O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Samuel de Carvalho
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Kássio Roberto Brito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: LínguaTec
Texto Completo: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462
Resumo: Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina.
id IFRS-3_fc8815edc3a137d13602b5f2d10ed860
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3462
network_acronym_str IFRS-3
network_name_str LínguaTec
repository_id_str
spelling O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integradoEnsino. Inglês. Duolingo.Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/346210.35819/linguatec.v4.n1.a3462LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462/2267Copyright (c) 2019 Samuel de Carvalho Lima, Kássio Roberto Brito Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Samuel de CarvalhoSoares, Kássio Roberto Brito2020-07-13T13:01:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3462Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:58LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
title O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
spellingShingle O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
Lima, Samuel de Carvalho
Ensino. Inglês. Duolingo.
title_short O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
title_full O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
title_fullStr O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
title_full_unstemmed O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
title_sort O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
author Lima, Samuel de Carvalho
author_facet Lima, Samuel de Carvalho
Soares, Kássio Roberto Brito
author_role author
author2 Soares, Kássio Roberto Brito
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Samuel de Carvalho
Soares, Kássio Roberto Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino. Inglês. Duolingo.
topic Ensino. Inglês. Duolingo.
description Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462
10.35819/linguatec.v4.n1.a3462
url https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462
identifier_str_mv 10.35819/linguatec.v4.n1.a3462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462/2267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Samuel de Carvalho Lima, Kássio Roberto Brito Soares
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Samuel de Carvalho Lima, Kássio Roberto Brito Soares
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
dc.source.none.fl_str_mv LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)
2525-3425
reponame:LínguaTec
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str LínguaTec
collection LínguaTec
repository.name.fl_str_mv LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ||linguatec@ifrs.edu.br
_version_ 1809210010331250688