Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009 http://hdl.handle.net/11449/27300 |
Resumo: | Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas. |
id |
UNSP_1b0ad2760b184498a93adb3d39b90f19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/27300 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990Curricular policy in the State of São Paulo in the eighties and ninetiesESCOLA PÚBLICAQUALIDADE DE ENSINOSÃO PAULOCURRÍCULOSPUBLIC SCHOOLSTEACHING QUALITYSÃO PAULOCURRICULUMEste texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.Study on the curricular policy for the first grades of elementary school implemented in the State of São Paulo in the eighties and nineties. It examines the prescribed curriculum by comparing it to the practical contexts of curricular development. The research reveals that the curricular policy of that period was very much connected with academic production on education. It further emphasizes continuity in the policy of producting curricular orientation materials in the last 20 years, in order to advertise and make hegemonic an innovative pedagogical thought. It was also verified that these materials circulated in many different ways within the education system and were selectively appropriated by the teachers who particularly adopted the practical indications.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article203-221application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2730010.1590/S0100-15742006000100009S0100-15742006000100009S0100-15742006000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:33:46.727665Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 Curricular policy in the State of São Paulo in the eighties and nineties |
title |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 |
spellingShingle |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 Souza, Rosa Fátima de [UNESP] ESCOLA PÚBLICA QUALIDADE DE ENSINO SÃO PAULO CURRÍCULOS PUBLIC SCHOOLS TEACHING QUALITY SÃO PAULO CURRICULUM |
title_short |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 |
title_full |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 |
title_fullStr |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 |
title_full_unstemmed |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 |
title_sort |
Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990 |
author |
Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Rosa Fátima de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ESCOLA PÚBLICA QUALIDADE DE ENSINO SÃO PAULO CURRÍCULOS PUBLIC SCHOOLS TEACHING QUALITY SÃO PAULO CURRICULUM |
topic |
ESCOLA PÚBLICA QUALIDADE DE ENSINO SÃO PAULO CURRÍCULOS PUBLIC SCHOOLS TEACHING QUALITY SÃO PAULO CURRICULUM |
description |
Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-04-01 2014-05-20T15:09:37Z 2014-05-20T15:09:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009 Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006. 0100-1574 http://hdl.handle.net/11449/27300 10.1590/S0100-15742006000100009 S0100-15742006000100009 S0100-15742006000100009.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009 http://hdl.handle.net/11449/27300 |
identifier_str_mv |
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006. 0100-1574 10.1590/S0100-15742006000100009 S0100-15742006000100009 S0100-15742006000100009.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa 0,183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
203-221 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129220319117312 |