Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, João Luis Antoniazzi de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91106
Resumo: Nesta pesquisa trabalhamos diversos conceitos matemáticos como, por exemplo, a Geometria, Matemática Financeira, Trigonometria e Álgebra, com o uso das Tecnologias Informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil, englobando a construção de casas e seus orçamentos. Para isso procuramos nos pautar nas teorias do Construcionismo (PAPERT, 1985, 1986) e da Espiral de Aprendizagem (VALENTE, 1993, 2002), buscando a elaboração de um ambiente de ensino e aprendizagem motivador. As cinco dimensões construcionistas – pragmática, semântica, sintônica, sintática e social – foram priorizadas na elaboração desse ambiente e, em decorrência disto, a espiral de aprendizagem, por meio das fases de descrição, execução, reflexão e depuração se manteve em movimento constante, auxiliando na construção de novos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Na composição desse ambiente de aprendizagem utilizamos o software Arcon para a construção das casas e a planilha eletrônica Excel para a elaboração do orçamento das mesmas. Nesse contexto, objetivamos investigar o potencial pedagógico de projetos de ensino e aprendizagem na exploração e construção de conceitos matemáticos segundo a abordagem construcionista, no contexto da construção e orçamento de casas. Em relação à Metodologia, a pesquisa foi de cunho qualitativo, focando os trabalhos na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dos Projetos se deu no laboratório de Informática de uma escola Pública da Rede Paulista de ensino, utilizando o software Camtasia para o registro e auxílio na transcrição, apresentação e análise dos dados.
id UNSP_20ce7f16a368f2ae1cde87038d835f48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91106
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civilConstrucionismoMatemática - Estudo e ensinoTecnologias informáticasConstrução civil - ProjetosEducação matemáticaMathematics educationConstructionismTechnologies of informationCivil building projectsNesta pesquisa trabalhamos diversos conceitos matemáticos como, por exemplo, a Geometria, Matemática Financeira, Trigonometria e Álgebra, com o uso das Tecnologias Informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil, englobando a construção de casas e seus orçamentos. Para isso procuramos nos pautar nas teorias do Construcionismo (PAPERT, 1985, 1986) e da Espiral de Aprendizagem (VALENTE, 1993, 2002), buscando a elaboração de um ambiente de ensino e aprendizagem motivador. As cinco dimensões construcionistas – pragmática, semântica, sintônica, sintática e social – foram priorizadas na elaboração desse ambiente e, em decorrência disto, a espiral de aprendizagem, por meio das fases de descrição, execução, reflexão e depuração se manteve em movimento constante, auxiliando na construção de novos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Na composição desse ambiente de aprendizagem utilizamos o software Arcon para a construção das casas e a planilha eletrônica Excel para a elaboração do orçamento das mesmas. Nesse contexto, objetivamos investigar o potencial pedagógico de projetos de ensino e aprendizagem na exploração e construção de conceitos matemáticos segundo a abordagem construcionista, no contexto da construção e orçamento de casas. Em relação à Metodologia, a pesquisa foi de cunho qualitativo, focando os trabalhos na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dos Projetos se deu no laboratório de Informática de uma escola Pública da Rede Paulista de ensino, utilizando o software Camtasia para o registro e auxílio na transcrição, apresentação e análise dos dados.In this research we have worked with several Mathematics concepts, such as Geometry, Financial Mathematics, Trigonometry and Algebra, with the use of Technologies of Information through the elaboration of projects of civil building, including the building of houses and their budget. For that, we looked to be suited on theories of Constructionism (PAPERT, 1985, 1986) and the Learning Spiral (VALENTE, 1993, 2002), searching for an elaboration of a motivated environment of teaching and learning. The five constructionist dimensions – pragmatics, semantics, synchronic, syntactic and social – were prioritized during the elaboration of this environment and, according to this, the Learning Spiral, through the stages of description, execution, reflection and depuration was in a constant movement, helping in the building of new Mathematics knowledge of the pupils. In the compositon of this learning environment we used the Arcon software for the building of houses and the electronic plan Excel for the elaboration of their own budget. In this context, we aim to investigate the pedagogical potential of the teaching-learning projects in the exploration and building of the Mathematics concepts according to the constructionist bordage, in the context of building and houses budget. Related to the methodology, the research is a qualitative study, focusing