A astronomia presente nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de Londrina
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8340 |
Resumo: | Resumo: Neste trabalho, investigamos os conteúdos de Astronomia que estiveram presentes nas séries iniciais (primeiro e segundo ciclos) do Ensino Fundamental de algumas Escolas Municipais de Londrina, durante o ano de 26 Os materiais de análise foram os Livros de Chamada – onde os professores registram os conteúdos ministrados em cada aula A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1991) e os documentos de análise de conteúdo (BARDIN, 21) foram os Livros de Chamada 26 – Conteúdo Os dados obtidos foram comparados com os conteúdos de Astronomia, indicados pelos documentos oficiais, utilizados pelo universo pesquisado: a Proposta Pedagógica do Município de Londrina, e Livros Didáticos utilizados pelos professores A análise dos Livros de Chamada forneceu um mapeamento sobre como anda o Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental Em termos de conteúdo revelou fatos agradavelmente inesperados, fora das perspectivas, reveladas na literatura sobre o tema, que apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de Astronomia (LANGHY, 24), levando-os a “pular” tais conteúdos Concluímos que, apesar de toda a problemática enfrentada pelos professores, quanto ao conteúdo de Astronomia (má formação, falta de material para aulas práticas, falta de boas referências, etc (PUZZO, 25; LIMA, 26)), os conteúdos ministrados vão muito além daqueles sugeridos na Proposta Pedagógica do Município de Londrina, indo, também, além dos conteúdos dos Livros Didáticos utilizados como apoio, para o preparo de suas aulas Complementando nossa pesquisa, tomamos o depoimento de uma das Assessoras Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Londrina, responsável pela elaboração da Proposta da área de Ciências, e de três professores, participantes da pesquisa, concluindo que as principais influências, entre outras, que levaram a este resultado, podem estar ligadas ao treinamento das professoras em Astronomia pela Secretaria, que por sua vez, tem tido um grande entrosamento com o Laboratório de Astrofísica e Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Londrina e também a relação do professor com o conteúdo abordado |
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A astronomia presente nas séries iniciais do ensino fundamental das escolas municipais de LondrinaAstronomiaEstudo e ensinoAstronomy - Study and teachingResumo: Neste trabalho, investigamos os conteúdos de Astronomia que estiveram presentes nas séries iniciais (primeiro e segundo ciclos) do Ensino Fundamental de algumas Escolas Municipais de Londrina, durante o ano de 26 Os materiais de análise foram os Livros de Chamada – onde os professores registram os conteúdos ministrados em cada aula A metodologia utilizada constituiu-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1991) e os documentos de análise de conteúdo (BARDIN, 21) foram os Livros de Chamada 26 – Conteúdo Os dados obtidos foram comparados com os conteúdos de Astronomia, indicados pelos documentos oficiais, utilizados pelo universo pesquisado: a Proposta Pedagógica do Município de Londrina, e Livros Didáticos utilizados pelos professores A análise dos Livros de Chamada forneceu um mapeamento sobre como anda o Ensino de Astronomia nas séries iniciais do Ensino Fundamental Em termos de conteúdo revelou fatos agradavelmente inesperados, fora das perspectivas, reveladas na literatura sobre o tema, que apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de Astronomia (LANGHY, 24), levando-os a “pular” tais conteúdos Concluímos que, apesar de toda a problemática enfrentada pelos professores, quanto ao conteúdo de Astronomia (má formação, falta de material para aulas práticas, falta de boas referências, etc (PUZZO, 25; LIMA, 26)), os conteúdos ministrados vão muito além daqueles sugeridos na Proposta Pedagógica do Município de Londrina, indo, também, além dos conteúdos dos Livros Didáticos utilizados como apoio, para o preparo de suas aulas Complementando nossa pesquisa, tomamos o depoimento de uma das Assessoras Técnico Pedagógica da Secretaria de Educação do Município de Londrina, responsável pela elaboração da Proposta da área de Ciências, e de três professores, participantes da pesquisa, concluindo que as principais influências, entre outras, que levaram a este resultado, podem estar ligadas ao treinamento das professoras em Astronomia pela Secretaria, que por sua vez, tem tido um grande entrosamento com o Laboratório de Astrofísica e Ensino de Astronomia da Universidade Estadual de Londrina e também a relação do professor com o conteúdo abordadoDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this work, we investigate the contents of Astronomy that had been gifts in the initial series (first and second cycles) of Fundamental Teaching of some Municipal Schools of Londrina, during the year of 26 The analysis materials had been the Books of Call - where the teachers register the contents given in each lesson The used methodology consisted of a qualitative research (BOGDAN and BIKLEN, 1991) and documents of content analysis (BARDIN, 21) had been the Books of Call 26 - Content The gotten data had been compared with the contents of Astronomy, indicated for official documents, used for the searched universe: the Pedagogical Proposal of the City of Londrina, and Didactic Books used by the teachers The analysis of Books of Call supplied a mapping about how it walks the teaching of Astronomy in the initial series of Fundamental Teaching In terms of content revealed facts pleasantly unexpected, out of perspective, disclosed in the literature on the subject, pointing to the existence of gaps in the formation of teachers in content of Astronomy (LANGHY, 24), leading them to "jump" such content We conclude that, despite the problematic one faced by the teachers, about the content of Astronomy (bad formation, lack of material for practical lessons, lacks of good references, etc (PUZZO, 25; LIMA, 26)), the given contents go very beyond those suggested in the Pedagogical Proposal of the City of Londrina, going, also, beyond the contents of Didactic Books used as support, for the preparation of its lessons Complementing our research, we take the deposition of one of the Pedagogical Technician Assessors of the Secretariat of Education of the City of Londrina, responsible for the elaboration of the Proposal of the area of Sciences, and three professors, participants of the research, concluding that the main influences, among others, that they had led to this result, can be on to the training of the teachers in Astronomy for the Secretariat, that in turn, has had a great intermeshing with the Laboratory of Astrophysics and Teaches of Astronomy of the State University of Londrina and the relation of the teacher with the boarded contentTrevisan, Rute Helena [Orientador]Batista, Irinéa de LourdesAfonso, Germano BrunoQueiroz, Vanessa2024-05-01T11:33:11Z2024-05-01T11:33:11Z2008.0011.07.2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8340porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:45Zoai:repositorio.uel.br:123456789/8340Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:45Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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