Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Mônica Regina Vieira [UNESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/257243
http://lattes.cnpq.br/2703601058109307
https://orcid.org/0000-0003-3177-0123
Resumo: A fragmentação crescente das áreas do conhecimento e a necessidade de abordagens críticas, criativas e reflexivas no Ensino de Ciências e na formação de professores destacam a importância da interdisciplinaridade. Arte e Ciência são intrínsecas a todas as culturas, desenvolvendo-se pela imaginação, criatividade e o complexo cérebro humano. Apesar das diferenças, são complementares. Portanto, o presente estudo parte da seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e potencialidades de um minicurso pautado no ensino para a criatividade, a partir da relação entre Artes Visuais e Química, no que se refere à formação de professores? Para isso, o objetivo geral do estudo é investigar as contribuições que o contexto interdisciplinar pode proporcionar à formação inicial de professores de Química e Artes Visuais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade. Já os objetivos específicos visam superar algumas visões alternativas sobre o campo do conhecimento das Artes Visuais e das Ciências da Natureza, além de possibilitar que alunos de diferentes cursos experienciem a interdisciplinaridade em suas formações. Para isso, essa pesquisa desenvolveu um minicurso com 28 alunos dos cursos de Licenciatura em Química e em Artes Visuais de uma Universidade pública do estado de São Paulo. O mesmo foi desenvolvido de forma remota, durante o período da pandemia, e teve uma carga horária total de 14 horas, distribuída em seis encontros. A proposta do minicurso foi, entre outros aspectos, que os alunos, em grupos mistos, criassem uma obra que abordasse de maneira visual e artística uma temática da Química, de maneira que a interpretação do produto abrangesse não só perspectivas da Ciência, mas também da Arte e da Filosofia. Os dados foram coletados por meio das gravações dos encontros, questionário, autoavaliação, notas de campo e das atividades apresentadas ao final do minicurso. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin e da análise descritiva interpretativa. Os resultados apontam para diversas contribuições e potencialidades dessa abordagem, que inclui desde o aprimoramento de concepções e novas perspectivas, ampliar as reflexões e possibilidades de ensino, a possibilidade de experienciar a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo, até melhor desenvolver a criatividade. A partir dessa pesquisa, é possível afirmar que a interdisciplinaridade, Arte e Ciência, somada a uma proposta de ensino para a criatividade são capazes de aprimorar o Ensino, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que os estudantes são desafiados a fazer conexões de saberes, promovendo um pensamento complexo e mais humano, a encontrar equilíbrio com o conhecimento de outra área, superando certas visões alternativas sobre a mesma, a se colocarem numa posição ativa de construção do conhecimento e de criar e materializar uma ideia em conjunto.
id UNSP_1c1267769319504df3ac1922e7157caa
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/257243
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes VisuaisArt and science: contributions of teaching for creativity in the education of chemistry and visual arts teachersInterdisciplinaridadePensamento complexoArte e CiênciaCriatividadeFormação de professoresInterdisciplinarityComplex thoughtArt and scienceCreativityTeacher educationA fragmentação crescente das áreas do conhecimento e a necessidade de abordagens críticas, criativas e reflexivas no Ensino de Ciências e na formação de professores destacam a importância da interdisciplinaridade. Arte e Ciência são intrínsecas a todas as culturas, desenvolvendo-se pela imaginação, criatividade e o complexo cérebro humano. Apesar das diferenças, são complementares. Portanto, o presente estudo parte da seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e potencialidades de um minicurso pautado no ensino para a criatividade, a partir da relação entre Artes Visuais e Química, no que se refere à formação de professores? Para isso, o objetivo geral do estudo é investigar as contribuições que o contexto interdisciplinar pode proporcionar à formação inicial de professores de Química e Artes Visuais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade. Já os objetivos específicos visam superar algumas visões alternativas sobre o campo do conhecimento das Artes Visuais e das Ciências da Natureza, além de possibilitar que alunos de diferentes cursos experienciem a interdisciplinaridade em suas formações. Para isso, essa pesquisa desenvolveu um minicurso com 28 alunos dos cursos de Licenciatura em Química e em Artes Visuais de uma Universidade pública do estado de São Paulo. O mesmo foi desenvolvido de forma remota, durante o período da pandemia, e teve uma carga horária total de 14 horas, distribuída em seis encontros. A proposta do minicurso foi, entre outros aspectos, que os alunos, em grupos mistos, criassem uma obra que abordasse de maneira visual e artística uma temática da Química, de maneira que a interpretação do produto abrangesse não só perspectivas da Ciência, mas também da Arte e da Filosofia. Os dados foram coletados por meio das gravações dos encontros, questionário, autoavaliação, notas de campo e das atividades apresentadas ao final do minicurso. