Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrara, Cinthia Cristhina Crotti
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152886
Resumo: Após o ensino médio espera-se que o aluno ingresse em uma faculdade, no mercado de trabalho ou provavelmente vá morar longe dos pais, tendo assim que administrar seu próprio dinheiro. Esta é uma das etapas na vida do indivíduo que a Matemática Financeira se torna uma fiel companheira, estando presente em seu cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo mostrar aos alunos a importância da aprendizagem da Matemática Financeira no ensino médio, bem como as vantagens de sua correta utilização na vida adulta. Inicialmente verifica-se a história da Matemática Financeira, o que orientam os documentos oficiais como PCN e Diretrizes Curriculares a seu respeito, e os tipos de juros que irão ser trabalhados. Sugere-se uma revisão dos principais conceitos de Matemática Financeira usados no ensino médio e em seguida desenvolve-se uma atividade que abrange caderneta de poupança e outros tipos de investimentos. Nesta atividade propõe-se a abordagem da Matemática Financeira de uma maneira simplificada, fundamentada principalmente na responsabilidade dos alunos, pois seus atos passam a ter consequências como lançamentos de créditos ou débitos em suas planilhas. Busca-se por consequência incentivar o estudo da Matemática Financeira e seu real aproveitamento na fase que está por vir.
id UNSP_1fe488896dce853018ccf7a6d3e3f442
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152886
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médioA theoretical-practical approach of financial mathematics in middle schoolMatemática financeiraEducação financeiraEnsino médioFinancial mathematicsFinancial educationSecondary educationApós o ensino médio espera-se que o aluno ingresse em uma faculdade, no mercado de trabalho ou provavelmente vá morar longe dos pais, tendo assim que administrar seu próprio dinheiro. Esta é uma das etapas na vida do indivíduo que a Matemática Financeira se torna uma fiel companheira, estando presente em seu cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo mostrar aos alunos a importância da aprendizagem da Matemática Financeira no ensino médio, bem como as vantagens de sua correta utilização na vida adulta. Inicialmente verifica-se a história da Matemática Financeira, o que orientam os documentos oficiais como PCN e Diretrizes Curriculares a seu respeito, e os tipos de juros que irão ser trabalhados. Sugere-se uma revisão dos principais conceitos de Matemática Financeira usados no ensino médio e em seguida desenvolve-se uma atividade que abrange caderneta de poupança e outros tipos de investimentos. Nesta atividade propõe-se a abordagem da Matemática Financeira de uma maneira simplificada, fundamentada principalmente na responsabilidade dos alunos, pois seus atos passam a ter consequências como lançamentos de créditos ou débitos em suas planilhas. Busca-se por consequência incentivar o estudo da Matemática Financeira e seu real aproveitamento na fase que está por vir.After high school students are expected to enter a college, the job market, or either to live away from their parents, thus managing their own money. This is one of the stages in the life of an individual that Financial Mathematics becomes a faithful companion, being present in its daily life. Thus, this work aims to show to the students the importance of learning Financial Mathematics in High School, as well as the advantages of its correct use in the adult life. Initially, the history of Financial Mathematics is exposed, based on Official Documents such as NCPs and Curriculum Guidelines about them, and the types of interests that will be worked out. It is suggested a review of the main concepts of Financial Mathematics used in High School and then develop an activity that covers saving accounts and other types of investments. In this activity, the approach of Financial Mathematics is proposed in a simplified way, based mainly on the responsibility of the students, since their acts have consequences as credit or debit entries in their worksheets. The aim is to encourage the study of Financial Mathematics and its real use in the next phases.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carrara, Cinthia Cristhina Crotti2018-03-05T16:39:35Z2018-03-05T16:39:35Z2018-02-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/152886000897802Matemática em Rede Nacional - FCporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-21T06:24:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152886Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-21T06:24:03Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
A theoretical-practical approach of financial mathematics in middle school
title Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
spellingShingle Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
Carrara, Cinthia Cristhina Crotti
Matemática financeira
Educação financeira
Ensino médio
Financial mathematics
Financial education
Secondary education
title_short Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
title_full Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
title_fullStr Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
title_full_unstemmed Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
title_sort Uma abordagem teórico-prática da matemática financeira no ensino médio
author Carrara, Cinthia Cristhina Crotti
author_facet Carrara, Cinthia Cristhina Crotti
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Tatiana Miguel Rodrigues de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrara, Cinthia Cristhina Crotti
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Educação financeira
Ensino médio
Financial mathematics
Financial education
Secondary education
topic Matemática financeira
Educação financeira
Ensino médio
Financial mathematics
Financial education
Secondary education
description Após o ensino médio espera-se que o aluno ingresse em uma faculdade, no mercado de trabalho ou provavelmente vá morar longe dos pais, tendo assim que administrar seu próprio dinheiro. Esta é uma das etapas na vida do indivíduo que a Matemática Financeira se torna uma fiel companheira, estando presente em seu cotidiano. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo mostrar aos alunos a importância da aprendizagem da Matemática Financeira no ensino médio, bem como as vantagens de sua correta utilização na vida adulta. Inicialmente verifica-se a história da Matemática Financeira, o que orientam os documentos oficiais como PCN e Diretrizes Curriculares a seu respeito, e os tipos de juros que irão ser trabalhados. Sugere-se uma revisão dos principais conceitos de Matemática Financeira usados no ensino médio e em seguida desenvolve-se uma atividade que abrange caderneta de poupança e outros tipos de investimentos. Nesta atividade propõe-se a abordagem da Matemática Financeira de uma maneira simplificada, fundamentada principalmente na responsabilidade dos alunos, pois seus atos passam a ter consequências como lançamentos de créditos ou débitos em suas planilhas. Busca-se por consequência incentivar o estudo da Matemática Financeira e seu real aproveitamento na fase que está por vir.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-05T16:39:35Z
2018-03-05T16:39:35Z
2018-02-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152886
000897802
Matemática em Rede Nacional - FC
url http://hdl.handle.net/11449/152886
identifier_str_mv 000897802
Matemática em Rede Nacional - FC
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650318484897792