A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Daltro Oliveira de [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/106094
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi conhecer as relações que professores e alunos da comunidade acadêmica do ensino superior de Franca, Estado de São Paulo, têm com a Internet, como instrumento de comunicação, de informação, de aquisição de conhecimento, bem como a importância que atribuem a esta ferramenta para a sociedade como um todo. A pesquisa procurou, ainda, descrever a influência da Internet na vida profissional/acadêmica dos mesmos. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, entre docentes e discentes das quatro instituições de ensino superior de Franca, cuja amostra foi composta por 94 professores (que ministravam aulas nas séries finais) e 512 alunos dos últimos anos dos cursos de graduação elencados para esta pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado especificamente para este fim, aplicado no período de agosto a novembro de 2004. Os resultados mostraram que a totalidade dos professores possui computador por necessidade profissional e a grande maioria faz uso dele diariamente (85,11%). Quase 80% usam o computador em suas casas e os softwares mais buscados são editor de texto (86,17%) e Internet (85,11%). Os maiores percentuais de utilização apontam 91,49% para e-mail, 88,30% pesquisas e 75,53% notícias. Consideram a internet relevante para o contexto social como um todo, principalmente para a economia e a globalização. Quanto à importância da Internet para a vida pessoal e profissional, os docentes reconhecem grandes mudanças, notadamente em relação à agilização na busca de informações, de conhecimentos e na facilitação do trabalho com os alunos. Quanto aos alunos a pesquisa mostrou: cerca de 80% possuem computador, sendo que 64,65% o utilizam há mais de 4 anos e 19,73% entre 2 e 4 anos. Eles buscaram o computador por necessidade...
id UNSP_1a14a2cd64b73a1fbdf59e1e53eeccf2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/106094
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SPServiço social - Estudo e ensinoEnsino superior - InformáticaEducação - Franca (SP)InternetComunicaçãoSociedadeServiço socialEducaçãoCommunicationKnowledgeSocial serviceEducationO objetivo desta pesquisa foi conhecer as relações que professores e alunos da comunidade acadêmica do ensino superior de Franca, Estado de São Paulo, têm com a Internet, como instrumento de comunicação, de informação, de aquisição de conhecimento, bem como a importância que atribuem a esta ferramenta para a sociedade como um todo. A pesquisa procurou, ainda, descrever a influência da Internet na vida profissional/acadêmica dos mesmos. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, entre docentes e discentes das quatro instituições de ensino superior de Franca, cuja amostra foi composta por 94 professores (que ministravam aulas nas séries finais) e 512 alunos dos últimos anos dos cursos de graduação elencados para esta pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado especificamente para este fim, aplicado no período de agosto a novembro de 2004. Os resultados mostraram que a totalidade dos professores possui computador por necessidade profissional e a grande maioria faz uso dele diariamente (85,11%). Quase 80% usam o computador em suas casas e os softwares mais buscados são editor de texto (86,17%) e Internet (85,11%). Os maiores percentuais de utilização apontam 91,49% para e-mail, 88,30% pesquisas e 75,53% notícias. Consideram a internet relevante para o contexto social como um todo, principalmente para a economia e a globalização. Quanto à importância da Internet para a vida pessoal e profissional, os docentes reconhecem grandes mudanças, notadamente em relação à agilização na busca de informações, de conhecimentos e na facilitação do trabalho com os alunos. Quanto aos alunos a pesquisa mostrou: cerca de 80% possuem computador, sendo que 64,65% o utilizam há mais de 4 anos e 19,73% entre 2 e 4 anos. Eles buscaram o computador por necessidade...The purpose of thisresearch was to get to know the relation that teachers and stuidents of the academic community of upper education in Franca, State of Sao Paulo, have with the Internet as a communication instrument, information. Knowledge acquisition, such as the importance wich attribute this tool all the society. The research seeked to describe the Internet influence at the professional/academic life of them. It take care for a descript study, of quantitative nature, between professor and learners from the four upper level institutions of Franca, wich the sample was composed by 94 teachers (that supply the final series classes) and 512 senior students from graduation courses chosen to this research. The given were collected through a specific questionnaire elaborated for this, diligent at the period of August to November 2004. The results shows that the professors totality, hold computers as a professional necessity and most of them uses it daily (85,11%) almost 80% uses the computer at home and the most searched software is the text editor (86,17%) and Internet (85,11%). The biggest perceptual of utilization shows that 91,49% for e-mails, 88,30% researches and 75,53% news. Internet is considerate relevant to the social