Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104200 |
Resumo: | As lesões traumáticas dentárias são consideradas em certas partes do mundo um importante problema de saúde pública, não somente porque a sua prevalência é elevada, mas também porque resulta em impacto substancial na qualidade de vida das crianças. O presente estudo avaliou o conhecimento e a atitude dos educadores do ensino fundamental da rede pública de Alfenas/MG, Brasil, sobre as Lesões Traumáticas Dentárias (LTDs) e ainda a prevalência e os fatores de risco entre crianças de 6 a 12 anos. Para tanto foram entrevistados 212 educadores na faixa etária de 23 a 64 anos, sendo que 93,4% apresentavam formação universitária e 25,5% tinham até cinco anos de experiência profissional. Quanto ao treinamento de primeiros-socorros, 34% o haviam realizado durante sua formação acadêmica ou por vontade própria (22,6%). Entre esses, apenas 7,1% haviam recebido treinamento envolvendo o conteúdo das LTDs. Apenas 7,5% estavam satisfeitos com o conhecimento sobre trauma dental e somente 12,3% sentiam-se preparados para atuar frente a essa intercorrência. Somente 10,8% haviam presenciado algum tipo de LTDs. Em relação à busca de auxílio dentro da escola, em caso de trauma dental, 53,3% se direcionariam a diretora e 8% ao cirurgião-dentista da escola. A primeira conduta dos professores frente à fratura e avulsão dentária seria o contato com os pais da criança (63,2% e 58,5%, respectivamente). Frente a um dente avulsionado, 47,2% realizariam a conduta adequada manuseando o dente pela coroa. A maioria dos professores (90,1%) faria um reimplante dental de dentes permanentes, sendo isto feito imediatamente (71,2%). Quanto ao meio de armazenamento do dente avulsionado, 36,3% dos professores acondicionariam o elemento em um líquido, sendo o leite (46,7%) e o soro (24,7%) os mais mencionados. Os meios secos mais citados foram o papel (18,9%) e gaze ou algodão (15,1%)... |
id |
UNSP_1fec3b84e467d7a3f87098696d96e0cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/104200 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamentalTeoria do conhecimentoCorpo docenteEpidemiologiaEtiologiaFatores de riscoTraumatismos dentáriosConhecimentoDocentesKnowledgeEpidemiologyRisk factorsTooth injuriesAs lesões traumáticas dentárias são consideradas em certas partes do mundo um importante problema de saúde pública, não somente porque a sua prevalência é elevada, mas também porque resulta em impacto substancial na qualidade de vida das crianças. O presente estudo avaliou o conhecimento e a atitude dos educadores do ensino fundamental da rede pública de Alfenas/MG, Brasil, sobre as Lesões Traumáticas Dentárias (LTDs) e ainda a prevalência e os fatores de risco entre crianças de 6 a 12 anos. Para tanto foram entrevistados 212 educadores na faixa etária de 23 a 64 anos, sendo que 93,4% apresentavam formação universitária e 25,5% tinham até cinco anos de experiência profissional. Quanto ao treinamento de primeiros-socorros, 34% o haviam realizado durante sua formação acadêmica ou por vontade própria (22,6%). Entre esses, apenas 7,1% haviam recebido treinamento envolvendo o conteúdo das LTDs. Apenas 7,5% estavam satisfeitos com o conhecimento sobre trauma dental e somente 12,3% sentiam-se preparados para atuar frente a essa intercorrência. Somente 10,8% haviam presenciado algum tipo de LTDs. Em relação à busca de auxílio dentro da escola, em caso de trauma dental, 53,3% se direcionariam a diretora e 8% ao cirurgião-dentista da escola. A primeira conduta dos professores frente à fratura e avulsão dentária seria o contato com os pais da criança (63,2% e 58,5%, respectivamente). Frente a um dente avulsionado, 47,2% realizariam a conduta adequada manuseando o dente pela coroa. A maioria dos professores (90,1%) faria um reimplante dental de dentes permanentes, sendo isto feito imediatamente (71,2%). Quanto ao meio de armazenamento do dente avulsionado, 36,3% dos professores acondicionariam o elemento em um líquido, sendo o leite (46,7%) e o soro (24,7%) os mais mencionados. Os meios secos mais citados foram o papel (18,9%) e gaze ou algodão (15,1%)...Dental traumatic lesions are considered a relevant public health problem in certain parts of the world, not only because their prevalence is high, but also because it results in a substantial impact on children’s life quality. The present study evaluated the knowledge and attitude of public elementary school educators about Dental Traumatic Lesions (DTLs) in Alfenas/MG, Brazil, as well as the prevalence and risk factors among children from 6 to 12 years of age. To achieve this aim 212 educators, ranging from 23 to 64 years of age were interviewed; they had college education (93.4%) and those with up to five years of professional experience (25.5%). With regard to first-aid training, 34% had taken it during their college course or even voluntarily (22.6%). Among those, only 7.1% had taken training involving DTLs content. Only 7.5% were satisfied with the knowledge about dental trauma and only 12.3% felt prepared to take an attitude towards this emergency. Only 10.8% had actually seen some kind of DTL. Regarding aid search inside the school in case of dental trauma, 53.3% would call the headmaster and 8% would seek for the school’s dentist. The first attitude of the teachers towards dental fracture and avulsion would be contact child’s parents (63.2% and 58.5%, respectively). When facing an avulsed tooth, 47.2% would take the appropriate attitude handling the tooth by the crown. Most of the teachers 90.1% would perform permanent teeth reimplant, most of them immediately (71.2%). Concerning the storage medium of the avulsed tooth, 36.3% of the teachers would store the element in a liquid, being milk (46.7%) and saline solution (24.7%) the most prevalent. The most mentioned dry media were paper (18.9%) and gauze or cotton (15.1%). Most of the teachers (96.2%) stated that they would like to receive information on dental trauma... