Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/110721
Resumo: The research investigated the relationships of power and interaction in the classroom of high school and its implications for learning room analyzing transition called disciplinary society to the society of control, with methodological strategies of ethnographic research in order to consider the theories and pedagogical practices put into action today and its effects of production of subjectivity . Focusing on the issue of disciplinary devices in class room and learning how to differentiate themselves . With a view to these goals observations of 20 teachers were held on schedule ATPC and 80 students in their class in a state secondary school in the west of the city of Franca . Were also analyzed school documents , and observation of other professionals that make up the educational context . The data were subjected to content analysis and subsequently interpreted according to the concepts of Michel Foucault , Gilles Deleuze and Félix Guattari . The analyzes showed that the place teacher / student is well defined within the call control and disciplinary society , and that the lines of hard, rigid interactions and leakage are mixed and composes the existing institutional framework. Therefore , the school institution is as rigid as needed to spread the disciplinary society and the society of control
id UNSP_ee3d818e4a187fbbd869e72ebc499451
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/110721
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagemServiço social - Estudo e ensinoAnalise de interação em educaçãoEducação - Estudo e ensino - São Paulo (Estado)Ambiente escolarEnsino médio - Franca (SP)AprendizagemSocial serviceThe research investigated the relationships of power and interaction in the classroom of high school and its implications for learning room analyzing transition called disciplinary society to the society of control, with methodological strategies of ethnographic research in order to consider the theories and pedagogical practices put into action today and its effects of production of subjectivity . Focusing on the issue of disciplinary devices in class room and learning how to differentiate themselves . With a view to these goals observations of 20 teachers were held on schedule ATPC and 80 students in their class in a state secondary school in the west of the city of Franca . Were also analyzed school documents , and observation of other professionals that make up the educational context . The data were subjected to content analysis and subsequently interpreted according to the concepts of Michel Foucault , Gilles Deleuze and Félix Guattari . The analyzes showed that the place teacher / student is well defined within the call control and disciplinary society , and that the lines of hard, rigid interactions and leakage are mixed and composes the existing institutional framework. Therefore , the school institution is as rigid as needed to spread the disciplinary society and the society of controlA pesquisa realizada investigou as relações de poder e interação em sala de aula do Ensino Médio e suas implicações para a aprendizagem analisando a transição da chamada sociedade disciplinar para a sociedade de controle, com estratégias metodológicas da pesquisa etnográfica em vista de considerar as teorias e as práticas pedagógicas colocadas em ação hoje e seus efeitos de produção de subjetividade. Enfocando a questão dos dispositivos disciplinares em sala de aula e a aprendizagem como diferenciação de si. Com vista a estes objetivos foram realizadas observações de 20 professores, em horário de ATPC e 80 alunos, em suas respectivas classes, em uma escola estadual de Ensino Médio na zona oeste da cidade de Franca. Foram também analisados documentos da escola, além da observação de outros profissionais que compõem o contexto educacional. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo e, posteriormente, interpretados segundo as concepções de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. As análises demonstraram que o lugar professor/aluno é bem delimitado dentro da chamada sociedade disciplinar e de controle, e que as linhas de interações duras, rígidas e de fuga são mistas e compõe o quadro institucional vigente. Portanto, a instituição escolar é tão rígida quanto necessário para difundir a sociedade disciplinar e a sociedade de controleUniversidade Estadual Paulista (Unesp)David, Célia Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]2014-11-10T11:10:00Z2014-11-10T11:10:00Z2013-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis104 f. : tabs.application/pdfBARBOSA, Aldovano Dantas. Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem. 2013. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.http://hdl.handle.net/11449/110721000794513000794513.pdf33004072067P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T19:23:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/110721Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-26T19:23:14Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
title Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]
Serviço social - Estudo e ensino
Analise de interação em educação
Educação - Estudo e ensino - São Paulo (Estado)
Ambiente escolar
Ensino médio - Franca (SP)
Aprendizagem
Social service
title_short Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
title_full Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem
author Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]
author_facet Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv David, Célia Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Aldovano Dantas [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Serviço social - Estudo e ensino
Analise de interação em educação
Educação - Estudo e ensino - São Paulo (Estado)
Ambiente escolar
Ensino médio - Franca (SP)
Aprendizagem
Social service
topic Serviço social - Estudo e ensino
Analise de interação em educação
Educação - Estudo e ensino - São Paulo (Estado)
Ambiente escolar
Ensino médio - Franca (SP)
Aprendizagem
Social service
description The research investigated the relationships of power and interaction in the classroom of high school and its implications for learning room analyzing transition called disciplinary society to the society of control, with methodological strategies of ethnographic research in order to consider the theories and pedagogical practices put into action today and its effects of production of subjectivity . Focusing on the issue of disciplinary devices in class room and learning how to differentiate themselves . With a view to these goals observations of 20 teachers were held on schedule ATPC and 80 students in their class in a state secondary school in the west of the city of Franca . Were also analyzed school documents , and observation of other professionals that make up the educational context . The data were subjected to content analysis and subsequently interpreted according to the concepts of Michel Foucault , Gilles Deleuze and Félix Guattari . The analyzes showed that the place teacher / student is well defined within the call control and disciplinary society , and that the lines of hard, rigid interactions and leakage are mixed and composes the existing institutional framework. Therefore , the school institution is as rigid as needed to spread the disciplinary society and the society of control
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
2014-11-10T11:10:00Z
2014-11-10T11:10:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARBOSA, Aldovano Dantas. Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem. 2013. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/110721
000794513
000794513.pdf
33004072067P2
identifier_str_mv BARBOSA, Aldovano Dantas. Da sociedade disciplinar à sociedade de controle: interações em sala de aula do ensino médio diferenciação de si no processo de ensino e aprendizagem. 2013. 104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2013.
000794513
000794513.pdf
33004072067P2
url http://hdl.handle.net/11449/110721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 104 f. : tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649443038232576