context in all, specially to the aconomy and globalization. As to the importance of the internet for personal and professional life, the professors recognize the big changes remarkable to the search of information agilization, knowledge and work with students facilities. As to students, the research sowed: about 80% have computer, wich 64,65% use it more than 4 years and 19,73% between 2 and 4 years. They quested to the computer as a constant necessity of modernization search... (Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gera, Maria Zita Figueiredo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Daltro Oliveira de [UNESP]2014-06-11T19:35:14Z2014-06-11T19:35:14Z2005-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis139 f. : il., + anexoapplication/pdfCARVALHO, Daltro Oliveira de. A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP. 2005. 139 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2005.http://hdl.handle.net/11449/106094000455056carvalho_do_dr_fran.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:36:43Zoai:repositorio.unesp.br:11449/106094Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:01:16.957185Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
title A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
spellingShingle A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
Carvalho, Daltro Oliveira de [UNESP]
Serviço social - Estudo e ensino
Ensino superior - Informática
Educação - Franca (SP)
Internet
Comunicação
Sociedade
Serviço social
Educação
Communication
Knowledge
Social service
Education
title_short A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
title_full A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
title_fullStr A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
title_full_unstemmed A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
title_sort A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP
author Carvalho, Daltro Oliveira de [UNESP]
author_facet Carvalho, Daltro Oliveira de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gera, Maria Zita Figueiredo [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Daltro Oliveira de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social - Estudo e ensino
Ensino superior - Informática
Educação - Franca (SP)
Internet
Comunicação
Sociedade
Serviço social
Educação
Communication
Knowledge
Social service
Education
topic Serviço social - Estudo e ensino
Ensino superior - Informática
Educação - Franca (SP)
Internet
Comunicação
Sociedade
Serviço social
Educação
Communication
Knowledge
Social service
Education
description O objetivo desta pesquisa foi conhecer as relações que professores e alunos da comunidade acadêmica do ensino superior de Franca, Estado de São Paulo, têm com a Internet, como instrumento de comunicação, de informação, de aquisição de conhecimento, bem como a importância que atribuem a esta ferramenta para a sociedade como um todo. A pesquisa procurou, ainda, descrever a influência da Internet na vida profissional/acadêmica dos mesmos. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza quantitativa, entre docentes e discentes das quatro instituições de ensino superior de Franca, cuja amostra foi composta por 94 professores (que ministravam aulas nas séries finais) e 512 alunos dos últimos anos dos cursos de graduação elencados para esta pesquisa. Os dados foram coletados através de um questionário elaborado especificamente para este fim, aplicado no período de agosto a novembro de 2004. Os resultados mostraram que a totalidade dos professores possui computador por necessidade profissional e a grande maioria faz uso dele diariamente (85,11%). Quase 80% usam o computador em suas casas e os softwares mais buscados são editor de texto (86,17%) e Internet (85,11%). Os maiores percentuais de utilização apontam 91,49% para e-mail, 88,30% pesquisas e 75,53% notícias. Consideram a internet relevante para o contexto social como um todo, principalmente para a economia e a globalização. Quanto à importância da Internet para a vida pessoal e profissional, os docentes reconhecem grandes mudanças, notadamente em relação à agilização na busca de informações, de conhecimentos e na facilitação do trabalho com os alunos. Quanto aos alunos a pesquisa mostrou: cerca de 80% possuem computador, sendo que 64,65% o utilizam há mais de 4 anos e 19,73% entre 2 e 4 anos. Eles buscaram o computador por necessidade...
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-09-26
2014-06-11T19:35:14Z
2014-06-11T19:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARVALHO, Daltro Oliveira de. A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP. 2005. 139 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2005.
http://hdl.handle.net/11449/106094
000455056
carvalho_do_dr_fran.pdf
33004072067P2
identifier_str_mv CARVALHO, Daltro Oliveira de. A internet na sociedade: um estudo com professores e alunos da comunidade acadêmica de nível superior na cidade de Franca-SP. 2005. 139 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de História, Direito e Serviço Social, 2005.
000455056
carvalho_do_dr_fran.pdf
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/106094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 139 f. : il., + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128304072359936