O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/257349 |
Resumo: | A pesquisa busca compreender o processo de transculturação do gênero de ficção científica cyberpunk na mídia japonesa, investindo em uma abordagem transmidiática. Para isso, atenta-se aos fenômenos de intercâmbio e convergência midiáticas, compreendendo no processo os gêneros ― em sua ordem semântica-pragmática― dentro do fenômeno da midiatização um ambiente plural e polifônico, diferente das projeções de homogeneização das visões tradicionais sobre globalização, de maneira que regimes sensíveis periféricos em comparação às principais industrias culturais não são subjugados, mas se apropriam e reprogramam as referências a partir de seus valores ideológicos e perspectivas estéticas. Desse modo, institui-se uma abordagem interdisciplinar, aproveitando as teorias interculturais de García Canclini e Octavio Ianni. Dentro dos estudos midiáticos, tomamos como ponto de partida as teses de Muniz Sodré e Henry Jenkins sobre como a vivência midiática fomenta a formação de comunidades, além de compreender os processos de transposição e convergência que ampliam a experiência com universos ficcionais e demais objetos estéticos provenientes do entretenimento. Não se limitando à perspectiva cultural, aborda-se a questão da apropriação pelo viés da reprogramação e ressignificação dos objetos conceituado por Nicolas Bourriaud. Metodologicamente adotamos a análise do discurso em uma linha mais próxima da de Michel Pêcheux para mapear as idiossincrasias do cyberpunk japonês, porém, optamos em trazer em nosso referencial pesquisadores da cultura japonesa e teóricos asiáticos visando a melhor contextualização e interpretação, dos quais destacamos as contribuições de Jane Chin Hyun Park, Renato Ortiz, Kawai Hayao, Han Byung-Chul, Iwabuchi Koichi, Katō Shūichi, Tatsumi Takayuki. Além de Roberts Matthews, com sua pesquisa voltada à ficção científica japonesa. |
id |
UNSP_1f1d3dad8b59d47194bf772040f0e13e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/257349 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturaçãoThe Ghost in Neo Tokyo: a transmidia investigation of japanese cyberpunk in the context of transculturationCyberpunkTransmediaTransculturationJapanProduction of meaningsPop cultureTransmídiaTransculturaçãoJapãoCultura popA pesquisa busca compreender o processo de transculturação do gênero de ficção científica cyberpunk na mídia japonesa, investindo em uma abordagem transmidiática. Para isso, atenta-se aos fenômenos de intercâmbio e convergência midiáticas, compreendendo no processo os gêneros ― em sua ordem semântica-pragmática― dentro do fenômeno da midiatização um ambiente plural e polifônico, diferente das projeções de homogeneização das visões tradicionais sobre globalização, de maneira que regimes sensíveis periféricos em comparação às principais industrias culturais não são subjugados, mas se apropriam e reprogramam as referências a partir de seus valores ideológicos e perspectivas estéticas. Desse modo, institui-se uma abordagem interdisciplinar, aproveitando as teorias interculturais de García Canclini e Octavio Ianni. Dentro dos estudos midiáticos, tomamos como ponto de partida as teses de Muniz Sodré e Henry Jenkins sobre como a vivência midiática fomenta a formação de comunidades, além de compreender os processos de transposição e convergência que ampliam a experiência com universos ficcionais e demais objetos estéticos provenientes do entretenimento. Não se limitando à perspectiva cultural, aborda-se a questão da apropriação pelo viés da reprogramação e ressignificação dos objetos conceituado por Nicolas Bourriaud. Metodologicamente adotamos a análise do discurso em uma linha mais próxima da de Michel Pêcheux para mapear as idiossincrasias do cyberpunk japonês, porém, optamos em trazer em nosso referencial pesquisadores da cultura japonesa e teóricos asiáticos visando a melhor contextualização e interpretação, dos quais destacamos as contribuições de Jane Chin Hyun Park, Renato Ortiz, Kawai Hayao, Han Byung-Chul, Iwabuchi Koichi, Katō Shūichi, Tatsumi Takayuki. Além de Roberts Matthews, com sua pesquisa voltada à ficção científica japonesa.The research aims to understand the process of transculturation of the cyberpunk science fiction genre in Japanese media, investing in a transmedia approach. To this end, paid attention is paid to the phenomena of media exchange and convergence, understanding in the process the genres ― in their semantic-pragmatic order ― within the phenomenon of mediatization a plural and polyphonic environment, different from the projections of homogenization of traditional views on globalization, of in a way that sensitive peripheral regimes in comparison to the main cultural industries are not subjugated, but appropriate and reprogram references based on their ideological values and aesthetic perspectives. In this way, an interdisciplinary approach is established, using the intercultural theories of García Canclini and Octavio Ianni. Within media studies, we take as a starting point the theses of Muniz Sodré and Henry Jenkins on how media experience fosters the formation of communities, in addition to understanding the processes of transposition and convergence that expand the experience with fictional universes and other aesthetic objects from entertainment. Not restricting ourselves to the cultural perspective, the issue of appropriation is addressed from the perspective of reprogramming and resignifying objects, as conceptualized by Nicolas Bourriaud. Methodologically, we adopted discourse analysis in a line closer to that of Michel Pêcheux to map the idiosyncrasies of Japanese cyberpunk, however, we chose to bring into our framework researchers of Japanese culture and Asian theorists aiming for better contextualization and interpretation, of which we highlight the contributions by Jane Chin Hyun Park, Renato Ortiz, Kawai Hayao, Han Byung-Chul, Iwabuchi Koichi, Katō Shūichi, Tatsumi Takayuki, and Roberts Matthews, with his research focused on Japanese science fiction.