Teoria do desacontecimento e narrativa jornalística: um estudo da obra periodística de Bru Rovira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/215193 |
Resumo: | À sombra da desordem aparente, homens e mulheres ordinários apropriam-se de seus dias por movimentos diminutos que conferem sentido à sua existência, em esferas íntima e coletiva. Fazem da cotidianidade seu espaço-tempo de resistência ante a intempéries diversas, no compasso de um vivido cuja regularidade não desperta, desde as vias hegemônicas, o interesse noticioso dos meios jornalísticos. A marcação dos fatos pelo tinteiro profissional, conforme predica a teoria do newsmaking, prioriza as dimensões do desvio e da proeminência social na produção dos relatos, de modo a tecer um mapa cognitivo que pouco visibiliza as dinâmicas do comum, em seu ritmo de continuidades e anonimato. Nesse campo de disputas e de busca por brechas de informação, o Desacontecimento se inscreve enquanto noção provocativa à noticiabilidade tradicional, como matriz de práticas à revelia da semântica positivista que atravessa o jornalismo. Ao questionar a natureza dos fatos que logram a agenda midiática, e pública, estabelece uma ordem de contraposição, de discordância e de insatisfação para com o código de produção convencionalizado na cultura profissional, configurando uma estratégia de narração outra, que elege operar nas margens negligenciadas de protagonismo social e informativo. Articulado por um ethos que se assume em assinatura criativa, comprometido com a reestruturação do estado das coisas, o Desacontecimento investe na pauta do cotidiano por aparatos de captação dialógicos e compreensivos – intersubjetivos em sua processualidade narrativa, que propõe configurar caminhos para um jornalismo sentido à justiça social e aos direitos humanos. Nesta tese de doutorado, tal matriz é cotejada em nível teórico, empírico e interpretativo, sob o método da compreensão e a partir da obra jornalística do catalão Bru Rovira. Sua narrativa de carreteras secundárias é investigada por trabalho de campo e estudo interpretativo, especificamente de seus textos compilados em Solo pido un poco de belleza (2016) e Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (2006), originalmente publicados pelo periódico La Vanguardia, a fim de evidenciar a manifestação do Desacontecimento enquanto dinâmica profissional e analítica possível ao jornalismo contemporâneo. |
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Teoria do desacontecimento e narrativa jornalística: um estudo da obra periodística de Bru RoviraUnhappening’s Theory and Journalistic Narrative: a study of Bru Rovira’s periodistic work.Jornalismo de DesacontecimentosNarrativa JornalísticaEpistemologia da CompreensãoCotidianidadeBru RoviraUnhappenings journalismJournalistic narrativeComprehensive epistemolyDaily lifeBru RoviraÀ sombra da desordem aparente, homens e mulheres ordinários apropriam-se de seus dias por movimentos diminutos que conferem sentido à sua existência, em esferas íntima e coletiva. Fazem da cotidianidade seu espaço-tempo de resistência ante a intempéries diversas, no compasso de um vivido cuja regularidade não desperta, desde as vias hegemônicas, o interesse noticioso dos meios jornalísticos. A marcação dos fatos pelo tinteiro profissional, conforme predica a teoria do newsmaking, prioriza as dimensões do desvio e da proeminência social na produção dos relatos, de modo a tecer um mapa cognitivo que pouco visibiliza as dinâmicas do comum, em seu ritmo de continuidades e anonimato. Nesse campo de disputas e de busca por brechas de informação, o Desacontecimento se inscreve enquanto noção provocativa à noticiabilidade tradicional, como matriz de práticas à revelia da semântica positivista que atravessa o jornalismo. Ao questionar a natureza dos fatos que logram a agenda midiática, e pública, estabelece uma ordem de contraposição, de discordância e de insatisfação para com o código de produção convencionalizado na cultura profissional, configurando uma estratégia de narração outra, que elege operar nas margens negligenciadas de protagonismo social e informativo. Articulado por um ethos que se assume em assinatura criativa, comprometido com a reestruturação do estado das coisas, o Desacontecimento investe na pauta do cotidiano por aparatos de captação dialógicos e compreensivos – intersubjetivos em sua processualidade narrativa, que propõe configurar caminhos para um jornalismo sentido à justiça social e aos direitos humanos. Nesta tese de doutorado, tal matriz é cotejada em nível teórico, empírico e interpretativo, sob o método da compreensão e a partir da obra jornalística do catalão Bru Rovira. Sua narrativa de carreteras secundárias é investigada por trabalho de campo e estudo interpretativo, especificamente de seus textos compilados em Solo pido un poco de belleza (2016) e Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (2006), originalmente publicados pelo periódico La Vanguardia, a fim de evidenciar a manifestação do Desacontecimento enquanto dinâmica profissional e analítica possível ao jornalismo contemporâneo.In the shadow of an apparent disorder, ordinary men and women appropriate their days by tiny movements that give meaning to their existence, in intimate and collective spheres. They make everyday life their space-time of resistance in face of diverse obstacles, in the compass of a lived experience whose regularity does not arouse, since the hegemonic channels, the news interest of the journalistic media. The marking of the facts by the professional inkwell, as predicted by the newsmaking theory, prioritizes the dimensions of deviation and social prominence in the production of reports, in order to weave a cognitive map that barely shows the dynamics of the common, in its rhythm of continuities and anonymity. In this field of disputes and search for information gaps, Desacontecimento is inscribed as a provocative notion to traditional news, as a matrix of practices in spite of the positivist semantics that crosses journalism. When questioning the nature of the facts that achieve the media and public agenda, it establishes an order of opposition, disagreement and dissatisfaction with the conventionalized production code in professional culture, configuring another narrative strategy, which chooses to operate on the neglected social and informative margins. Articulated by an ethos that takes on a creative signature, committed to the restructuring of the state of things, Desacontecimento invests in the dailylife agenda through dialogical and comprehensive capture devices - intersubjective in its narrative processuality, which proposes to configure paths for a journalism in direction of social justice and human rights. In this doctoral thesis, this matrix is compared at a theoretical, empirical and interpretive level, under a comprehensive method and based on the journalistic work of Catalan Bru Rovira. His narrative of carreteras secundarias is investigated by fieldwork and interpretive study, specifically of his texts compiled in Solo pido un poco de belleza (2016) and Áfricas: cosas que pasan no tan lejos (2006), originally published by the journal La Vanguardia, in order to highlight the manifestation of Desacontecimento as a professional and analytical dynamic.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2018/01541-9FAPESP 2018/23954-3Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ventura, Mauro de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Abib, Tayane Aidar2021-11-23T17:58:06Z2021-11-23T17:58:06Z2021-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/21519333004056081P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T14:16:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/215193Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:08:46.427891Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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