on the works of students’ learning. The developing the Projects made in the computer laboratory of a Public School of the paulista teaching system, using the Camtasia software for the register and help on transcription, presentation and data analyses. We believe that this investigation collaborated with the Mathematics Education, in a way to offer an option for the elaboration of a learning environment, in which we can develop teaching and learning projects that privilege the study of Mathematics concepts.See-SpUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, João Luis Antoniazzi de [UNESP]2014-06-11T19:24:54Z2014-06-11T19:24:54Z2008-04-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis171 f. : il.application/pdfAZEVEDO, João Luis Antoniazzi de. Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil. 2008. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.http://hdl.handle.net/11449/91106000554716azevedo_jla_me_rcla.pdf33004137031P759905907537718565990590753771856Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-07T06:04:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91106Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-07T06:04:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
title Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
spellingShingle Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
Azevedo, João Luis Antoniazzi de [UNESP]
Construcionismo
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias informáticas
Construção civil - Projetos
Educação matemática
Mathematics education
Constructionism
Technologies of information
Civil building projects
title_short Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
title_full Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
title_fullStr Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
title_full_unstemmed Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
title_sort Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil
author Azevedo, João Luis Antoniazzi de [UNESP]
author_facet Azevedo, João Luis Antoniazzi de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, João Luis Antoniazzi de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Construcionismo
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias informáticas
Construção civil - Projetos
Educação matemática
Mathematics education
Constructionism
Technologies of information
Civil building projects
topic Construcionismo
Matemática - Estudo e ensino
Tecnologias informáticas
Construção civil - Projetos
Educação matemática
Mathematics education
Constructionism
Technologies of information
Civil building projects
description Nesta pesquisa trabalhamos diversos conceitos matemáticos como, por exemplo, a Geometria, Matemática Financeira, Trigonometria e Álgebra, com o uso das Tecnologias Informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil, englobando a construção de casas e seus orçamentos. Para isso procuramos nos pautar nas teorias do Construcionismo (PAPERT, 1985, 1986) e da Espiral de Aprendizagem (VALENTE, 1993, 2002), buscando a elaboração de um ambiente de ensino e aprendizagem motivador. As cinco dimensões construcionistas – pragmática, semântica, sintônica, sintática e social – foram priorizadas na elaboração desse ambiente e, em decorrência disto, a espiral de aprendizagem, por meio das fases de descrição, execução, reflexão e depuração se manteve em movimento constante, auxiliando na construção de novos conhecimentos matemáticos por parte dos alunos. Na composição desse ambiente de aprendizagem utilizamos o software Arcon para a construção das casas e a planilha eletrônica Excel para a elaboração do orçamento das mesmas. Nesse contexto, objetivamos investigar o potencial pedagógico de projetos de ensino e aprendizagem na exploração e construção de conceitos matemáticos segundo a abordagem construcionista, no contexto da construção e orçamento de casas. Em relação à Metodologia, a pesquisa foi de cunho qualitativo, focando os trabalhos na aprendizagem dos alunos. O desenvolvimento dos Projetos se deu no laboratório de Informática de uma escola Pública da Rede Paulista de ensino, utilizando o software Camtasia para o registro e auxílio na transcrição, apresentação e análise dos dados.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-07
2014-06-11T19:24:54Z
2014-06-11T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AZEVEDO, João Luis Antoniazzi de. Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil. 2008. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/91106
000554716
azevedo_jla_me_rcla.pdf
33004137031P7
5990590753771856
5990590753771856
identifier_str_mv AZEVEDO, João Luis Antoniazzi de. Trabalhando conceitos matemáticos com tecnologias informáticas por meio da elaboração de projetos de construção civil. 2008. 171 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2008.
000554716
azevedo_jla_me_rcla.pdf
33004137031P7
5990590753771856
url http://hdl.handle.net/11449/91106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 171 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799964467670286336