Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009
http://hdl.handle.net/11449/27300
Resumo: Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.
id UNSP_1b0ad2760b184498a93adb3d39b90f19
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/27300
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990Curricular policy in the State of São Paulo in the eighties and ninetiesESCOLA PÚBLICAQUALIDADE DE ENSINOSÃO PAULOCURRÍCULOSPUBLIC SCHOOLSTEACHING QUALITYSÃO PAULOCURRICULUMEste texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.Study on the curricular policy for the first grades of elementary school implemented in the State of São Paulo in the eighties and nineties. It examines the prescribed curriculum by comparing it to the practical contexts of curricular development. The research reveals that the curricular policy of that period was very much connected with academic production on education. It further emphasizes continuity in the policy of producting curricular orientation materials in the last 20 years, in order to advertise and make hegemonic an innovative pedagogical thought. It was also verified that these materials circulated in many different ways within the education system and were selectively appropriated by the teachers who particularly adopted the practical indications.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras Departamento de Ciências da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarFundação Carlos ChagasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2014-05-20T15:09:37Z2014-05-20T15:09:37Z2006-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article203-221application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006.0100-1574http://hdl.handle.net/11449/2730010.1590/S0100-15742006000100009S0100-15742006000100009S0100-15742006000100009.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos de Pesquisa0,183info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/27300Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:33:46.727665Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
Curricular policy in the State of São Paulo in the eighties and nineties
title Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
spellingShingle Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
ESCOLA PÚBLICA
QUALIDADE DE ENSINO
SÃO PAULO
CURRÍCULOS
PUBLIC SCHOOLS
TEACHING QUALITY
SÃO PAULO
CURRICULUM
title_short Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
title_full Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
title_fullStr Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
title_full_unstemmed Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
title_sort Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990
author Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author_facet Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ESCOLA PÚBLICA
QUALIDADE DE ENSINO
SÃO PAULO
CURRÍCULOS
PUBLIC SCHOOLS
TEACHING QUALITY
SÃO PAULO
CURRICULUM
topic ESCOLA PÚBLICA
QUALIDADE DE ENSINO
SÃO PAULO
CURRÍCULOS
PUBLIC SCHOOLS
TEACHING QUALITY
SÃO PAULO
CURRICULUM
description Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
2014-05-20T15:09:37Z
2014-05-20T15:09:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009
Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006.
0100-1574
http://hdl.handle.net/11449/27300
10.1590/S0100-15742006000100009
S0100-15742006000100009
S0100-15742006000100009.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000100009
http://hdl.handle.net/11449/27300
identifier_str_mv Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, v. 36, n. 127, p. 203-221, 2006.
0100-1574
10.1590/S0100-15742006000100009
S0100-15742006000100009
S0100-15742006000100009.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cadernos de Pesquisa
0,183
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 203-221
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129220319117312