A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/87403
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar os saberes docentes e os modelos de alternância que emergem do Projeto Pedagógico e dos relatos dos estudantes e professores vinculados ao curso de Educação Física. Como objetivos específicos: (a) identificar o corpo de conhecimento e as práticas profissionais que fundamentam a formação do professor; (b) apontar o modelo de formação escolhido no âmbito da adequação ou reestruturação curricular e; (c) investigar o perfil profissional que emerge do currículo e dos saberes e práticas profissionais do currículo. No caminho seguido optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social e como técnicas: fonte documental, questionário, entrevista, análise de conteúdo. Os questionários e as entrevistas foram respondidos por 18 participantes, sendo oito professores e 10 estudantes de uma universidade pública do interior paulista. Entre os resultados identificou-se: (a) os saberes docentes perpassam a formação em questão, com o predomínio do saber disciplinar em relação ao saber experiêncial e demais saberes, dando margem, ainda, para um currículo disciplinar apesar do esforço em caminhar na direção interdisciplinar; (b) as competências, por sua vez, foram entendidas como mais associadas a ação, tomada de decisão e mobilização de estratégias e conteúdos de ensino; (c) analisando o perfil profissional observou-se o delineamento de um perfil que remete à docência com destaque no seu vínculo com a escola; (d) da fala dos estudantes constatou-se uma falta de entendimento no funcionamento do Projeto Integrador que deste modo, não vem cumprindo o seu papel e objetivo; (e) quanto aos modelos de formação em alternância consideramos que há apenas nuances dos modelos, pois o contexto de formação não privilegia essas características, mas...
id UNSP_1a51784346ce3e4381fa79c402ed599e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/87403
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentesTeachers, Training ofCurriculos - AvaliaçãoProfessores - FormaçãoEducação fisica - CurrículosFormação profissionalEste estudo teve como objetivo geral analisar os saberes docentes e os modelos de alternância que emergem do Projeto Pedagógico e dos relatos dos estudantes e professores vinculados ao curso de Educação Física. Como objetivos específicos: (a) identificar o corpo de conhecimento e as práticas profissionais que fundamentam a formação do professor; (b) apontar o modelo de formação escolhido no âmbito da adequação ou reestruturação curricular e; (c) investigar o perfil profissional que emerge do currículo e dos saberes e práticas profissionais do currículo. No caminho seguido optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social e como técnicas: fonte documental, questionário, entrevista, análise de conteúdo. Os questionários e as entrevistas foram respondidos por 18 participantes, sendo oito professores e 10 estudantes de uma universidade pública do interior paulista. Entre os resultados identificou-se: (a) os saberes docentes perpassam a formação em questão, com o predomínio do saber disciplinar em relação ao saber experiêncial e demais saberes, dando margem, ainda, para um currículo disciplinar apesar do esforço em caminhar na direção interdisciplinar; (b) as competências, por sua vez, foram entendidas como mais associadas a ação, tomada de decisão e mobilização de estratégias e conteúdos de ensino; (c) analisando o perfil profissional observou-se o delineamento de um perfil que remete à docência com destaque no seu vínculo com a escola; (d) da fala dos estudantes constatou-se uma falta de entendimento no funcionamento do Projeto Integrador que deste modo, não vem cumprindo o seu papel e objetivo; (e) quanto aos modelos de formação em alternância consideramos que há apenas nuances dos modelos, pois o contexto de formação não privilegia essas características, mas...This study aimed to analyze the teaching knowledge and models of alternation that emerge from the Pedagogical Project and the stories of students and teachers linked to the Physical Education course. As specific objectives: (a) identify the body of knowledge and professional practices that support teacher training, (b) point the training model chosen within the adequacy or restructuring curriculum and (c) investigate the professional profile that emerges curriculum and the knowledge and practices of the curriculum. On the path followed was chosen qualitative research, with the social constructivism paradigm and techniques as: source documentary, questionnaire, interview, content analysis. The questionnaires and interviews were completed by 18 participants, eight teachers and 10 students at a public university in São Paulo. Among the findings were identified: (a) the faculty knowledge underlie the formation in question, with the dominance of disciplinary knowledge in relation to knowledge and experiential knowledge too, giving rise also to a disciplinary curriculum despite the effort to move