O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | LínguaTec |
Texto Completo: | https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina. |
id |
IFRS-3_fc8815edc3a137d13602b5f2d10ed860 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3462 |
network_acronym_str |
IFRS-3 |
network_name_str |
LínguaTec |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integradoEnsino. Inglês. Duolingo.Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/346210.35819/linguatec.v4.n1.a3462LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019)2525-3425reponame:LínguaTecinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRSporhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462/2267Copyright (c) 2019 Samuel de Carvalho Lima, Kássio Roberto Brito Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Samuel de CarvalhoSoares, Kássio Roberto Brito2020-07-13T13:01:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3462Revistahttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/indexONGhttps://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/oai||linguatec@ifrs.edu.br2525-34252525-3425opendoar:2020-07-13T13:01:58LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
title |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
spellingShingle |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado Lima, Samuel de Carvalho Ensino. Inglês. Duolingo. |
title_short |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
title_full |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
title_fullStr |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
title_full_unstemmed |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
title_sort |
O uso do Duolingo no ensino de língua inglesa em curso técnico de nível médio integrado |
author |
Lima, Samuel de Carvalho |
author_facet |
Lima, Samuel de Carvalho Soares, Kássio Roberto Brito |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Kássio Roberto Brito |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Samuel de Carvalho Soares, Kássio Roberto Brito |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Inglês. Duolingo. |
topic |
Ensino. Inglês. Duolingo. |
description |
Neste trabalho, apresentamos a narrativa de ensino com o uso do aplicativo Duolingo em aulas de língua inglesa em uma turma de 4o ano do Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Ipanguaçu. Fundamentados nas concepções do m-learning, nossa intervenção pedagógica foi realizada em 7 encontros presenciais no ano de 2017, totalizando 12h/a. Nossa experiência contou com a participação de 31 alunos com idades entre 17 e 19 anos e integrou o uso de smartphones e os componentes curriculares previstos no Projeto Pedagógico de Curso (PPC). O êxito da nossa experiência se reflete no interesse imediato dos alunos pela possibilidade de aprender inglês utilizando um aplicativo que se assemelha a um jogo, o que pode ser corroborado pelas anotações no diário reflexivo feitas pelo professor. Concluímos que o Duolingo pode se configurar uma ferramenta de suporte ao ensino de gramática e vocabulário em língua inglesa, quando em seu uso estiver previsto o planejamento que considere os interesses dos alunos e os objetivos da disciplina. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares, Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462 10.35819/linguatec.v4.n1.a3462 |
url |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462 |
identifier_str_mv |
10.35819/linguatec.v4.n1.a3462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/LinguaTec/article/view/3462/2267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Samuel de Carvalho Lima, Kássio Roberto Brito Soares info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Samuel de Carvalho Lima, Kássio Roberto Brito Soares |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
LínguaTec; v. 4 n. 1 (2019) 2525-3425 reponame:LínguaTec instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) instacron:IFRS |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
instacron_str |
IFRS |
institution |
IFRS |
reponame_str |
LínguaTec |
collection |
LínguaTec |
repository.name.fl_str_mv |
LínguaTec - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||linguatec@ifrs.edu.br |
_version_ |
1809210010331250688 |