Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006 http://hdl.handle.net/11449/28242 |
Resumo: | O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social. |
id |
UNSP_1a49d3b0a152c6c47934256711dfee9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28242 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-socialA methodological proposal for teachers permanent formation according to a social-historical perspectiveFormação de professoresconcepção dialéticapedagogia histórico-críticaO texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social.This article aims at presenting a proposal for teaching teachers based on the historical-critical pedagogy. It presents three basic aspects: knowledge of the school curriculum and methods of teaching; knowledge of dialectic; construction of a new ethical-political attitude. The proposal is based on the five steps as suggested by Saviani: social practice; problem setting; acquisition of the contents as instruments of action; catharsis and social practice.UnespUnespCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]2014-05-20T15:12:02Z2014-05-20T15:12:02Z1998-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article59-72http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 59-72, 1998.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2824210.1590/S0101-32621998000100006S0101-32621998000100006SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28242Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:49:22.677371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social A methodological proposal for teachers permanent formation according to a social-historical perspective |
title |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
spellingShingle |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] Formação de professores concepção dialética pedagogia histórico-crítica |
title_short |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_full |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_fullStr |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_full_unstemmed |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
title_sort |
Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social |
author |
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores concepção dialética pedagogia histórico-crítica |
topic |
Formação de professores concepção dialética pedagogia histórico-crítica |
description |
O texto apresenta uma proposta para a formação de professores, baseada na pedagogia histórico-crítica. São apresentados três eixos básicos para orientar esse trabalho: domínio dos conteúdos escolares e formas de ensinar; estudo da concepção dialética; formação de uma nova atitude ético-política. A metodologia sugerida é similar àquela que os professores poderão usar com seus alunos. Procura seguir os cinco passos propostos por Saviani: a prática social, a problematização, a instrumentalização, a catarse e a prática social. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-04-01 2014-05-20T15:12:02Z 2014-05-20T15:12:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 59-72, 1998. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28242 10.1590/S0101-32621998000100006 S0101-32621998000100006 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32621998000100006 http://hdl.handle.net/11449/28242 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 19, n. 44, p. 59-72, 1998. 0101-3262 10.1590/S0101-32621998000100006 S0101-32621998000100006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
59-72 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129362239684608 |