Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/118906 |
Resumo: | Pouco ou muito pouco se aborda sobre o julgamento moral nas escolas, sendo este tema, muitas vezes, ignorado ou transferido para os pais e para a sociedade, isentando a escola do compromisso de lidar com conflitos e discussões acerca do tema. No entanto, considera-se que a escola pode contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta visando observar e favorecer o desenvolvimento moral de alunos de uma escola especial. A proposta foi dividida em planejamento, desenvolvimento e análise das atividades. Para o planejamento foram realizadas observações, definidos os princípios e elaborado as atividades a serem realizadas. No desenvolvimento das atividades, visamos favorecer aspectos do desenvolvimento moral das crianças. Na análise das atividades, identificamos indicativos de alterações no comportamento de cooperação com os amigos e atendimento de regras. |
id |
UNSP_1d93493763e23fcaa037bf2f42ebc563 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/118906 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especialCiências biológicas - EnsinoEducação especialAluno com deficiência - IntegraçãoPouco ou muito pouco se aborda sobre o julgamento moral nas escolas, sendo este tema, muitas vezes, ignorado ou transferido para os pais e para a sociedade, isentando a escola do compromisso de lidar com conflitos e discussões acerca do tema. No entanto, considera-se que a escola pode contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta visando observar e favorecer o desenvolvimento moral de alunos de uma escola especial. A proposta foi dividida em planejamento, desenvolvimento e análise das atividades. Para o planejamento foram realizadas observações, definidos os princípios e elaborado as atividades a serem realizadas. No desenvolvimento das atividades, visamos favorecer aspectos do desenvolvimento moral das crianças. Na análise das atividades, identificamos indicativos de alterações no comportamento de cooperação com os amigos e atendimento de regras.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP]2015-03-23T15:13:59Z2015-03-23T15:13:59Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfDOMINGUES, Eduardo Gabriel. Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118906000607486domingues_eg_tcc_bot.pdf2431034310174335Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-13T06:11:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118906Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:50:34.047859Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
title |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
spellingShingle |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP] Ciências biológicas - Ensino Educação especial Aluno com deficiência - Integração |
title_short |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
title_full |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
title_fullStr |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
title_sort |
Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial |
author |
Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP] |
author_facet |
Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Campos, Luciana Maria Lunardi [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Domingues, Eduardo Gabriel [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências biológicas - Ensino Educação especial Aluno com deficiência - Integração |
topic |
Ciências biológicas - Ensino Educação especial Aluno com deficiência - Integração |
description |
Pouco ou muito pouco se aborda sobre o julgamento moral nas escolas, sendo este tema, muitas vezes, ignorado ou transferido para os pais e para a sociedade, isentando a escola do compromisso de lidar com conflitos e discussões acerca do tema. No entanto, considera-se que a escola pode contribuir para o desenvolvimento moral dos alunos. O presente trabalho teve por objetivo elaborar, desenvolver e avaliar uma proposta visando observar e favorecer o desenvolvimento moral de alunos de uma escola especial. A proposta foi dividida em planejamento, desenvolvimento e análise das atividades. Para o planejamento foram realizadas observações, definidos os princípios e elaborado as atividades a serem realizadas. No desenvolvimento das atividades, visamos favorecer aspectos do desenvolvimento moral das crianças. Na análise das atividades, identificamos indicativos de alterações no comportamento de cooperação com os amigos e atendimento de regras. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2015-03-23T15:13:59Z 2015-03-23T15:13:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOMINGUES, Eduardo Gabriel. Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. http://hdl.handle.net/11449/118906 000607486 domingues_eg_tcc_bot.pdf 2431034310174335 |
identifier_str_mv |
DOMINGUES, Eduardo Gabriel. Desenvolvimento moral: atividades e reflexões com alunos de educação especial. 2008. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Botucatu, 2008. 000607486 domingues_eg_tcc_bot.pdf 2431034310174335 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/118906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128424252801024 |