Duolingo no ensino-aprendizagem de inglês com foco no vocabulário: potencialidades e limitações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155983 |
Resumo: | O propósito de aprender Inglês como Língua Estrangeira não se limita a seu caráter instrutivo de conteúdo escolar, mas principalmente de conhecimento necessário para a inserção e interação com o mundo, de modo a conhecer e refletir sobre contextos da realidade no mundo globalizado e pós-moderno. Nesse cenário, a tecnologia tem ampliado significativamente as formas de interação, conferindo instantaneidade e rapidez ao acesso às informações, difundindo conhecimento e, dessa forma, nosso interesse foi refletir de maneira geral sobre a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e, de modo particular, sobre o tratamento do vocabulário no aplicativo Duolingo no ensino-aprendizagem de Inglês (LE) por aprendizes brasileiros. Procuramos identificar potencialidades e limitações do aplicativo para o desenvolvimento da competência lexical de aprendizes, inseridos ou não em contexto formal de ensino, isto é, analisando as atividades que poderiam ser exploradas por aprendizes autonomamente ou como atividades complementares por professores no contexto de sala de aula. A base teórica sobre a qual nos apoiamos para a realização desta pesquisa constitui-se de referenciais do campo da Lexicologia Aplicada ao Ensino ( LEFFA, 2000; LEWIS, 1993) e da pedagogia crítica centrada no papel do professor como teorizador da própria práxis (KUMARAVADIVELU, 1994, 2003, 2012a, 2012b). O percurso de investigação consistiu nas seguintes etapas: a) pesquisa documental sobre o tema geral da pesquisa (ensino e aprendizagem de LE) em alguns documentos oficiais (PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes curriculares / Orientações Curriculares (Língua Estrangeira) e Quadro Comum Europeu de Referência para o Ensino de Línguas); b) analisar, à luz das teorias referenciadas neste projeto, o aplicativo Duolingo refletindo sobre suas potencialidades e limitações no ensino e aprendizagem de Inglês-LE, de modo a explorar conteúdos voltados para o aprimoramento da competência lexical. De caráter qualitativo e natureza teórico-bibliográfica, a metodologia para a presente pesquisa desenvolveu-se a partir da revisão bibliográfica da literatura que trata do ensino-aprendizagem de LE por meio da reflexão mediante um viés interpretativo sobre percepções e valores relacionados ao tema central da pesquisa: o vocabulário no ensino-aprendizagem de Inglês-LE. No tocante aos resultados atingidos, destacamos como potencialidades: a organização das atividades por campos semânticos, a ludicidade e a repetição de exercícios para fixação dos conteúdos; entre as limitações, destacamos: interface infantilizada, repertório limitado de vocabulário e predominância do método gramática-tradução. Acreditamos que este estudo possa ser relevante para mapear os recursos e as limitações do aplicativo Duolingo, contribuindo, assim, para situar aprendizes e professores quanto às potencialidades ou não dessa ferramenta digital no campo do ensino e aprendizagem de Inglês LE. |
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Duolingo no ensino-aprendizagem de inglês com foco no vocabulário: potencialidades e limitaçõesDuolingo in english teaching-learning with vocabulary focus: potentialities and limitationsDuolingoVocabulárioInglêsVocabularyEnglishO propósito de aprender Inglês como Língua Estrangeira não se limita a seu caráter instrutivo de conteúdo escolar, mas principalmente de conhecimento necessário para a inserção e interação com o mundo, de modo a conhecer e refletir sobre contextos da realidade no mundo globalizado e pós-moderno. Nesse cenário, a tecnologia tem ampliado significativamente as formas de interação, conferindo instantaneidade e rapidez ao acesso às informações, difundindo conhecimento e, dessa forma, nosso interesse foi refletir de maneira geral sobre a tecnologia no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras e, de modo particular, sobre o tratamento do vocabulário no aplicativo Duolingo no ensino-aprendizagem de Inglês (LE) por aprendizes brasileiros. Procuramos identificar potencialidades e limitações do aplicativo para o desenvolvimento da competência lexical de aprendizes, inseridos ou não em contexto formal de ensino, isto é, analisando as atividades que poderiam ser exploradas por aprendizes autonomamente ou como atividades complementares por professores no contexto de sala de aula. A base teórica sobre a qual nos apoiamos para a realização desta pesquisa constitui-se de referenciais do campo da Lexicologia Aplicada ao Ensino ( LEFFA, 2000; LEWIS, 1993) e da pedagogia crítica centrada no papel do professor como teorizador da própria práxis (KUMARAVADIVELU, 1994, 2003, 2012a, 2012b). O percurso de investigação