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Capes: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barros, Laan Mendes de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Marciano Neto, João [UNESP]2024-09-09T17:39:46Z2024-09-09T17:39:46Z2024-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARCIANO NETO. João. O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa e contexto de transculturação. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/25734933004056081P468215955568986090000-0002-4881-9360porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-09-10T06:00:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/257349Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-10T06:00:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação The Ghost in Neo Tokyo: a transmidia investigation of japanese cyberpunk in the context of transculturation |
title |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação |
spellingShingle |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação Marciano Neto, João [UNESP] Cyberpunk Transmedia Transculturation Japan Production of meanings Pop culture Transmídia Transculturação Japão Cultura pop |
title_short |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação |
title_full |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação |
title_fullStr |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação |
title_full_unstemmed |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação |
title_sort |
O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa em contexto de transculturação |
author |
Marciano Neto, João [UNESP] |
author_facet |
Marciano Neto, João [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barros, Laan Mendes de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marciano Neto, João [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cyberpunk Transmedia Transculturation Japan Production of meanings Pop culture Transmídia Transculturação Japão Cultura pop |
topic |
Cyberpunk Transmedia Transculturation Japan Production of meanings Pop culture Transmídia Transculturação Japão Cultura pop |
description |
A pesquisa busca compreender o processo de transculturação do gênero de ficção científica cyberpunk na mídia japonesa, investindo em uma abordagem transmidiática. Para isso, atenta-se aos fenômenos de intercâmbio e convergência midiáticas, compreendendo no processo os gêneros ― em sua ordem semântica-pragmática― dentro do fenômeno da midiatização um ambiente plural e polifônico, diferente das projeções de homogeneização das visões tradicionais sobre globalização, de maneira que regimes sensíveis periféricos em comparação às principais industrias culturais não são subjugados, mas se apropriam e reprogramam as referências a partir de seus valores ideológicos e perspectivas estéticas. Desse modo, institui-se uma abordagem interdisciplinar, aproveitando as teorias interculturais de García Canclini e Octavio Ianni. Dentro dos estudos midiáticos, tomamos como ponto de partida as teses de Muniz Sodré e Henry Jenkins sobre como a vivência midiática fomenta a formação de comunidades, além de compreender os processos de transposição e convergência que ampliam a experiência com universos ficcionais e demais objetos estéticos provenientes do entretenimento. Não se limitando à perspectiva cultural, aborda-se a questão da apropriação pelo viés da reprogramação e ressignificação dos objetos conceituado por Nicolas Bourriaud. Metodologicamente adotamos a análise do discurso em uma linha mais próxima da de Michel Pêcheux para mapear as idiossincrasias do cyberpunk japonês, porém, optamos em trazer em nosso referencial pesquisadores da cultura japonesa e teóricos asiáticos visando a melhor contextualização e interpretação, dos quais destacamos as contribuições de Jane Chin Hyun Park, Renato Ortiz, Kawai Hayao, Han Byung-Chul, Iwabuchi Koichi, Katō Shūichi, Tatsumi Takayuki. Além de Roberts Matthews, com sua pesquisa voltada à ficção científica japonesa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-09T17:39:46Z 2024-09-09T17:39:46Z 2024-08-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARCIANO NETO. João. O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa e contexto de transculturação. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. https://hdl.handle.net/11449/257349 33004056081P4 6821595556898609 0000-0002-4881-9360 |
identifier_str_mv |
MARCIANO NETO. João. O Fantasma em Neo Tokyo: uma investigação transmidiática da ficção cyberpunk japonesa e contexto de transculturação. 2024. 161 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024. 33004056081P4 6821595556898609 0000-0002-4881-9360 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/257349 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546544370024448 |