toward interdisciplinary, (b) skills, in turn, were seen as more associated with the action, decision making and mobilization strategies and teaching contents, (c) analyzing the professional profile observed the outline of a profile that refers to teaching with emphasis on its relationship with the school, (d) the speech of students evidenced a lack of understanding on the operation of the Project Integrator that thus is not fulfilling its role and purpose, (e) regarding training models alternating consider that there are only nuances of the models because the training context does not favor those characteristics, but students claim more time to practice and that the stage could begin sooner. In conclusion we consider that configures... (Complete abstract click electronic access below)Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]2014-06-11T19:22:51Z2014-06-11T19:22:51Z2012-09-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis294 f. : il.application/pdfSOUZA, Esther Vieira Brum de. A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes. 2012. 294 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/87403000709134souza_evb_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-10T06:17:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/87403Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:55:42.479170Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
title A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
spellingShingle A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
Teachers, Training of
Curriculos - Avaliação
Professores - Formação
Educação fisica - Currículos
Formação profissional
title_short A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
title_full A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
title_fullStr A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
title_full_unstemmed A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
title_sort A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes
author Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
author_facet Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Esther Vieira Brum de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Teachers, Training of
Curriculos - Avaliação
Professores - Formação
Educação fisica - Currículos
Formação profissional
topic Teachers, Training of
Curriculos - Avaliação
Professores - Formação
Educação fisica - Currículos
Formação profissional
description Este estudo teve como objetivo geral analisar os saberes docentes e os modelos de alternância que emergem do Projeto Pedagógico e dos relatos dos estudantes e professores vinculados ao curso de Educação Física. Como objetivos específicos: (a) identificar o corpo de conhecimento e as práticas profissionais que fundamentam a formação do professor; (b) apontar o modelo de formação escolhido no âmbito da adequação ou reestruturação curricular e; (c) investigar o perfil profissional que emerge do currículo e dos saberes e práticas profissionais do currículo. No caminho seguido optou-se pela pesquisa qualitativa, tendo como paradigma o construtivismo social e como técnicas: fonte documental, questionário, entrevista, análise de conteúdo. Os questionários e as entrevistas foram respondidos por 18 participantes, sendo oito professores e 10 estudantes de uma universidade pública do interior paulista. Entre os resultados identificou-se: (a) os saberes docentes perpassam a formação em questão, com o predomínio do saber disciplinar em relação ao saber experiêncial e demais saberes, dando margem, ainda, para um currículo disciplinar apesar do esforço em caminhar na direção interdisciplinar; (b) as competências, por sua vez, foram entendidas como mais associadas a ação, tomada de decisão e mobilização de estratégias e conteúdos de ensino; (c) analisando o perfil profissional observou-se o delineamento de um perfil que remete à docência com destaque no seu vínculo com a escola; (d) da fala dos estudantes constatou-se uma falta de entendimento no funcionamento do Projeto Integrador que deste modo, não vem cumprindo o seu papel e objetivo; (e) quanto aos modelos de formação em alternância consideramos que há apenas nuances dos modelos, pois o contexto de formação não privilegia essas características, mas...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-28
2014-06-11T19:22:51Z
2014-06-11T19:22:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Esther Vieira Brum de. A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes. 2012. 294 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/87403
000709134
souza_evb_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv SOUZA, Esther Vieira Brum de. A formação inicial do professor de educação física: um estudo sobre os modelos de alternância e os saberes docentes. 2012. 294 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000709134
souza_evb_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/87403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 294 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129139608125440