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin e da análise descritiva interpretativa. Os resultados apontam para diversas contribuições e potencialidades dessa abordagem, que inclui desde o aprimoramento de concepções e novas perspectivas, ampliar as reflexões e possibilidades de ensino, a possibilidade de experienciar a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo, até melhor desenvolver a criatividade. A partir dessa pesquisa, é possível afirmar que a interdisciplinaridade, Arte e Ciência, somada a uma proposta de ensino para a criatividade são capazes de aprimorar o Ensino, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que os estudantes são desafiados a fazer conexões de saberes, promovendo um pensamento complexo e mais humano, a encontrar equilíbrio com o conhecimento de outra área, superando certas visões alternativas sobre a mesma, a se colocarem numa posição ativa de construção do conhecimento e de criar e materializar uma ideia em conjunto.The increasing fragmentation of the areas of knowledge and the need for critical, creative and reflective approaches in Science Teaching and teacher education highlight the importance of interdisciplinarity. Art and Science are intrinsic to all cultures, developing through imagination, creativity and the complex human brain. Despite their differences, they are complementary. Therefore, this study is based on the following research question: what are the challenges and the potential of a short course based on teaching for creativity, from the relationship between Art and Chemistry, regarding teacher education? To this end, the main objective of the study is to investigate the contributions that the interdisciplinary context can provide to the initial education of Chemistry and Visual Arts teachers, mainly regarding the development of creativity. The specific objectives aim to overcome alternative views about Visual Arts and Natural Sciences, in addition to enabling students from different courses to experience interdisciplinarity in their education. To this end, this research developed a short course with 28 students from the Chemistry and Visual Arts Degree courses at a public university in the state of São Paulo. It was developed online, during the pandemic, and it had a total workload of 14 hours spread over six meetings. The proposal of the short course was, among other aspects, for students, in mixed groups, to create a work that visually and artistically addressed a chemistry theme, in a way that the interpretation of the product covered not only Science perspectives, but also Art and Philosophy. Data were collected through recordings of meetings, questionnaires, self-assessment, field notes and students’ presentations at the end of the short course. The data were analyzed using Bardin's Content Analysis and an interpretative descriptive analysis. The results point to several contributions and potentialities of this approach, which range from improving conceptions and new perspectives, expanding reflections and teaching possibilities, the possibility of experiencing interdisciplinarity and group work, and better developing creativity. From this research, we can conclude that interdisciplinarity, Art and Science, alongside a teaching proposal for creativity, are capable of improving Teaching, especially when it comes to teacher education, since students are challenged to make connections with different knowledge, promoting complex and more human thinking, finding balance with knowledge from another area, overcoming certain alternative views about it, placing themselves in an active position in knowledge construction, and creating and materializing an idea together.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reis, GiulianoLeite, Mônica Regina Vieira [UNESP]2024-08-30T17:44:55Z2024-08-30T17:44:55Z2024-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEITE, M. R. V. Arte e Ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais. 2024. Orientadora: Sandra Regina Teodoro Gatti. 357 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25724333004056079P0http://lattes.cnpq.br/2703601058109307https://orcid.org/0000-0003-3177-0123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-09T12:25:40Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257243Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-09T12:25:40Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
Art and science: contributions of teaching for creativity in the education of chemistry and visual arts teachers
title Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
