Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141557 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz. |
id |
UNSP_1db1d4a9395d87d2a14eacd6b56f443a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141557 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunosEducaçãoÉticaAmizadeEsta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz.Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Departamento de Didática, Marília, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual de Londrina (UEL)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP]Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP]2016-07-19T12:59:29Z2016-07-19T12:59:29Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2314-2323application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-23232357-7819http://hdl.handle.net/11449/141557ISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdfporCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T19:48:00Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141557Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T19:48Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
title |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
spellingShingle |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP] Educação Ética Amizade |
title_short |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
title_full |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
title_fullStr |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
title_full_unstemmed |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
title_sort |
Ética, educação e amizade: perpassando as relações entre professores e alunos |
author |
Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP] |
author_facet |
Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP] Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Sandra Regina Mantovani [UNESP] Carvalho, Alonso Bezerra de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ética Amizade |
topic |
Educação Ética Amizade |
description |
Esta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar e analisar a relevância do tripé: Ética, Educação e Amizade como elementos fundamentais para a emancipação humana, ou seja, problematizar a relação entre ética, amizade e educação e o fazer pedagógico do professor no contexto da educação básica, de modo que o mesmo possa possibilitar aos alunos uma educação emancipadora em que o relacionamento humano seja prioritário. De um modo geral essa discussão têm sido uma constante no campo educacional, haja vista que há um grande descontentamento da sociedade em relação à função social que a escola representa. O que se coloca como original do ponto de vista acadêmico é a investigação sobre a condição social dos professores e alunos, analisando na organização do trabalho do professor da infância a valorização da ética e da amizade, sobretudo no que diz respeito às interações estabelecidas no interior da escola. Como metodologia optou-se pela Pesquisa Bibliográfica e pelo Estudo de Caso Etnográfico, por recorrer a um entrecruzamento da perspectiva de autores contemporâneos, como: Arendt, Vazquez, Boto, Carvalho, Chauí, partindo de pensadores clássicos como Aristóteles, sendo que do ponto de vista prático, realizar-se-á observação do ambiente escolar. Como contribuição esta pesquisa pretenderá apontar as interfaces que são valorizadas na organização do trabalho pedagógico e no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno, escola e família, a partir do olhar da própria escola e do fazer pedagógico que nela se (re)produz. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:29Z 2016-07-19T12:59:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-2323 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141557 ISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141557 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 2314-2323 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-2314-2323.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2314-2323 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128103411613696 |