Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/126644 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdf |
Resumo: | Education is an essential part of the overall development of a human being. There are opportunities of knowledge production and teaching and learning in many environments, so education is not limited to the school environment. A possible field of teacher's performance takes place in the context of educational social projects, therefore, the importance of knowing and evaluating this environment. Rise to concern about how important and what the reflection of the social projects in the lives of children who often find themselves in a social risk to the margins of society and the research is justified by considering the community education as an opportunity to change lives and society itself. Thus, a qualitative study of descriptive type in a social project based on the Waldorf was developed, aiming to know how the project was carried out and verify the importance of it in a poor neighborhood of the city of Botucatu-SP |
id |
UNSP_210244caf7ac63b7e4fb42e1b8f026f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/126644 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia WaldorfProfessores - FormaçãoEducação comunitariaProjetos comunitariosPedagogia criticaAvaliação educacionalEnsino fundamentalEscolas públicasTeachers, Training ofEducation is an essential part of the overall development of a human being. There are opportunities of knowledge production and teaching and learning in many environments, so education is not limited to the school environment. A possible field of teacher's performance takes place in the context of educational social projects, therefore, the importance of knowing and evaluating this environment. Rise to concern about how important and what the reflection of the social projects in the lives of children who often find themselves in a social risk to the margins of society and the research is justified by considering the community education as an opportunity to change lives and society itself. Thus, a qualitative study of descriptive type in a social project based on the Waldorf was developed, aiming to know how the project was carried out and verify the importance of it in a poor neighborhood of the city of Botucatu-SPA educação é parte essencial do desenvolvimento global de um ser humano. Existem oportunidades de produção de saberes e ensino aprendizagem em muitos ambientes, portanto, a educação não se resume ao espaço escolar. Um campo possível de atuação do pedagogo dá-se no âmbito de projetos sociais educacionais, por isso, a importância de conhecer e avaliar esse ambiente. Surge a inquietação sobre qual a importância e qual o reflexo dos projetos sociais na vida de crianças que muitas vezes se encontram numa situação de risco social a margem da sociedade e justifica-se a pesquisa por considerar a educação comunitária como uma oportunidade de transformações de vidas e da própria sociedade. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva num projeto social pautado na pedagogia Waldorf, visando conhecer como o projeto era realizado, bem como verificar a importância do mesmo em um bairro carente da cidade de Botucatu-SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]2015-08-20T18:50:02Z2015-08-20T18:50:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Laura Maria Sobrinho. Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/126644000838829http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:48.832538Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
title |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
spellingShingle |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP] Professores - Formação Educação comunitaria Projetos comunitarios Pedagogia critica Avaliação educacional Ensino fundamental Escolas públicas Teachers, Training of |
title_short |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
title_full |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
title_fullStr |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
title_full_unstemmed |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
title_sort |
Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf |
author |
Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP] |
author_facet |
Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Educação comunitaria Projetos comunitarios Pedagogia critica Avaliação educacional Ensino fundamental Escolas públicas Teachers, Training of |
topic |
Professores - Formação Educação comunitaria Projetos comunitarios Pedagogia critica Avaliação educacional Ensino fundamental Escolas públicas Teachers, Training of |
description |
Education is an essential part of the overall development of a human being. There are opportunities of knowledge production and teaching and learning in many environments, so education is not limited to the school environment. A possible field of teacher's performance takes place in the context of educational social projects, therefore, the importance of knowing and evaluating this environment. Rise to concern about how important and what the reflection of the social projects in the lives of children who often find themselves in a social risk to the margins of society and the research is justified by considering the community education as an opportunity to change lives and society itself. Thus, a qualitative study of descriptive type in a social project based on the Waldorf was developed, aiming to know how the project was carried out and verify the importance of it in a poor neighborhood of the city of Botucatu-SP |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20T18:50:02Z 2015-08-20T18:50:02Z 2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
VIEIRA, Laura Maria Sobrinho. Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015. http://hdl.handle.net/11449/126644 000838829 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdf |
identifier_str_mv |
VIEIRA, Laura Maria Sobrinho. Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015. 000838829 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/126644 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128933710790656 |