Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118906
Resumo: Pouco ou muito pouco se aborda sobre o julgamento moral nas escolas, sendo este tema, muitas vezes, ignorado ou transferido para os pais e para a sociedade, isentando a escola do compromisso de lidar com conflitos e discussões acerca do tema. No entanto, considera-se que a escola pode contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta visando observar e favorecer o desenvolvimento moral de alunos de uma escola especial. A proposta foi dividida em planejamento, desenvolvimento e análise das atividades. Para o planejamento foram realizadas observações, definidos os princípios e elaborado as atividades a serem realizadas. No desenvolvimento das atividades, visamos favorecer aspectos do desenvolvimento moral das crianças. Na análise das atividades, identificamos indicativos de alterações no comportamento de cooperação com os amigos e atendimento de regras.
id UNSP_1d93493763e23fcaa037bf2f42ebc563
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118906
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especialCiências biológicas - EnsinoEducação especialAluno com deficiência - IntegraçãoPouco ou muito pouco se aborda sobre o julgamento moral nas escolas, sendo este tema, muitas vezes, ignorado ou transferido para os pais e para a sociedade, isentando a escola do compromisso de lidar com conflitos e discussões acerca do tema. No entanto, considera-se que a escola pode contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta visando observar e favorecer o desenvolvimento moral de alunos de uma escola especial. A proposta foi dividida em planejamento, desenvolvimento e análise das atividades. Para o planejamento foram realizadas observações, definidos os princípios e elaborado as atividades a serem realizadas. No desenvolvimento das atividades, visamos favorecer aspectos do desenvolvimento moral das crianças. Na análise das atividades, identificamos indicativos de alterações no comportamento de cooperação com os amigos e atendimento de regras.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]2015-03-23T15:13:59Z2015-03-23T15:13:59Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDOMINGUES, Eduardo Gabriel. Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118906000607486domingues_eg_tcc_bot.pdf2431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:11:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:50:34.047859Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
title Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
spellingShingle Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]
Ciências biológicas - Ensino
Educação especial
Aluno com deficiência - Integração
title_short Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
title_full Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
title_fullStr Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
title_full_unstemmed Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
title_sort Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
author Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]
author_facet Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências biológicas - Ensino
Educação especial
Aluno com deficiência - Integração
topic Ciências biológicas - Ensino
Educação especial
Aluno com deficiência - Integração
description Pouco ou muito pouco se aborda sobre o julgamento moral nas escolas, sendo este tema, muitas vezes, ignorado ou transferido para os pais e para a sociedade, isentando a escola do compromisso de lidar com conflitos e discussões acerca do tema. No entanto, considera-se que a escola pode contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta visando observar e favorecer o desenvolvimento moral de alunos de uma escola especial. A proposta foi dividida em planejamento, desenvolvimento e análise das atividades. Para o planejamento foram realizadas observações, definidos os princípios e elaborado as atividades a serem realizadas. No desenvolvimento das atividades, visamos favorecer aspectos do desenvolvimento moral das crianças. Na análise das atividades, identificamos indicativos de alterações no comportamento de cooperação com os amigos e atendimento de regras.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:13:59Z
2015-03-23T15:13:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOMINGUES, Eduardo Gabriel. Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/118906
000607486
domingues_eg_tcc_bot.pdf
2431034310174335
identifier_str_mv DOMINGUES, Eduardo Gabriel. Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.
000607486
domingues_eg_tcc_bot.pdf
2431034310174335
url http://hdl.handle.net/11449/118906
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128424252801024