spellingShingle Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
Leite, Mônica Regina Vieira [UNESP]
Interdisciplinaridade
Pensamento complexo
Arte e Ciência
Criatividade
Formação de professores
Interdisciplinarity
Complex thought
Art and science
Creativity
Teacher education
title_short Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
title_full Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
title_fullStr Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
title_full_unstemmed Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
title_sort Arte e ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais
author Leite, Mônica Regina Vieira [UNESP]
author_facet Leite, Mônica Regina Vieira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Reis, Giuliano
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Mônica Regina Vieira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Pensamento complexo
Arte e Ciência
Criatividade
Formação de professores
Interdisciplinarity
Complex thought
Art and science
Creativity
Teacher education
topic Interdisciplinaridade
Pensamento complexo
Arte e Ciência
Criatividade
Formação de professores
Interdisciplinarity
Complex thought
Art and science
Creativity
Teacher education
description A fragmentação crescente das áreas do conhecimento e a necessidade de abordagens críticas, criativas e reflexivas no Ensino de Ciências e na formação de professores destacam a importância da interdisciplinaridade. Arte e Ciência são intrínsecas a todas as culturas, desenvolvendo-se pela imaginação, criatividade e o complexo cérebro humano. Apesar das diferenças, são complementares. Portanto, o presente estudo parte da seguinte questão de pesquisa: quais os desafios e potencialidades de um minicurso pautado no ensino para a criatividade, a partir da relação entre Artes Visuais e Química, no que se refere à formação de professores? Para isso, o objetivo geral do estudo é investigar as contribuições que o contexto interdisciplinar pode proporcionar à formação inicial de professores de Química e Artes Visuais, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da criatividade. Já os objetivos específicos visam superar algumas visões alternativas sobre o campo do conhecimento das Artes Visuais e das Ciências da Natureza, além de possibilitar que alunos de diferentes cursos experienciem a interdisciplinaridade em suas formações. Para isso, essa pesquisa desenvolveu um minicurso com 28 alunos dos cursos de Licenciatura em Química e em Artes Visuais de uma Universidade pública do estado de São Paulo. O mesmo foi desenvolvido de forma remota, durante o período da pandemia, e teve uma carga horária total de 14 horas, distribuída em seis encontros. A proposta do minicurso foi, entre outros aspectos, que os alunos, em grupos mistos, criassem uma obra que abordasse de maneira visual e artística uma temática da Química, de maneira que a interpretação do produto abrangesse não só perspectivas da Ciência, mas também da Arte e da Filosofia. Os dados foram coletados por meio das gravações dos encontros, questionário, autoavaliação, notas de campo e das atividades apresentadas ao final do minicurso. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin e da análise descritiva interpretativa. Os resultados apontam para diversas contribuições e potencialidades dessa abordagem, que inclui desde o aprimoramento de concepções e novas perspectivas, ampliar as reflexões e possibilidades de ensino, a possibilidade de experienciar a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo, até melhor desenvolver a criatividade. A partir dessa pesquisa, é possível afirmar que a interdisciplinaridade, Arte e Ciência, somada a uma proposta de ensino para a criatividade são capazes de aprimorar o Ensino, principalmente no que se refere à formação de professores, uma vez que os estudantes são desafiados a fazer conexões de saberes, promovendo um pensamento complexo e mais humano, a encontrar equilíbrio com o conhecimento de outra área, superando certas visões alternativas sobre a mesma, a se colocarem numa posição ativa de construção do conhecimento e de criar e materializar uma ideia em conjunto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-30T17:44:55Z
2024-08-30T17:44:55Z
2024-06-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, M. R. V. Arte e Ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais. 2024. Orientadora: Sandra Regina Teodoro Gatti. 357 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/257243
33004056079P0
http://lattes.cnpq.br/2703601058109307
https://orcid.org/0000-0003-3177-0123
identifier_str_mv LEITE, M. R. V. Arte e Ciência: contribuições de um ensino para a criatividade na formação de professores de Química e Artes Visuais. 2024. Orientadora: Sandra Regina Teodoro Gatti. 357 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
33004056079P0
url https://hdl.handle.net/11449/257243
http://lattes.cnpq.br/2703601058109307
https://orcid.org/0000-0003-3177-0123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1813546540588859392