolvimento dos alunos com deficiência a partir de uma política educacional inclusiva, destaca-se, a importância da articulação entre os saberes do campo da Educação Especial e os saberes da prática pedagógica do docente que atua na sala de aula comum. Estudos analisados destacam melhorias no desempenho educacional de alunos com deficiência, quando ocorre o processo de articulação entre os saberes de distintos campos. Portanto, em vista da promoção do desenvolvimento e da aprendizagem de todos, a Pedagogia Diferenciada constitui-se importante estratégia político-pedagógica na efetivação da inclusão escolar de alunos com deficiência.This qualitative research aims to analyze and understand the perspective of Differentiated Pedagogy in the education of students with disabilities. For the development of this paper, a theoretical review was carried out based on four documents: “The Differentiated Pedagogy in the construction of the School for All: concepts, strategies and practices” (GOMES, 2011); “Pedagogical Differentiation in the early ages for the construction of an inclusive practice” (CLÉRIGO; ALVES; PISCALHO; CARDONA, 2017); “Articulation between Specialized Educational Assistance and common education: building inclusive education systems” (MIRANDA, 2015); “Differentiated Pedagogy from intentions to action” (PERRENOUD, 2000). . During the studies, it was found that there are gaps on the part of the teachers, as they do not know the proposal of the Differentiated Pedagogy. This also implies the organization and structuring of pedagogical practices that contemplate the perspective of Differentiated Pedagogy, considering the development of students with disabilities in the process of school inclusion. From the systematic study of the aforementioned works, the relevance of the Differentiated Pedagogy perspective was verified in the development of students with disabilities in the process of school inclusion. From this perspective, it is understood that each child has their own way of learning, their own pace and their own abilities. With regard to the specificities of development of students with disabilities from an inclusive educational policy, it is highlighted the importance of the articulation between the knowledge of the field of Special Education and the knowledge of the pedagogical practice of the teacher who works in the common classroom. Analyzed studies highlight improvements in the educational performance of students with disabilities, when the process of articulation among the knowledge of different fields occurs. Therefore, in view of promoting the development and learning of all, the Differentiated Pedagogy constitutes an important political-pedagogical strategy in the effectiveness of the school inclusion of students with disabilities.application/pdfporPedagogia diferenciadaPessoas com deficiênciaInclusão escolarAprendizagemDifferentiated pedagogyStudents with disabilitiesLearningPedagogia diferenciada na inclusão escolar de alunos com deficiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001163011.pdf.txt001163011.pdf.txtExtracted Texttext/plain60551http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255123/2/001163011.pdf.txt376c13fcfe840e3f64501b343b8c366aMD52ORIGINAL001163011.pdfTexto completoapplication/pdf336442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255123/1/001163011.pdfbe44c8a4b29ad9746949e222ed8d559fMD5110183/2551232023-03-01 03:30:16.449361oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255123Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-03-01T06:30:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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