Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121465
Resumo: Os “professores eventuais” são figuras conhecidas dos alunos do sistema de ensino público do Estado de São Paulo devido à freqüência com que aparecem nas salas de aula. As aulas eventuais são atribuídas a professores chamados a substituírem os regulares, ou titulares de turmas, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. Tais aulas aparecem como uma incógnita para os profissionais que são colocados a enfrentar uma situação nova, dar aulas em tempos fragmentados, desconhecendo o desenvolvimento das atividades do professor titular, o conteúdo em andamento e as práticas comumente adotadas. Estes são profissionais, licenciados ou estudantes de graduação, que substituem os professores titulares da sala quando da ausência destes por um período inferior a quinze dias, trabalham geralmente em situação precária, seja no que diz respeito à legislação, aos horários, aos conteúdos, ou mesmo em relação a outros membros da comunidade escolar. Além disso, tomando como base os relatos presentes na bibliografia, nos depoimentos colhidos pela pesquisa e nossa experiência pessoal, percebemos que tal situação vem sendo ignorada nos meios acadêmicos e políticos, tornando-se uma chaga oculta na já defasada educação pública paulista. O presente Trabalho tem como objetivo analisar as aulas eventuais e professores e estudantes que atuam nas aulas da área de Geografia,com vistas a compreender a forma pela qual são oferecidas tais aulas e as conseqüências que podem ter na formação destes profissionais. Assim, propomos registrar os questionamentos dos profissionais que possuem algumas experiências com esta modalidade de aula. Ao fazermos isso, buscamos discutir o tema com o intuito de tornar tais experiências mais positivas uma vez que temos um levantamento preliminar com uma série de relatos extremamente contundentes envolvendo as aulas eventuais
id UNSP_1ceb05108552064a57212fff65c99392
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121465
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidadesGeografia - Estudo e ensinoFormação de professoresOs “professores eventuais” são figuras conhecidas dos alunos do sistema de ensino público do Estado de São Paulo devido à freqüência com que aparecem nas salas de aula. As aulas eventuais são atribuídas a professores chamados a substituírem os regulares, ou titulares de turmas, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. Tais aulas aparecem como uma incógnita para os profissionais que são colocados a enfrentar uma situação nova, dar aulas em tempos fragmentados, desconhecendo o desenvolvimento das atividades do professor titular, o conteúdo em andamento e as práticas comumente adotadas. Estes são profissionais, licenciados ou estudantes de graduação, que substituem os professores titulares da sala quando da ausência destes por um período inferior a quinze dias, trabalham geralmente em situação precária, seja no que diz respeito à legislação, aos horários, aos conteúdos, ou mesmo em relação a outros membros da comunidade escolar. Além disso, tomando como base os relatos presentes na bibliografia, nos depoimentos colhidos pela pesquisa e nossa experiência pessoal, percebemos que tal situação vem sendo ignorada nos meios acadêmicos e políticos, tornando-se uma chaga oculta na já defasada educação pública paulista. O presente Trabalho tem como objetivo analisar as aulas eventuais e professores e estudantes que atuam nas aulas da área de Geografia,com vistas a compreender a forma pela qual são oferecidas tais aulas e as conseqüências que podem ter na formação destes profissionais. Assim, propomos registrar os questionamentos dos profissionais que possuem algumas experiências com esta modalidade de aula. Ao fazermos isso, buscamos discutir o tema com o intuito de tornar tais experiências mais positivas uma vez que temos um levantamento preliminar com uma série de relatos extremamente contundentes envolvendo as aulas eventuaisUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pezzato, João Pedro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Thiago Tavares de [UNESP]2015-03-23T15:29:18Z2015-03-23T15:29:18Z2007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis59 f.application/pdfSOUZA, Thiago Tavares de. Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades. 2007. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.http://hdl.handle.net/11449/121465000585287souza_tt_tcc_rcla.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-02T06:05:51Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121465Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-02T06:05:51Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
title Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
spellingShingle Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
title_short Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
title_full Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
title_fullStr Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
title_sort Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades
author Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
author_facet Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pezzato, João Pedro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Thiago Tavares de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
topic Geografia - Estudo e ensino
Formação de professores
description Os “professores eventuais” são figuras conhecidas dos alunos do sistema de ensino público do Estado de São Paulo devido à freqüência com que aparecem nas salas de aula. As aulas eventuais são atribuídas a professores chamados a substituírem os regulares, ou titulares de turmas, nas escolas públicas estaduais do Estado de São Paulo. Tais aulas aparecem como uma incógnita para os profissionais que são colocados a enfrentar uma situação nova, dar aulas em tempos fragmentados, desconhecendo o desenvolvimento das atividades do professor titular, o conteúdo em andamento e as práticas comumente adotadas. Estes são profissionais, licenciados ou estudantes de graduação, que substituem os professores titulares da sala quando da ausência destes por um período inferior a quinze dias, trabalham geralmente em situação precária, seja no que diz respeito à legislação, aos horários, aos conteúdos, ou mesmo em relação a outros membros da comunidade escolar. Além disso, tomando como base os relatos presentes na bibliografia, nos depoimentos colhidos pela pesquisa e nossa experiência pessoal, percebemos que tal situação vem sendo ignorada nos meios acadêmicos e políticos, tornando-se uma chaga oculta na já defasada educação pública paulista. O presente Trabalho tem como objetivo analisar as aulas eventuais e professores e estudantes que atuam nas aulas da área de Geografia,com vistas a compreender a forma pela qual são oferecidas tais aulas e as conseqüências que podem ter na formação destes profissionais. Assim, propomos registrar os questionamentos dos profissionais que possuem algumas experiências com esta modalidade de aula. Ao fazermos isso, buscamos discutir o tema com o intuito de tornar tais experiências mais positivas uma vez que temos um levantamento preliminar com uma série de relatos extremamente contundentes envolvendo as aulas eventuais
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2015-03-23T15:29:18Z
2015-03-23T15:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUZA, Thiago Tavares de. Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades. 2007. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/121465
000585287
souza_tt_tcc_rcla.pdf
identifier_str_mv SOUZA, Thiago Tavares de. Aulas eventuais de geografia: seus professores, desafios e possibilidades. 2007. 59 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2007.
000585287
souza_tt_tcc_rcla.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/121465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 59 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649291486494720