Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Bárbara Trevizan [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rovaris, Jéssica Aline [UNESP], Mariano, Marília [UNESP], Guidugli, Priscila Meireles [UNESP], Rosanti, Sofia [UNESP], Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150192841
http://hdl.handle.net/11449/180895
Resumo: Abstract:The Atendimento Educacional Especializado (AEE), in partnership with public schools, aims complementary disabled student learning in the comum school, in turn against. This study aimed to describe and analyze the contents of the referrals of teachers in public schools to the AEE, categorizing them according to sex, age, disability diagnosis, behavior problems externalizing and internalizing, disabilities learning, and others. Was contacted an institution that offers the AEE, in an interior city of São Paulo, to describe and analyze 92 referrals of children of kindergarten. The results show that most of the services performed by the AEE intended for children that do not have disabilities. In addition, 69 % of the complaints relate to externalizing behavior problems. From these data we discuss about educational practices of teachers, and alternative care for patients, whether or not students with disabilities, who have difficulties in the learning process.
id UNSP_1f607e1255b89e69d89369864ee78899
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/180895
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação EspecialAnalysis of complaints of municipal directed network submitted to special educationAnálisis de las quejas de la red municipal encaminadas para la Educación EspecialBehaviorSpecial educationTeaching workAbstract:The Atendimento Educacional Especializado (AEE), in partnership with public schools, aims complementary disabled student learning in the comum school, in turn against. This study aimed to describe and analyze the contents of the referrals of teachers in public schools to the AEE, categorizing them according to sex, age, disability diagnosis, behavior problems externalizing and internalizing, disabilities learning, and others. Was contacted an institution that offers the AEE, in an interior city of São Paulo, to describe and analyze 92 referrals of children of kindergarten. The results show that most of the services performed by the AEE intended for children that do not have disabilities. In addition, 69 % of the complaints relate to externalizing behavior problems. From these data we discuss about educational practices of teachers, and alternative care for patients, whether or not students with disabilities, who have difficulties in the learning process.Resumen:La Atención Educacional Especializada (AEE), en conjunto con las escuelas públicas, tiene como objetivo complementar el aprendizaje de alumnos con deficiencia, en el contra-horario de la escuela común. Esta investigación tiene el objetivo describir y analizar el contenido de los encaminamientos de los profesores de las escuelas públicas para el AEE, categorizándolo de acuerdo con el sexo, edad, diagnóstico de deficiencia, problemas de comportamiento exterior e interior, dificultad de aprendizaje y otros. Para eso se contactó una institución que ofrece el AEE en un municipio del interior paulista y se analizaron 92 encaminamientos de niños de la enseñanza infantil. Los resultados demostraron que la mayor parte de los atendimientos realizados por el AEE se destina a niños que no poseen diagnóstico de deficiencia. Además de eso, el 69% de las quejas se refieren a problemas de comportamiento externalizados. A partir de esos datos se discute sobre prácticas educativas de profesores y alternativas de atención para alumnos con o sin deficiencia que presentan dificultades en el proceso de enseñanza-aprendizaje.Resumo:O Atendimento Educacional Especializado (AEE), em parceria com as escolas públicas, objetiva complementar a aprendizagem de alunos com deficiência, no contraturno da escola comum. Esta pesquisa objetivou descrever e analisar o conteúdo dos encaminhamentos dos professores das escolas públicas para o AEE, categorizando-o de acordo com o sexo, idade, diagnóstico de deficiência, problemas de comportamento externalizante e internalizante, dificuldade de aprendizagem e outros. Para tal contatou-se uma instituição que oferece o AEE em um município do interior paulista e foram analisados 92 encaminhamentos de crianças do ensino infantil. Os resultados demostram que a maior parte dos atendimentos realizados pelo AEE destina-se a crianças que não possuem diagnóstico de deficiência. Além disso, 69% das queixas referem-se a problemas de comportamento externalizantes. A partir de tais dados discute-se sobre práticas educativas de professores e alternativas de atendimento para alunos com ou sem deficiência que apresentam dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UnespFaculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UnespPrograma de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UnespFaculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, UnespAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guerra, Bárbara Trevizan [UNESP]Rovaris, Jéssica Aline [UNESP]Mariano, Marília [UNESP]Guidugli, Priscila Meireles [UNESP]Rosanti, Sofia [UNESP]Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]2018-12-11T17:25:59Z2018-11-12T17:26:36Z2018-12-11T17:25:59Z2018-11-12T17:26:36Z2015-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article321-328application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150192841Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 19, n. 2, p. 321-328, 2015.2175-35391413-8557http://hdl.handle.net/11449/18089510.1590/2175-353920150192841S1413-855720150002003212-s2.0-84945260214S1413-85572015000200321.pdfScopusSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia Escolar e Educacional0,2250,225info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-29T15:54:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180895Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:38:21.936445Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
Analysis of complaints of municipal directed network submitted to special education
Análisis de las quejas de la red municipal encaminadas para la Educación Especial
title Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
spellingShingle Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
Guerra, Bárbara Trevizan [UNESP]
Behavior
Special education
Teaching work
title_short Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
title_full Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
title_fullStr Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
title_full_unstemmed Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
title_sort Análise das queixas da rede municipal encaminhadas para a Educação Especial
author Guerra, Bárbara Trevizan [UNESP]
author_facet Guerra, Bárbara Trevizan [UNESP]
Rovaris, Jéssica Aline [UNESP]
Mariano, Marília [UNESP]
Guidugli, Priscila Meireles [UNESP]
Rosanti, Sofia [UNESP]
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author_role author
author2 Rovaris, Jéssica Aline [UNESP]
Mariano, Marília [UNESP]
Guidugli, Priscila Meireles [UNESP]
Rosanti, Sofia [UNESP]
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Bárbara Trevizan [UNESP]
Rovaris, Jéssica Aline [UNESP]
Mariano, Marília [UNESP]
Guidugli, Priscila Meireles [UNESP]
Rosanti, Sofia [UNESP]
Bolsoni-Silva, Alessandra Turini [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Behavior
Special education
Teaching work
topic Behavior
Special education
Teaching work
description Abstract:The Atendimento Educacional Especializado (AEE), in partnership with public schools, aims complementary disabled student learning in the comum school, in turn against. This study aimed to describe and analyze the contents of the referrals of teachers in public schools to the AEE, categorizing them according to sex, age, disability diagnosis, behavior problems externalizing and internalizing, disabilities learning, and others. Was contacted an institution that offers the AEE, in an interior city of São Paulo, to describe and analyze 92 referrals of children of kindergarten. The results show that most of the services performed by the AEE intended for children that do not have disabilities. In addition, 69 % of the complaints relate to externalizing behavior problems. From these data we discuss about educational practices of teachers, and alternative care for patients, whether or not students with disabilities, who have difficulties in the learning process.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01
2018-12-11T17:25:59Z
2018-11-12T17:26:36Z
2018-12-11T17:25:59Z
2018-11-12T17:26:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150192841
Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 19, n. 2, p. 321-328, 2015.
2175-3539
1413-8557
http://hdl.handle.net/11449/180895
10.1590/2175-353920150192841
S1413-85572015000200321
2-s2.0-84945260214
S1413-85572015000200321.pdf
url http://dx.doi.org/10.1590/2175-353920150192841
http://hdl.handle.net/11449/180895
identifier_str_mv Psicologia Escolar e Educacional. Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 19, n. 2, p. 321-328, 2015.
2175-3539
1413-8557
10.1590/2175-353920150192841
S1413-85572015000200321
2-s2.0-84945260214
S1413-85572015000200321.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Psicologia Escolar e Educacional
0,225
0,225
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 321-328
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.source.none.fl_str_mv Scopus
SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129099376361472