Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/203557 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdf |
Resumo: | Not available |
id |
UNSP_1ac9a618a1c2476a26ad21316ea64056 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/203557 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017)Educação - Estudo e ensinoProfessores alfabetizadores - FormaçãoProfessoresFormação profissionalEducação permanenteEducation - Study and teachingNot availableEste Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Pedagogia busca analisar como os artigos publicados nos anais do ENDIPE e ANPEd, no período de 2007 a 2017, abordam os desafios do professor que atua nos anos iniciais do ensino fundamental na escola pública. Os objetivos específicos são: compreender o significado do papel da escola pública nos anos iniciais do ensino fundamental identificar os desafios docentes a partir dos trabalhos publicados nos anais do ENDIPE e ANPEd. Para alcançar os objetivos u tilizamos a abordagem qualitativa entendida como aquela em que o conhecimento sobre o problema pesquisado não é generalizável e quantificável, mas refere-se a sujeitos e relações singulares, contextualizadas, datadas e relacionadas a um determinado contexto real. Com o procedimento usamos a pesquisa bibliográfica tomada como possibilidade de identificar as informações e os dados contidos nos artigos selecionados, bem como verificar as relações existentes entre o que os autores escreveram de modo a analisar a sua consistência. Verificamos a existência de cinco trabalhos publicados nos anais do ENDIPE e de quatro trabalhos publicados nos anais das reuniões nacionais da ANPED que abordavam questões ligadas ao nosso objeto de pesquisa. Através da análise desses artigos, c on statamos que os desafios dos professores da escola pública nos anos iniciais focam principalmente a frustração com a formação inicial, a descontextualização da formação continuada, a infraestrutura da escola, a ausência de fundamentação teórica metodológic a, e a ausência de políticas púbicas que de fato contribuam para a qualidade do ensino propiciada na escola pública...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nakashima, Edna Guedes [UNESP]2021-03-10T12:57:32Z2021-03-10T12:57:32Z2018-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfNAKASHIMA, Edna Guedes. Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017). 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019.http://hdl.handle.net/11449/203557990009180950206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T12:03:59Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T12:03:59Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
title |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
spellingShingle |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) Nakashima, Edna Guedes [UNESP] Educação - Estudo e ensino Professores alfabetizadores - Formação Professores Formação profissional Educação permanente Education - Study and teaching |
title_short |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
title_full |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
title_fullStr |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
title_full_unstemmed |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
title_sort |
Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017) |
author |
Nakashima, Edna Guedes [UNESP] |
author_facet |
Nakashima, Edna Guedes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Vanda Moreira Machado [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakashima, Edna Guedes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Estudo e ensino Professores alfabetizadores - Formação Professores Formação profissional Educação permanente Education - Study and teaching |
topic |
Educação - Estudo e ensino Professores alfabetizadores - Formação Professores Formação profissional Educação permanente Education - Study and teaching |
description |
Not available |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-13 2021-03-10T12:57:32Z 2021-03-10T12:57:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NAKASHIMA, Edna Guedes. Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017). 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019. http://hdl.handle.net/11449/203557 990009180950206341 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdf |
identifier_str_mv |
NAKASHIMA, Edna Guedes. Desafios do professor na atuação da Escola Pública nos anos iniciais: análise em Anais de Eventos (2007-2017). 2019. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2019. 990009180950206341 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/203557 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-08-15/000918095.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Alma reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1810021366444851200 |