Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251430
Resumo: Crianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal.
id UNSP_1f98574ace50cccd6d06e0e878d7357e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251430
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.Emergence of intraverbal via Multiple Exemplar Instruction in children with minimally verbal repertoire.Repertório minimamente verbalCriançasIntraverbalInstrução por múltiplos exemplaresMinimally verbal repertoireChildrenMultiple exemplar instructionCrianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal.Children with minimal verbal repertoire, regardless of the diagnostic characteristic, have important deficits in the development of verbal behavior, presenting difficulties in language acquisition, especially in intraverbal repertoires. There is literature that calls them minimally verbal. There are many intraverbal teaching procedures, but there is little investigation about the effect of structuring the teaching of verbal operants in Multiple Exemplar Instruction (MEI) on the induction of this behavioral cusp and on the integration between listener and speaker repertoires. This study verified the emergence of intraverbal after teaching MEI in six children, aged between 2 and 7 years, being two of them hearing children without a diagnosis (P1: 4th, boy; P2: 5th, girl), two with Autism Spectrum Disorder - ASD (P3: 6th, boy; P4: 4th; boy) and two children with hearing impairment who hear via cochlear implant - CI (P4: 6th, girl; P5: 7th, boy). Teaching and tests were conducted in discrete trials, via software, in stages: a) tact, intraverbal and listener selection-based pre-test with five sets of stimuli; b) listener and tact teaching and intraverbal test (set 1); c) MEI of tact, listener and intraverbal MEI (set 2); d) listener and tact teaching and intraverbal test (set 1); e) listener and tact teaching and intraverbal test (set 3). In the pre-test, a lot of variability was observed in listening behavior (above 33%) and tact (below 67%); in the intraverbal, the results were null for four participants (P3, P4, P5 and P6) and very low for the others (P1 and P2), showing functional independence between listener and speaker. After the MEI, all participants scored 100% on listening and tact; the percentages of correct responses in intraverbal increased for all participants (between 67% and 100%), demonstrating emergence of intraverbal after MEI in children with minimally verbal repertoire.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva2023-11-23T12:25:39Z2023-11-23T12:25:39Z2023-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/2514302556824378856957porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-12-09T15:12:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251430Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-12-09T15:12:54Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
Emergence of intraverbal via Multiple Exemplar Instruction in children with minimally verbal repertoire.
title Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
spellingShingle Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva
Repertório minimamente verbal
Crianças
Intraverbal
Instrução por múltiplos exemplares
Minimally verbal repertoire
Children
Multiple exemplar instruction
title_short Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
title_full Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
title_fullStr Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
title_full_unstemmed Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
title_sort Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal.
author Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva
author_facet Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdu, Ana Claudia Moreira Almeida [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Aline Daniela Gomes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Repertório minimamente verbal
Crianças
Intraverbal
Instrução por múltiplos exemplares
Minimally verbal repertoire
Children
Multiple exemplar instruction
topic Repertório minimamente verbal
Crianças
Intraverbal
Instrução por múltiplos exemplares
Minimally verbal repertoire
Children
Multiple exemplar instruction
description Crianças com diferentes características diagnósticas podem ter importantes déficits no desenvolvimento do comportamento verbal, apresentando dificuldades na aquisição de linguagem, principalmente nos repertórios de intraverbal. Há uma literatura que as denomina como minimamente verbais. Existem muitos procedimentos de ensino de intraverbal, porém há pouca investigação sobre o efeito da estruturação do ensino de operantes verbais em Instrução com Múltiplos Exemplares (do inglês Multiple Exemplar Instruction - MEI) sobre a indução dessa cúspide comportamental e na integração entre repertórios de ouvinte e de falante. Este estudo verificou a emergência de intraverbal após o ensino de MEI em seis crianças, com idades entre 2 e 7 anos, sendo duas crianças ouvintes sem diagnóstico (P1: 4a, menino; P2: 5a, menina), duas com Transtorno do Espectro Autista - TEA (P3: 6a, menino; P4: 4a; menino) e duas crianças com deficiência auditiva que ouvem via implante coclear - IC (P4: 6a, menina; P5: 7a, menino). Ensino e testes foram conduzidos em tentativas discretas, via software, em etapas: a) pré-teste de tato, intraverbal e ouvinte baseado em seleção com cinco conjuntos de estímulos; b) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); c) MEI de tato, ouvinte e intraverbal (conjunto 2); d) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 1); e) ensino de ouvinte e tato e teste de intraverbal (conjunto 3). No pré-teste observou-se muita variabilidade no comportamento de ouvinte (acima de 33%) e tato (abaixo de 67%); no intraverbal, os resultados foram nulos para quatro participantes (P3, P4, P5 e P6) e muito baixos para os demais (P1 e P2), evidenciando independência funcional entre ouvinte e falante. Após o MEI todos os participantes tiveram 100% de acertos em ouvinte e tato; as porcentagens de acertos em intraverbal aumentaram para todos os participantes (entre 67% e 100%), demonstrando emergência de intraverbal após MEI em crianças com repertório miminamente verbal.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-23T12:25:39Z
2023-11-23T12:25:39Z
2023-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/251430
2556824378856957
identifier_str_mv VIEIRA, Aline Daniela Gomes Silva. Emergência de intraverbal via Instrução por Múltiplos Exemplares em crianças com repertório minimamente verbal. Orientador: Ana Claudia Moreira Almeida Verdu. 2023. 150 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
2556824378856957
url https://hdl.handle.net/11449/251430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1826303987732709376