Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Larissa da Silva Ferreira [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/120705
Resumo: This work aims at identifying, in literature and in the design of some elementary school teachers I, (s) concept (s) of school failure. This investigation was made from literature review, also had a period of data collection, which occurred through questionnaires sent to teachers in state schools. The first part of this work is aimed to study the literature on school failure. Looking up this part to understand the different concepts that underlie the subject. From this the questionnaires were organized by teachers of a school State elementary school in a city in the state of São Paulo, seeking to uncover the concepts they had on the subject. Subsequently the questionnaires was made comparing the data obtained from the literature. With the results of the questionnaires, we found that many historical perspectives remain in the design of teachers, especially those perspectives that relate to individual causes school failure and family. To counteract the data found with signs placed in the literature it can be stated that the teachers surveyed did not recognize the theory of social and cultural reproduction, as in this research as a source of explanation of school failure. Note that all the teachers who participated in the study said they believe experiences of failure can be overcome
id UNSP_1bf244ab3a921373e42f3a40453d75ce
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/120705
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamentalEducação baseada na competênciaDificuldades no EnsinoFracasso escolarProfessores de ensino de primeiro grau - FormaçãoEnsino fundamentalCompetency based educationThis work aims at identifying, in literature and in the design of some elementary school teachers I, (s) concept (s) of school failure. This investigation was made from literature review, also had a period of data collection, which occurred through questionnaires sent to teachers in state schools. The first part of this work is aimed to study the literature on school failure. Looking up this part to understand the different concepts that underlie the subject. From this the questionnaires were organized by teachers of a school State elementary school in a city in the state of São Paulo, seeking to uncover the concepts they had on the subject. Subsequently the questionnaires was made comparing the data obtained from the literature. With the results of the questionnaires, we found that many historical perspectives remain in the design of teachers, especially those perspectives that relate to individual causes school failure and family. To counteract the data found with signs placed in the literature it can be stated that the teachers surveyed did not recognize the theory of social and cultural reproduction, as in this research as a source of explanation of school failure. Note that all the teachers who participated in the study said they believe experiences of failure can be overcomeEste trabalho tem como objetivo principal identificar, na literatura e na concepção de alguns professores do Ensino Fundamental I, o(s) conceito(s) de fracasso escolar. Essa investigação foi feita a partir de revisões bibliográficas, também contou com um período de coleta de dados, o qual ocorreu por meio de questionários junto aos professores da rede estadual de ensino. A primeira parte desse trabalho está destinada ao estudo da literatura sobre o fracasso escolar. Procura-se nessa parte entender os diferentes conceitos que perpassam o tema. A partir disso foram organizados os questionários respondidos por professoras de uma escola Estadual de Ensino Fundamental I de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, buscando desvelar os conceitos que elas tinham sobre o assunto. Posteriormente aos questionários, foi feita a confrontação dos dados obtidos com a literatura. Com os resultados dos questionários foi possível identificar que muitas perspectivas históricas ainda permanecem na concepção dos professores, principalmente as perspectivas que relacionam o fracasso escolar às causas individuais e familiares. Ao contrapor os dados encontrados com as indicações postas na literatura pode-se afirmar que as professoras pesquisadas não reconheceram a teoria da reprodução cultural ou social, tão presente em pesquisas, como uma fonte de explicação ao fracasso escolar. Vale destacar que todas as professoras que participaram do estudo disseram acreditar que experiências de fracasso podem ser superadasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Larissa da Silva Ferreira [UNESP]2015-03-23T15:27:47Z2015-03-23T15:27:47Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfRAMOS, Larissa da Silva Ferreira. Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.http://hdl.handle.net/11449/120705000727767000727767.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/120705Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-23T14:26:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
title Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
spellingShingle Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
Ramos, Larissa da Silva Ferreira [UNESP]
Educação baseada na competência
Dificuldades no Ensino
Fracasso escolar
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ensino fundamental
Competency based education
title_short Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
title_full Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
title_fullStr Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
title_full_unstemmed Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
title_sort Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental
author Ramos, Larissa da Silva Ferreira [UNESP]
author_facet Ramos, Larissa da Silva Ferreira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Giraldi, Luciana Ponce Bellido [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Larissa da Silva Ferreira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação baseada na competência
Dificuldades no Ensino
Fracasso escolar
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ensino fundamental
Competency based education
topic Educação baseada na competência
Dificuldades no Ensino
Fracasso escolar
Professores de ensino de primeiro grau - Formação
Ensino fundamental
Competency based education
description This work aims at identifying, in literature and in the design of some elementary school teachers I, (s) concept (s) of school failure. This investigation was made from literature review, also had a period of data collection, which occurred through questionnaires sent to teachers in state schools. The first part of this work is aimed to study the literature on school failure. Looking up this part to understand the different concepts that underlie the subject. From this the questionnaires were organized by teachers of a school State elementary school in a city in the state of São Paulo, seeking to uncover the concepts they had on the subject. Subsequently the questionnaires was made comparing the data obtained from the literature. With the results of the questionnaires, we found that many historical perspectives remain in the design of teachers, especially those perspectives that relate to individual causes school failure and family. To counteract the data found with signs placed in the literature it can be stated that the teachers surveyed did not recognize the theory of social and cultural reproduction, as in this research as a source of explanation of school failure. Note that all the teachers who participated in the study said they believe experiences of failure can be overcome
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:27:47Z
2015-03-23T15:27:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RAMOS, Larissa da Silva Ferreira. Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/120705
000727767
000727767.pdf
identifier_str_mv RAMOS, Larissa da Silva Ferreira. Alguns conceitos teóricos sobre o fracasso escolar e a percepção de professores de uma escola de ensino fundamental. 2013. . Trabalho de Conclusão de Curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2013.
000727767
000727767.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/120705
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649597974773760