Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo [UNESP]
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101991
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em uma amostra de quinze professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante um curso de curta duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos discursos dos docentes e de suas respostas aos questionários, suas principais necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia. Buscamos a resposta ao questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de educação continuada em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Acreditamos que, enquanto um curso de curta duração (em geral, denominado de formação continuada) contemplar resultados de pesquisa sobre educação em astronomia e outros elementos formativos, este pode fornecer subsídios para a construção de saberes docentes condutores a trajetórias formativas que lhes apontem alguns indícios de autonomia para o ensino deste tema. Para buscar a confirmação desta hipótese, exploramos os principais elementos formativos em um programa de formação docente em astronomia, utilizando uma metodologia dotada de aspectos tanto formativos quanto investigativos, a fim de repensar a formação de professores em relação ao ensino deste tema nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo, predominantemente qualitativo, fundamenta-se em um levantamento bibliográfico sobre o ensino da astronomia no Brasil e sobre a formação continuada de professores, levando-se em conta os autores da área, os documentos oficiais nacionais, e os resultados de pesquisas anteriores relatados em artigos, eventos, teses e dissertações. Apresentamos um dispositivo de análise denominado, neste trabalho, de triangulação formativa convergente...
id UNSP_1d13c78127d889b573e7c9a0df611e11
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101991
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professoresCienciaProfessores - FormaçãoAstronomia - Estudo e ensinoEnsino de ciênciasAstronomy educationAstronomy teachingScience teachingEsta pesquisa procurou investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em uma amostra de quinze professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante um curso de curta duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos discursos dos docentes e de suas respostas aos questionários, suas principais necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia. Buscamos a resposta ao questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de educação continuada em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Acreditamos que, enquanto um curso de curta duração (em geral, denominado de formação continuada) contemplar resultados de pesquisa sobre educação em astronomia e outros elementos formativos, este pode fornecer subsídios para a construção de saberes docentes condutores a trajetórias formativas que lhes apontem alguns indícios de autonomia para o ensino deste tema. Para buscar a confirmação desta hipótese, exploramos os principais elementos formativos em um programa de formação docente em astronomia, utilizando uma metodologia dotada de aspectos tanto formativos quanto investigativos, a fim de repensar a formação de professores em relação ao ensino deste tema nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo, predominantemente qualitativo, fundamenta-se em um levantamento bibliográfico sobre o ensino da astronomia no Brasil e sobre a formação continuada de professores, levando-se em conta os autores da área, os documentos oficiais nacionais, e os resultados de pesquisas anteriores relatados em artigos, eventos, teses e dissertações. Apresentamos um dispositivo de análise denominado, neste trabalho, de triangulação formativa convergente...This research aimed to investigate relevant factors to the development of formative processes in a sample of 15 elementary school teachers during an astronomy course. The research aimed to interpret, through teacher's discourse analysis and their response to questionnaires, their main claims in terms of astronomy contents and teaching methodologies necessities. We looked for answering to this main question: wich are the main formative elements that a continuing teacher's education program in astronomy must contemplate in order to provide subsidies to help elementary school teachers to reach autonomy? We believe that, while a short term course (in general, called of continuous formation) contemplates outcomes of astronomy and science education research and other formative elements, this can provide subsidies to the construction of teacher's knowledge conducting to a formative path which points them some autonomy traces to teaching this subject. Looking for to confirm this hypothesis, we explored the main formative principles in an astronomy teacher's education program, using a methodology endowed with formaive as well as investigate aspects, aiming to rethink teachers education related to the teaching of this subject in the first years of Elementary School. This research, mainly qualitative, was based on a survey about astronomy education in Brasil and on teacher's continuous education researches, taking into consideration astronomy education authors, the Brazilian National Education Parameters, and science education research outcomes present in papers, proceedings, thesis and master's dissertation. We present an analysis device named, in this research, as formative triangulation to the teacher's autonomy. Data were analyzed from video recorded tapes, taken during the course meetings, which were conducted by the researcher, which occurs in four moments: a survey of teachers' formative... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]2014-06-11T19:31:40Z2014-06-11T19:31:40Z2009-11-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis370 f.application/pdfLANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.http://hdl.handle.net/11449/101991000606033langhi_r_dr_bauru.pdf33004056079P044499477834749450000-0002-3291-5382Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-03T06:08:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101991Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-03T06:08:10Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
title Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
spellingShingle Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
Langhi, Rodolfo [UNESP]
Ciencia
Professores - Formação
Astronomia - Estudo e ensino
Ensino de ciências
Astronomy education
Astronomy teaching
Science teaching
title_short Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
title_full Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
title_fullStr Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
title_full_unstemmed Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
title_sort Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores
author Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_facet Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia
Professores - Formação
Astronomia - Estudo e ensino
Ensino de ciências
Astronomy education
Astronomy teaching
Science teaching
topic Ciencia
Professores - Formação
Astronomia - Estudo e ensino
Ensino de ciências
Astronomy education
Astronomy teaching
Science teaching
description Esta pesquisa procurou investigar fatores relevantes para o desenvolvimento de processos formativos em uma amostra de quinze professores dos anos iniciais do ensino fundamental durante um curso de curta duração em astronomia. A pesquisa pretendeu interpretar, através da análise dos discursos dos docentes e de suas respostas aos questionários, suas principais necessidades formativas em conteúdos e metodologias de ensino em astronomia. Buscamos a resposta ao questionamento central: quais são os principais elementos formativos que um programa de educação continuada em astronomia deve contemplar no sentido de fornecer subsídios para a construção da autonomia nos professores dos anos iniciais do ensino fundamental? Acreditamos que, enquanto um curso de curta duração (em geral, denominado de formação continuada) contemplar resultados de pesquisa sobre educação em astronomia e outros elementos formativos, este pode fornecer subsídios para a construção de saberes docentes condutores a trajetórias formativas que lhes apontem alguns indícios de autonomia para o ensino deste tema. Para buscar a confirmação desta hipótese, exploramos os principais elementos formativos em um programa de formação docente em astronomia, utilizando uma metodologia dotada de aspectos tanto formativos quanto investigativos, a fim de repensar a formação de professores em relação ao ensino deste tema nos anos iniciais do ensino fundamental. O estudo, predominantemente qualitativo, fundamenta-se em um levantamento bibliográfico sobre o ensino da astronomia no Brasil e sobre a formação continuada de professores, levando-se em conta os autores da área, os documentos oficiais nacionais, e os resultados de pesquisas anteriores relatados em artigos, eventos, teses e dissertações. Apresentamos um dispositivo de análise denominado, neste trabalho, de triangulação formativa convergente...
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-05
2014-06-11T19:31:40Z
2014-06-11T19:31:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
http://hdl.handle.net/11449/101991
000606033
langhi_r_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
0000-0002-3291-5382
identifier_str_mv LANGHI, Rodolfo. Astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: repensando a formação de professores. 2009. 370 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2009.
000606033
langhi_r_dr_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
0000-0002-3291-5382
url http://hdl.handle.net/11449/101991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 370 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649605080973312