Botticelli: pintura e teoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/93137 |
Resumo: | Trata-se de uma investigação dos aspectos filosóficos que envolviam o fazer artístico de Botticelli; tomando como cenário a cidade de Florença durante o Quattrocento. Este trabalho se realizou a partir de uma dupla abordagem, envolvendo um debate filosófico e historiográfico, cuja finalidade foi a de apresentar as discussões teóricas que permeavam a atividade dos artistas da época. Nosso trabalho contou com um aparato histórico, para que fosse possível configurar o Renascimento a partir do contexto em que as atividades culturais estiveram inseridas. Dentre as teorias distintas que visavam refletir sobre uma questão comum, o belo artístico, ressaltamos a proposta neoplatônica de Marsilio Ficino e a teoria pautada no cientificismo humanista de Leon Batista Alberti. A finalidade do embasamento teórico era de indicar aos artistas como deveria ser a composição de suas obras, como deveriam ser as apropriações a partir da Antiguidade, e, desta maneira, mostra como localizar a beleza dada pela natureza. Procuramos em nosso trabalho identificar o pintor Sandro Botticelli como exemplo legítimo da busca pela beleza artística, pela graça que resultava da reflexão sobre a arte como imitação eletiva da natureza |
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Botticelli: pintura e teoriaBotticelli, Sandro, 1444 ou 5-1510Arte - FilosofiaEstéticaTrata-se de uma investigação dos aspectos filosóficos que envolviam o fazer artístico de Botticelli; tomando como cenário a cidade de Florença durante o Quattrocento. Este trabalho se realizou a partir de uma dupla abordagem, envolvendo um debate filosófico e historiográfico, cuja finalidade foi a de apresentar as discussões teóricas que permeavam a atividade dos artistas da época. Nosso trabalho contou com um aparato histórico, para que fosse possível configurar o Renascimento a partir do contexto em que as atividades culturais estiveram inseridas. Dentre as teorias distintas que visavam refletir sobre uma questão comum, o belo artístico, ressaltamos a proposta neoplatônica de Marsilio Ficino e a teoria pautada no cientificismo humanista de Leon Batista Alberti. A finalidade do embasamento teórico era de indicar aos artistas como deveria ser a composição de suas obras, como deveriam ser as apropriações a partir da Antiguidade, e, desta maneira, mostra como localizar a beleza dada pela natureza. Procuramos em nosso trabalho identificar o pintor Sandro Botticelli como exemplo legítimo da busca pela beleza artística, pela graça que resultava da reflexão sobre a arte como imitação eletiva da naturezaThis thesis is an investigation on the philosophical aspects involved in Botticelli’s painting, adopting Florence during the Quattrocento as the main scenario. This work has been done from a double approach, involving a historical debate and a philosophical one, which aims at showing theoretical discussions, that underlies the activity of artists of this period. The historical apparatus of our work allowed us to configure the Renaissance from the context in such cultural activities were inserted. Among the distinct theories that aim to think about the artistic beauty, we highlighted Marcelo Ficino’s Neo-platonic proposal and the theory based on Leon Batista Alberti’s Humanist Scientific. The goal of this theoretic foundation was to indicate how should be the composition of works made by artists and how should be the appropriation of Ancient by them, what, thus, implies at showing how we can locate beauty given by nature. We seek in our work to identify Sandro Botticelli as a genuine example of the questing for artistic beauty, for grace which results of reflection about art as elective imitation of natureCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Arlenice Almeida da [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mendonça, Débora Barbam [UNESP]2014-06-11T19:26:19Z2014-06-11T19:26:19Z2011-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis108 f. il.application/pdfMENDONÇA, Débora Barbam. Botticelli: pintura e teoria. 2011. 108 f. , 2011.http://hdl.handle.net/11449/93137000690253mendonca_db_me_mar.pdf33004110041P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T17:49:36Zoai:repositorio.unesp.br:11449/93137Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:49:36Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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