Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nakao, Rosely Noriko
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pulucci, Cezar Antonio da Silva, Haga, Mario Susumo [UNESP], Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139879
Resumo: Com o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas.
id UNSP_2122b33c5cc33f07b6e01fedb98480c8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139879
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola públicaAprendizagemReflexãoMotivaçãoCom o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas.E. E. Antonio Marin CruzUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Física e Química, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista, Departamento deBiologia e Zootecnia, Faculdade de Engenharia (FEIS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)E. E. Antonio Marin CruzUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Nakao, Rosely NorikoPulucci, Cezar Antonio da SilvaHaga, Mario Susumo [UNESP]Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]2016-06-28T17:32:03Z2016-06-28T17:32:03Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject9102-9112application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-91122175-7054http://hdl.handle.net/11449/139879ISSN2175-7054-2009-9102-9112.pdf35580544696705363832034837641381porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-07-10T14:08:32Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139879Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:20:02.498497Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
title Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
spellingShingle Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
Nakao, Rosely Noriko
Aprendizagem
Reflexão
Motivação
title_short Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
title_full Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
title_fullStr Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
title_full_unstemmed Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
title_sort Reflexões sobre uma avaliação com 'feedback' no ensino de Biologia em uma escola pública
author Nakao, Rosely Noriko
author_facet Nakao, Rosely Noriko
Pulucci, Cezar Antonio da Silva
Haga, Mario Susumo [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
author_role author
author2 Pulucci, Cezar Antonio da Silva
Haga, Mario Susumo [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv E. E. Antonio Marin Cruz
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Nakao, Rosely Noriko
Pulucci, Cezar Antonio da Silva
Haga, Mario Susumo [UNESP]
Haga, Kuniko Iwamoto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Reflexão
Motivação
topic Aprendizagem
Reflexão
Motivação
description Com o objetivo de dar um novo sentido à avaliação escolar, nós, professores e gestores da EE Antonio Marin Cruz, desenvolvemos práticas para inovar e criar novos caminhos na educação da nossa comunidade estudantil. A busca, de novos conceitos e referenciais teóricos em avaliação, foi feita através de leituras e discussões de textos nos HTPC’s, além de seminários apresentados por professores sobre capítulos de um livro. Pela inovação, buscamos explorar o potencial pedagógico para a aprendizagem pela própria avaliação. Isto é, fazer das provas de avaliação mais um instrumento para criar possibilidades para a produção e consolidação de conhecimentos. Foi necessário repensar a própria formulação das questões, a abrangência das questões relativas à totalidade dos conteúdos correspondentes à avaliação, o tempo para resolver as provas; e principalmente, dar ao aluno a oportunidade de fazer uma reflexão entre o que produziu e o que deveria ter produzido, e qual foi o “gap” de aprendizagem. Esta reflexão foi proporcionada através da prática de aplicação e reaplicação das provas, com direito às cópias das provas resolvidas individualmente na aplicação sem correções e sem gabaritos para a reaplicação com questões resolvidas por colegas de grupo de estudo na aplicação. Como resultado, observou-se maior motivação e envolvimento e mais autonomia do aluno no processo de aprendizagem e, conseqüentemente, alcançando melhor rendimento também em termos de notas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2016-06-28T17:32:03Z
2016-06-28T17:32:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-9112
2175-7054
http://hdl.handle.net/11449/139879
ISSN2175-7054-2009-9102-9112.pdf
3558054469670536
3832034837641381
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139879
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 10., 2009, Águas de Lindóia. Formação de Professores e a Prática Docente: os dilemas contemporâneos... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2009. p. 9102-9112
2175-7054
ISSN2175-7054-2009-9102-9112.pdf
3558054469670536
3832034837641381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 9102-9112
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129053357506560