Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006
http://hdl.handle.net/11449/28242
Resumo: O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.
id UNSP_1a49d3b0a152c6c47934256711dfee9b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/28242
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-socialA methodological proposal for teachers permanent formation according to a social-historical perspectiveFormação de professoresconcepção dialéticapedagogia histórico-críticaO texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.This article aims at presenting a proposal for teaching teachers based on the historical-critical pedagogy. It presents three basic aspects: knowledge of the school curriculum and methods of teaching; knowledge of dialectic; construction of a new ethical-political attitude. The proposal is based on the five steps as suggested by Saviani: social practice; problem setting; acquisition of the contents as instruments of action; catharsis and social practice.UnespUnespCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]2014-05-20T15:12:02Z2014-05-20T15:12:02Z1998-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article59-72http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 59-72, 1998.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824210.1590/S0101-32621998000100006S0101-32621998000100006SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28242Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:22.677371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
A methodological proposal for teachers permanent formation according to a social-historical perspective
title Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
spellingShingle Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Formação de professores
concepção dialética
pedagogia histórico-crítica
title_short Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_full Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_fullStr Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_full_unstemmed Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
title_sort Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
author Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
author_facet Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
concepção dialética
pedagogia histórico-crítica
topic Formação de professores
concepção dialética
pedagogia histórico-crítica
description O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-04-01
2014-05-20T15:12:02Z
2014-05-20T15:12:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 59-72, 1998.
0101-3262
http://hdl.handle.net/11449/28242
10.1590/S0101-32621998000100006
S0101-32621998000100006
url http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006
http://hdl.handle.net/11449/28242
identifier_str_mv Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 59-72, 1998.
0101-3262
10.1590/S0101-32621998000100006
S0101-32621998000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos CEDES
0,119
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59-72
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129362239684608