Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141557
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz.
id UNSP_1db1d4a9395d87d2a14eacd6b56f443a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141557
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunosEducaçãoÉticaAmizadeEsta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz.Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]2016-07-19T12:59:29Z2016-07-19T12:59:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2314-2323application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-23232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141557ISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
title Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
spellingShingle Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]
Educação
Ética
Amizade
title_short Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
title_full Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
title_fullStr Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
title_full_unstemmed Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
title_sort Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
author Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]
author_facet Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
author_role author
author2 Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ética
Amizade
topic Educação
Ética
Amizade
description Esta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:29Z
2016-07-19T12:59:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-2323
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141557
ISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141557
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-2323
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2314-2323
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128103411613696