Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakashima, Edna Guedes [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203557
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdf
Resumo: Not available
id UNSP_1ac9a618a1c2476a26ad21316ea64056
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203557
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)Educação - Estudo e ensinoProfessores alfabetizadores - FormaçãoProfessoresFormação profissionalEducação permanenteEducation - Study and teachingNot availableEste Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Pedagogia busca analisar como os artigos publicados nos anais do ENDIPE e ANPEd, no período de 2007 a 2017, abordam os desafios do professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental na escola pública. Os objetivos específicos são: compreender o significado do papel da escola pública nos anos iniciais do ensino fundamental identificar os desafios docentes a partir dos trabalhos publicados nos anais do ENDIPE e ANPEd. Para alcançar os objetivos u tilizamos a abordagem qualitativa entendida como aquela em que o conhecimento sobre o problema pesquisado não é generalizável e quantificável, mas refere-se a sujeitos e relações singulares, contextualizadas, datadas e relacionadas a um determinado contexto real. Com o procedimento usamos a pesquisa bibliográfica tomada como possibilidade de identificar as informações e os dados contidos nos artigos selecionados, bem como verificar as relações existentes entre o que os autores escreveram de modo a analisar a sua consistência. Verificamos a existência de cinco trabalhos publicados nos anais do ENDIPE e de quatro trabalhos publicados nos anais das reuniões nacionais da ANPED que abordavam questões ligadas ao nosso objeto de pesquisa. Através da análise desses artigos, c on statamos que os desafios dos professores da escola pública nos anos iniciais focam principalmente a frustração com a formação inicial, a descontextualização da formação continuada, a infraestrutura da escola, a ausência de fundamentação teórica metodológic a, e a ausência de políticas púbicas que de fato contribuam para a qualidade do ensino propiciada na escola pública...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nakashima, Edna Guedes [UNESP]2021-03-10T12:57:32Z2021-03-10T12:57:32Z2018-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNAKASHIMA, Edna Guedes. Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017). 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019.http://hdl.handle.net/11449/203557990009180950206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T12:03:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T12:03:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
title Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
spellingShingle Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
Nakashima, Edna Guedes [UNESP]
Educação - Estudo e ensino
Professores alfabetizadores - Formação
Professores
Formação profissional
Educação permanente
Education - Study and teaching
title_short Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
title_full Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
title_fullStr Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
title_full_unstemmed Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
title_sort Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
author Nakashima, Edna Guedes [UNESP]
author_facet Nakashima, Edna Guedes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakashima, Edna Guedes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Estudo e ensino
Professores alfabetizadores - Formação
Professores
Formação profissional
Educação permanente
Education - Study and teaching
topic Educação - Estudo e ensino
Professores alfabetizadores - Formação
Professores
Formação profissional
Educação permanente
Education - Study and teaching
description Not available
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-13
2021-03-10T12:57:32Z
2021-03-10T12:57:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NAKASHIMA, Edna Guedes. Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017). 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019.
http://hdl.handle.net/11449/203557
990009180950206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdf
identifier_str_mv NAKASHIMA, Edna Guedes. Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017). 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019.
990009180950206341
url http://hdl.handle.net/11449/203557
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1810021366444851200