Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Milena, Ana Paula Mateucci [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/156152
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891008.pdf
Resumo: Integrated into the Project Elaboration of Ourinhos Municipal School Atlas and Teacher Tutors Education: Proposals for the locality study this research worked with the paradigm of Cartographic Visualization explaining about the possibilities of inclusion of new forms of interactivity in the maps, as well as its application, during the teaching and learning of Geography, also associated to the fact that students that are in school today are users of computers an internet, which could bring them even closer to the proposed content. Therefore, during the research the possibilities of interactivity in Google Earth were worked on, its use in the classroom and the information it can provide to the preparation of a digital version of Ourinhos Municipal School Atlas. Through activities carried out in the program and subsequent evaluations was possible to analyze the difficulties and facilities of students, taking into conclusion then that the interactive activities arouse their interest for the contents and it is put to good use, constituting an effective manner and a potential for teaching, mainly cartography
id UNSP_1b94db6f461492f5d99392227d563c32
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/156152
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digitalCartografiaMapasGeografia - Estudo e ensinoOurinhos (SP) - AtlasIntegrated into the Project Elaboration of Ourinhos Municipal School Atlas and Teacher Tutors Education: Proposals for the locality study this research worked with the paradigm of Cartographic Visualization explaining about the possibilities of inclusion of new forms of interactivity in the maps, as well as its application, during the teaching and learning of Geography, also associated to the fact that students that are in school today are users of computers an internet, which could bring them even closer to the proposed content. Therefore, during the research the possibilities of interactivity in Google Earth were worked on, its use in the classroom and the information it can provide to the preparation of a digital version of Ourinhos Municipal School Atlas. Through activities carried out in the program and subsequent evaluations was possible to analyze the difficulties and facilities of students, taking into conclusion then that the interactive activities arouse their interest for the contents and it is put to good use, constituting an effective manner and a potential for teaching, mainly cartographyIntegrado ao Projeto Elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos e Formação de Professores Tutores: propostas para o estudo da localidade esta pesquisa trabalhou com o paradigma da Visualização Cartográfica explicitando sobre as possibilidades da inserção de novas formas de interatividade nos mapas, bem como sua aplicação, durante o ensino-aprendizagem da Geografia em sala de aula. Nesta concepção, mostra-se importante o estudo dos conceitos-chave da Visualização Cartográfica e das novas Tecnologias da Informação e Comunicação como uma nova forma de ensino e aprendizagem da Geografia, alia-se também ao fato de que os alunos presentes hoje na escola são usuários do computador e da internet, o que pode aproximá-los ainda mais do conteúdo proposto. Assim, no decorrer da pesquisa foram trabalhadas as possibilidades de interatividade presentes no Google Earth, seu aproveitamento em sala de aula e as informações que isso pode fornecer à elaboração do Atlas Municipal Escolar de Ourinhos em versão digital. Através de atividades desenvolvidas no programa e avaliações posteriores foi possível analisar as dificuldades e as facilidades dos alunos, concluindo então que as atividades interativas despertam seu interesse aos conteúdos e são muito bem aproveitadas, constituindo uma forma eficiente e potencial para o ensino, principalmente da cartografiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Milena, Ana Paula Mateucci [UNESP]2018-09-19T17:26:04Z2018-09-19T17:26:04Z2014-01-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis75 f.application/pdfMILENA, Ana Paula Mateucci. Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.http://hdl.handle.net/11449/156152000891008http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891008.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-26T20:26:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/156152Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:00:27.734682Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
title Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
spellingShingle Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
Milena, Ana Paula Mateucci [UNESP]
Cartografia
Mapas
Geografia - Estudo e ensino
Ourinhos (SP) - Atlas
title_short Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
title_full Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
title_fullStr Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
title_full_unstemmed Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
title_sort Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital
author Milena, Ana Paula Mateucci [UNESP]
author_facet Milena, Ana Paula Mateucci [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zacharias, Andréa Aparecida [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Milena, Ana Paula Mateucci [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia
Mapas
Geografia - Estudo e ensino
Ourinhos (SP) - Atlas
topic Cartografia
Mapas
Geografia - Estudo e ensino
Ourinhos (SP) - Atlas
description Integrated into the Project Elaboration of Ourinhos Municipal School Atlas and Teacher Tutors Education: Proposals for the locality study this research worked with the paradigm of Cartographic Visualization explaining about the possibilities of inclusion of new forms of interactivity in the maps, as well as its application, during the teaching and learning of Geography, also associated to the fact that students that are in school today are users of computers an internet, which could bring them even closer to the proposed content. Therefore, during the research the possibilities of interactivity in Google Earth were worked on, its use in the classroom and the information it can provide to the preparation of a digital version of Ourinhos Municipal School Atlas. Through activities carried out in the program and subsequent evaluations was possible to analyze the difficulties and facilities of students, taking into conclusion then that the interactive activities arouse their interest for the contents and it is put to good use, constituting an effective manner and a potential for teaching, mainly cartography
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-29
2018-09-19T17:26:04Z
2018-09-19T17:26:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MILENA, Ana Paula Mateucci. Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
http://hdl.handle.net/11449/156152
000891008
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891008.pdf
identifier_str_mv MILENA, Ana Paula Mateucci. Google Earth em sala de aula: contribuições da interatividade ao atlas mundial escolar de Ourinhos em versão digital. 2014. 75 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Câmpus Experimental de Ourinhos, 2014.
000891008
url http://hdl.handle.net/11449/156152
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-11-06/000891008.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128593543299072