Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Solange Leme [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/105618
Resumo: Reconhecendo no construcionismo social o modelo que possibilita fazer ciência no campo de convivência com o objeto, deste modo contemplando fatos, atos e emoções atrelados a um tempo e contexto, este trabalho se propõe a expor a história recente da construção teórica e prática no campo da deficiência intelectual. A partir da reflexão e do diálogo com autores que tiveram esta deficiência como objeto de estudo, buscamos fazer uma ressignificação de nossas experiências junto ao curso de Psicologia, vivenciadas no ensino, supervisão de estágio e coordenação de projetos de extensão. Para a organização e comunicação do conteúdo em análise, utilizamos o procedimento de tradução memorial, não para verter essas experiências numa narrativa científico-acadêmica, mas realizar a sua transposição do passado para o presente, de maneira a serem compreendidas em lugar diferente daquele no qual tiveram origem ou foram estabelecidas. Pelo mapeamento das mudanças de sentidos e práticas a respeito da deficiência intelectual é possível vislumbrar prospectivamente os possíveis lugares sociais que as pessoas com esta condição poderão ocupar. Para a construção desta possibilidade destacamos o trabalho da arte-educação, especificamente mediante o teatro, por ter se revelado uma linguagem propícia à que tais indivíduos possam expandir experiências acerca de si mesmos e do mundo à sua volta. Igualmente importante, destacamos a mídia, mediante seus diversos meios de comunicação, por considerá-la um recurso estratégico à materialização da existência social daqueles com esse...
id UNSP_1d41b71a54ada716036b6813260646fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/105618
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoçõesIncapacidade intelectualConstrucionismo socialPsicologia socialIntellectual deficiencyTheaterReconhecendo no construcionismo social o modelo que possibilita fazer ciência no campo de convivência com o objeto, deste modo contemplando fatos, atos e emoções atrelados a um tempo e contexto, este trabalho se propõe a expor a história recente da construção teórica e prática no campo da deficiência intelectual. A partir da reflexão e do diálogo com autores que tiveram esta deficiência como objeto de estudo, buscamos fazer uma ressignificação de nossas experiências junto ao curso de Psicologia, vivenciadas no ensino, supervisão de estágio e coordenação de projetos de extensão. Para a organização e comunicação do conteúdo em análise, utilizamos o procedimento de tradução memorial, não para verter essas experiências numa narrativa científico-acadêmica, mas realizar a sua transposição do passado para o presente, de maneira a serem compreendidas em lugar diferente daquele no qual tiveram origem ou foram estabelecidas. Pelo mapeamento das mudanças de sentidos e práticas a respeito da deficiência intelectual é possível vislumbrar prospectivamente os possíveis lugares sociais que as pessoas com esta condição poderão ocupar. Para a construção desta possibilidade destacamos o trabalho da arte-educação, especificamente mediante o teatro, por ter se revelado uma linguagem propícia à que tais indivíduos possam expandir experiências acerca de si mesmos e do mundo à sua volta. Igualmente importante, destacamos a mídia, mediante seus diversos meios de comunicação, por considerá-la um recurso estratégico à materialização da existência social daqueles com esse...In recognizing the social constructionism model, that allows the conducting of science in the field in coexistence with the object of study, therefor contemplating facts, actions and emotions tied to a time and context, this paper proposes to show the recent history of theoretical and practice construction in the field of intellectual deficiency. On reflection and dialogue with authors who presented this type of deficiency in study, we seek to give a new meaning to our experiences within the psychology course, as experienced in teaching, intern supervision and coordination of extension projects. In order to organize and communicate the test material we used the memory translation procedure. This was not to shed these experiences in a scientific and academic narrative, but to enable their transposition from the past to the present, in order to be understood in a different context, rather than from those of which it originated or were established. By mapping the changes in meanings and practices regarding intellectual deficiency it is possible to prospectively identify the social places that people with this condition may occupy. For the construction of this possibility we highlight the work of art education, specifically through theater. This have proven conducive to providing a language so that such individuals can share experiences about themselves and the world around them. Equally important, we highlight the media, through its various means of communication, by considering it a strategic resource to the... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Justo, José Sterza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Solange Leme [UNESP]2014-06-11T19:35:04Z2014-06-11T19:35:04Z2012-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis120 f.application/pdfFERREIRA, Solange Leme. Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções. 2012. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.http://hdl.handle.net/11449/105618000684650ferreira_sl_dr_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T14:02:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/105618Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:53:16.087333Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
title Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
spellingShingle Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
Ferreira, Solange Leme [UNESP]
Incapacidade intelectual
Construcionismo social
Psicologia social
Intellectual deficiency
Theater
title_short Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
title_full Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
title_fullStr Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
title_full_unstemmed Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
title_sort Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções
author Ferreira, Solange Leme [UNESP]
author_facet Ferreira, Solange Leme [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Justo, José Sterza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Solange Leme [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Incapacidade intelectual
Construcionismo social
Psicologia social
Intellectual deficiency
Theater
topic Incapacidade intelectual
Construcionismo social
Psicologia social
Intellectual deficiency
Theater
description Reconhecendo no construcionismo social o modelo que possibilita fazer ciência no campo de convivência com o objeto, deste modo contemplando fatos, atos e emoções atrelados a um tempo e contexto, este trabalho se propõe a expor a história recente da construção teórica e prática no campo da deficiência intelectual. A partir da reflexão e do diálogo com autores que tiveram esta deficiência como objeto de estudo, buscamos fazer uma ressignificação de nossas experiências junto ao curso de Psicologia, vivenciadas no ensino, supervisão de estágio e coordenação de projetos de extensão. Para a organização e comunicação do conteúdo em análise, utilizamos o procedimento de tradução memorial, não para verter essas experiências numa narrativa científico-acadêmica, mas realizar a sua transposição do passado para o presente, de maneira a serem compreendidas em lugar diferente daquele no qual tiveram origem ou foram estabelecidas. Pelo mapeamento das mudanças de sentidos e práticas a respeito da deficiência intelectual é possível vislumbrar prospectivamente os possíveis lugares sociais que as pessoas com esta condição poderão ocupar. Para a construção desta possibilidade destacamos o trabalho da arte-educação, especificamente mediante o teatro, por ter se revelado uma linguagem propícia à que tais indivíduos possam expandir experiências acerca de si mesmos e do mundo à sua volta. Igualmente importante, destacamos a mídia, mediante seus diversos meios de comunicação, por considerá-la um recurso estratégico à materialização da existência social daqueles com esse...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-17
2014-06-11T19:35:04Z
2014-06-11T19:35:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Solange Leme. Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções. 2012. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/105618
000684650
ferreira_sl_dr_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv FERREIRA, Solange Leme. Experiências voltadas à reconstrução social da deficiência intelectual: memoriando fatos, atos e emoções. 2012. 120 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2012.
000684650
ferreira_sl_dr_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/105618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 120 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128995653320704