consistiu nas seguintes etapas: a) pesquisa documental sobre o tema geral da pesquisa (ensino e aprendizagem de LE) em alguns documentos oficiais (PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes curriculares / Orientações Curriculares (Língua Estrangeira) e Quadro Comum Europeu de Referência para o Ensino de Línguas); b) analisar, à luz das teorias referenciadas neste projeto, o aplicativo Duolingo refletindo sobre suas potencialidades e limitações no ensino e aprendizagem de Inglês-LE, de modo a explorar conteúdos voltados para o aprimoramento da competência lexical. De caráter qualitativo e natureza teórico-bibliográfica, a metodologia para a presente pesquisa desenvolveu-se a partir da revisão bibliográfica da literatura que trata do ensino-aprendizagem de LE por meio da reflexão mediante um viés interpretativo sobre percepções e valores relacionados ao tema central da pesquisa: o vocabulário no ensino-aprendizagem de Inglês-LE. No tocante aos resultados atingidos, destacamos como potencialidades: a organização das atividades por campos semânticos, a ludicidade e a repetição de exercícios para fixação dos conteúdos; entre as limitações, destacamos: interface infantilizada, repertório limitado de vocabulário e predominância do método gramática-tradução. Acreditamos que este estudo possa ser relevante para mapear os recursos e as limitações do aplicativo Duolingo, contribuindo, assim, para situar aprendizes e professores quanto às potencialidades ou não dessa ferramenta digital no campo do ensino e aprendizagem de Inglês LE.The purpose of learning English as a Foreign Language is not limited to its formal character into school content, but mainly by needs of knowledge for the insertion and interaction with the world, so as to know and reflect about real contexts into the globalized and postmodern world. In this scenario, technology has significantly expanded the forms of interaction, giving immediate and rapid access to information, spreading knowledge and, therefore, we are interested about reflecting generally, in the teaching and learning technology of foreign languages specially about Duolingo app during the teaching-learning process of English (LE). We tried to identify the potentials and limitations of the app during the learners lexical competence development, whether or not they are inserted in a formal teaching context, by, analyzing activities that could be explored by learners autonomously or as complementary activities by teachers into the classroom context. The theoretical basis on which we support this research consists in applied lexicology references (LEFFA, 2000, LEWIS, 1993) and critical pedagogy centered on the role of teacher as a theorist of own praxis (KUMARAVADIVELU, 1994, 2003, 2012a, 2012b). Among the objectives of this research are: a) to undertake documentary research on the general theme of research (teaching and learning LE) in some official documents (PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes curriculares / Orientações Curriculares (Língua Estrangeira) e Quadro Comum Europeu de Referência para o Ensino de Línguas ; b) analyze, at the light of the theories referenced in this project, the Duolingo app reflecting on its potentialities and limitations in teaching and learning English-LE, in order to explore content aimed at improving lexical competence.The qualitative and theoretical-bibliographic nature of the present research was developed from a bibliographical review in the literature that deals with LE teaching and learning through reflection in an interpretative bias about perceptions and values related to the central theme of the research: the vocabulary in teaching-learning English-LE. Regarding the achieved results, we highlight as potentialities: the organization of activities by semantic fields, the playfulness and repetition of exercises in order to fix the contents; among the limitations, we highlight: infantilized interface, limited range of vocabulary and predominance of the grammartranslation method. We believe that this study may be relevant to map the resources and limitations of the Duolingo app, thus helping situate apprentices and teachers regarding the potentialities of this digital tool into the teaching and learning area.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Roque, Araguaia Solange de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Honorato, Andanei Aparecida2018-09-13T13:03:11Z2018-09-13T13:03:11Z2018-08-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15598300090774933004153078P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:18:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155983Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:07:31.018806Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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