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saliba, Nemre Adas [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Daniela Coelho de [UNESP]2014-06-11T19:33:00Z2014-06-11T19:33:00Z2010-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis105 f. : il. + 1 CD-ROMapplication/pdfLIMA, Daniela Coelho de. Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental. 2010. 105 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2010.http://hdl.handle.net/11449/104200000673429lima_dc_dr_araca.pdf33004021074P19807879196081999Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-20T20:18:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104200Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-20T20:18:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
title |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
spellingShingle |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental Lima, Daniela Coelho de [UNESP] Teoria do conhecimento Corpo docente Epidemiologia Etiologia Fatores de risco Traumatismos dentários Conhecimento Docentes Knowledge Epidemiology Risk factors Tooth injuries |
title_short |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
title_full |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
title_fullStr |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
title_sort |
Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental |
author |
Lima, Daniela Coelho de [UNESP] |
author_facet |
Lima, Daniela Coelho de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saliba, Nemre Adas [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Daniela Coelho de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria do conhecimento Corpo docente Epidemiologia Etiologia Fatores de risco Traumatismos dentários Conhecimento Docentes Knowledge Epidemiology Risk factors Tooth injuries |
topic |
Teoria do conhecimento Corpo docente Epidemiologia Etiologia Fatores de risco Traumatismos dentários Conhecimento Docentes Knowledge Epidemiology Risk factors Tooth injuries |
description |
As lesões traumáticas dentárias são consideradas em certas partes do mundo um importante problema de saúde pública, não somente porque a sua prevalência é elevada, mas também porque resulta em impacto substancial na qualidade de vida das crianças. O presente estudo avaliou o conhecimento e a atitude dos educadores do ensino fundamental da rede pública de Alfenas/MG, Brasil, sobre as Lesões Traumáticas Dentárias (LTDs) e ainda a prevalência e os fatores de risco entre crianças de 6 a 12 anos. Para tanto foram entrevistados 212 educadores na faixa etária de 23 a 64 anos, sendo que 93,4% apresentavam formação universitária e 25,5% tinham até cinco anos de experiência profissional. Quanto ao treinamento de primeiros-socorros, 34% o haviam realizado durante sua formação acadêmica ou por vontade própria (22,6%). Entre esses, apenas 7,1% haviam recebido treinamento envolvendo o conteúdo das LTDs. Apenas 7,5% estavam satisfeitos com o conhecimento sobre trauma dental e somente 12,3% sentiam-se preparados para atuar frente a essa intercorrência. Somente 10,8% haviam presenciado algum tipo de LTDs. Em relação à busca de auxílio dentro da escola, em caso de trauma dental, 53,3% se direcionariam a diretora e 8% ao cirurgião-dentista da escola. A primeira conduta dos professores frente à fratura e avulsão dentária seria o contato com os pais da criança (63,2% e 58,5%, respectivamente). Frente a um dente avulsionado, 47,2% realizariam a conduta adequada manuseando o dente pela coroa. A maioria dos professores (90,1%) faria um reimplante dental de dentes permanentes, sendo isto feito imediatamente (71,2%). Quanto ao meio de armazenamento do dente avulsionado, 36,3% dos professores acondicionariam o elemento em um líquido, sendo o leite (46,7%) e o soro (24,7%) os mais mencionados. Os meios secos mais citados foram o papel (18,9%) e gaze ou algodão (15,1%)... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-13 2014-06-11T19:33:00Z 2014-06-11T19:33:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Daniela Coelho de. Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental. 2010. 105 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2010. http://hdl.handle.net/11449/104200 000673429 lima_dc_dr_araca.pdf 33004021074P1 9807879196081999 |
identifier_str_mv |
LIMA, Daniela Coelho de. Traumatismo alvéolo-dentário: prevalência em crianças e conhecimento de educadores do ensino fundamental. 2010. 105 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Odontologia de Araçatuba, 2010. 000673429 lima_dc_dr_araca.pdf 33004021074P1 9807879196081999 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/104200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
105 f. : il. + 1 CD-ROM application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546382351400960 |