Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/126644
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdf
Resumo: Education is an essential part of the overall development of a human being. There are opportunities of knowledge production and teaching and learning in many environments, so education is not limited to the school environment. A possible field of teacher's performance takes place in the context of educational social projects, therefore, the importance of knowing and evaluating this environment. Rise to concern about how important and what the reflection of the social projects in the lives of children who often find themselves in a social risk to the margins of society and the research is justified by considering the community education as an opportunity to change lives and society itself. Thus, a qualitative study of descriptive type in a social project based on the Waldorf was developed, aiming to know how the project was carried out and verify the importance of it in a poor neighborhood of the city of Botucatu-SP
id UNSP_210244caf7ac63b7e4fb42e1b8f026f0
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/126644
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia WaldorfProfessores - FormaçãoEducação comunitariaProjetos comunitariosPedagogia criticaAvaliação educacionalEnsino fundamentalEscolas públicasTeachers, Training ofEducation is an essential part of the overall development of a human being. There are opportunities of knowledge production and teaching and learning in many environments, so education is not limited to the school environment. A possible field of teacher's performance takes place in the context of educational social projects, therefore, the importance of knowing and evaluating this environment. Rise to concern about how important and what the reflection of the social projects in the lives of children who often find themselves in a social risk to the margins of society and the research is justified by considering the community education as an opportunity to change lives and society itself. Thus, a qualitative study of descriptive type in a social project based on the Waldorf was developed, aiming to know how the project was carried out and verify the importance of it in a poor neighborhood of the city of Botucatu-SPA educação é parte essencial do desenvolvimento global de um ser humano. Existem oportunidades de produção de saberes e ensino aprendizagem em muitos ambientes, portanto, a educação não se resume ao espaço escolar. Um campo possível de atuação do pedagogo dá-se no âmbito de projetos sociais educacionais, por isso, a importância de conhecer e avaliar esse ambiente. Surge a inquietação sobre qual a importância e qual o reflexo dos projetos sociais na vida de crianças que muitas vezes se encontram numa situação de risco social a margem da sociedade e justifica-se a pesquisa por considerar a educação comunitária como uma oportunidade de transformações de vidas e da própria sociedade. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva num projeto social pautado na pedagogia Waldorf, visando conhecer como o projeto era realizado, bem como verificar a importância do mesmo em um bairro carente da cidade de Botucatu-SPUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]2015-08-20T18:50:02Z2015-08-20T18:50:02Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfVIEIRA, Laura Maria Sobrinho. Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.http://hdl.handle.net/11449/126644000838829http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:26:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/126644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:26:48.832538Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
title Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
spellingShingle Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]
Professores - Formação
Educação comunitaria
Projetos comunitarios
Pedagogia critica
Avaliação educacional
Ensino fundamental
Escolas públicas
Teachers, Training of
title_short Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
title_full Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
title_fullStr Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
title_full_unstemmed Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
title_sort Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf
author Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]
author_facet Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capellini, Vera Lucia Messias Fialho [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Laura Maria Sobrinho [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Educação comunitaria
Projetos comunitarios
Pedagogia critica
Avaliação educacional
Ensino fundamental
Escolas públicas
Teachers, Training of
topic Professores - Formação
Educação comunitaria
Projetos comunitarios
Pedagogia critica
Avaliação educacional
Ensino fundamental
Escolas públicas
Teachers, Training of
description Education is an essential part of the overall development of a human being. There are opportunities of knowledge production and teaching and learning in many environments, so education is not limited to the school environment. A possible field of teacher's performance takes place in the context of educational social projects, therefore, the importance of knowing and evaluating this environment. Rise to concern about how important and what the reflection of the social projects in the lives of children who often find themselves in a social risk to the margins of society and the research is justified by considering the community education as an opportunity to change lives and society itself. Thus, a qualitative study of descriptive type in a social project based on the Waldorf was developed, aiming to know how the project was carried out and verify the importance of it in a poor neighborhood of the city of Botucatu-SP
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-20T18:50:02Z
2015-08-20T18:50:02Z
2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv VIEIRA, Laura Maria Sobrinho. Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
http://hdl.handle.net/11449/126644
000838829
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdf
identifier_str_mv VIEIRA, Laura Maria Sobrinho. Educação sócio-comunitária para crianças em situação de risco social: atuação de um projeto social de pedagogia Waldorf. 2015. . Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, 2015.
000838829
url http://hdl.handle.net/11449/126644
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2015-07-21/000838829.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128933710790656