Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251430 |
Resumo: | Crianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal. |
id |
UNSP_1f98574ace50cccd6d06e0e878d7357e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251430 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.Emergence of intraverbal via Multiple Exemplar Instruction in children with minimally verbal repertoire.Repertório minimamente verbalCriançasIntraverbalInstrução por múltiplos exemplaresMinimally verbal repertoireChildrenMultiple exemplar instructionCrianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal.Children with minimal verbal repertoire, regardless of the diagnostic characteristic, have important deficits in the development of verbal behavior, presenting difficulties in language acquisition, especially in intraverbal repertoires. There is literature that calls them minimally verbal. There are many intraverbal teaching procedures, but there is little investigation about the effect of structuring the teaching of verbal operants in Multiple Exemplar Instruction (MEI) on the induction of this behavioral cusp and on the integration between listener and speaker repertoires. This study verified the emergence of intraverbal after teaching MEI in six children, aged between 2 and 7 years, being two of them hearing children without a diagnosis (P1: 4th, boy; P2: 5th, girl), two with Autism Spectrum Disorder - ASD (P3: 6th, boy; P4: 4th; boy) and two children with hearing impairment who hear via cochlear implant - CI (P4: 6th, girl; P5: 7th, boy). Teaching and tests were conducted in discrete trials, via software, in stages: a) tact, intraverbal and listener selection-based pre-test with five sets of stimuli; b) listener and tact teaching and intraverbal test (set 1); c) MEI of tact, listener and intraverbal MEI (set 2); d) listener and tact teaching and intraverbal test (set 1); e) listener and tact teaching and intraverbal test (set 3). In the pre-test, a lot of variability was observed in listening behavior (above 33%) and tact (below 67%); in the intraverbal, the results were null for four participants (P3, P4, P5 and P6) and very low for the others (P1 and P2), showing functional independence between listener and speaker. After the MEI, all participants scored 100% on listening and tact; the percentages of correct responses in intraverbal increased for all participants (between 67% and 100%), demonstrating emergence of intraverbal after MEI in children with minimally verbal repertoire.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva2023-11-23T12:25:39Z2023-11-23T12:25:39Z2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2514302556824378856957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-09T15:12:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-09T15:12:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Emergence of intraverbal via Multiple Exemplar Instruction in children with minimally verbal repertoire. |
title |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. |
spellingShingle |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva Repertório minimamente verbal Crianças Intraverbal Instrução por múltiplos exemplares Minimally verbal repertoire Children Multiple exemplar instruction |
title_short |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. |
title_full |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. |
title_fullStr |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. |
title_full_unstemmed |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. |
title_sort |
Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. |
author |
Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva |
author_facet |
Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP] |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Repertório minimamente verbal Crianças Intraverbal Instrução por múltiplos exemplares Minimally verbal repertoire Children Multiple exemplar instruction |
topic |
Repertório minimamente verbal Crianças Intraverbal Instrução por múltiplos exemplares Minimally verbal repertoire Children Multiple exemplar instruction |
description |
Crianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-23T12:25:39Z 2023-11-23T12:25:39Z 2023-09-21 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/251430 2556824378856957 |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. 2556824378856957 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1826303987732709376 |