Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Thauane de Melo [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/203445
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915433.pdf
Resumo: The present research, which deals with playing in Early Childhood Education, has as general objective to reflect on the importance of this play for the development and learning of children, seeking to contribute with more elements on this subject that has been recurrent in recent years in the discussions that deal of this level of education through bibliographic research. The authors surveyed affirmed the merit of play in development and learning, especially in the age group from 0 to 5 years, when the children are entering the school of Early Childhood Education. The work of Kishimoto (2002), Oliveira (1994) and Wajskop (1995, 2001) show that this subject is relevant, and the reflection about it is still very necessary, since very recently there was a belief that playing was only a way to pass the time of the children in the school and that the Childhood Education had character only assistentialist and non-pedagogic. The researchers investigated for this work demonstrate that the practice of the school and the teacher have been incipient in relation to the play, bringing, therefore, implications to the social interactions and consequently to the development and learning of the students
id UNSP_21405b6800d47cef379ee437e5933189
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/203445
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?BrincadeirasAprendizagemCrianças - DesenvolvimentoEducação de criançasPesquisa bibliograficaThe present research, which deals with playing in Early Childhood Education, has as general objective to reflect on the importance of this play for the development and learning of children, seeking to contribute with more elements on this subject that has been recurrent in recent years in the discussions that deal of this level of education through bibliographic research. The authors surveyed affirmed the merit of play in development and learning, especially in the age group from 0 to 5 years, when the children are entering the school of Early Childhood Education. The work of Kishimoto (2002), Oliveira (1994) and Wajskop (1995, 2001) show that this subject is relevant, and the reflection about it is still very necessary, since very recently there was a belief that playing was only a way to pass the time of the children in the school and that the Childhood Education had character only assistentialist and non-pedagogic. The researchers investigated for this work demonstrate that the practice of the school and the teacher have been incipient in relation to the play, bringing, therefore, implications to the social interactions and consequently to the development and learning of the studentsA presente pesquisa, que trata do brincar na Educação Infantil, tem como objetivo geral refletir acerca da importância para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças, buscando contribuir com mais elementos sobre este assunto que tem sido recorrente nos últimos anos nas discussões que tratam deste nível de ensino por meio de uma pesquisa bibliográfica. Os autores pesquisados afirmam sobre o mérito da brincadeira no desenvolvimento e na aprendizagem, especialmente na faixa etária dos 0 aos 5 anos, momento em que as crianças estão adentrando a escola de Educação Infantil. Os trabalhos de Kishimoto (2002), Oliveira (1994) e Wajskop (1995, 2001) demonstram que este assunto é relevante, e a reflexão acerca dele ainda se faz muito necessária, já que há pouquíssimo tempo atrás, havia a crença de que brincar era apenas uma maneira de se passar o tempo das crianças na escola e que a Educação Infantil tinha caráter apenas assistencialista e não pedagógico. As pesquisas investigadas para este trabalho demonstram que a prática da escola e do professor têm sido incipientes com relação ao brincar, trazendo, assim, implicações às interações sociais e consequentemente ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Carrasco, Lígia Bueno Zangali [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pereira, Thauane de Melo [UNESP]2021-03-10T12:57:07Z2021-03-10T12:57:07Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis52 f.application/pdfPEREIRA, Thauane de Melo. Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?. 2018. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.http://hdl.handle.net/11449/203445990009154330206341http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915433.pdfAlmareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T17:35:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/203445Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:02:31.478345Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
title Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
spellingShingle Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
Pereira, Thauane de Melo [UNESP]
Brincadeiras
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Pesquisa bibliografica
title_short Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
title_full Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
title_fullStr Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
title_full_unstemmed Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
title_sort Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?
author Pereira, Thauane de Melo [UNESP]
author_facet Pereira, Thauane de Melo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Carrasco, Lígia Bueno Zangali [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Thauane de Melo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Pesquisa bibliografica
topic Brincadeiras
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Educação de crianças
Pesquisa bibliografica
description The present research, which deals with playing in Early Childhood Education, has as general objective to reflect on the importance of this play for the development and learning of children, seeking to contribute with more elements on this subject that has been recurrent in recent years in the discussions that deal of this level of education through bibliographic research. The authors surveyed affirmed the merit of play in development and learning, especially in the age group from 0 to 5 years, when the children are entering the school of Early Childhood Education. The work of Kishimoto (2002), Oliveira (1994) and Wajskop (1995, 2001) show that this subject is relevant, and the reflection about it is still very necessary, since very recently there was a belief that playing was only a way to pass the time of the children in the school and that the Childhood Education had character only assistentialist and non-pedagogic. The researchers investigated for this work demonstrate that the practice of the school and the teacher have been incipient in relation to the play, bringing, therefore, implications to the social interactions and consequently to the development and learning of the students
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-03-10T12:57:07Z
2021-03-10T12:57:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Thauane de Melo. Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?. 2018. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
http://hdl.handle.net/11449/203445
990009154330206341
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915433.pdf
identifier_str_mv PEREIRA, Thauane de Melo. Brincar: qual o seu lugar na apreendizagem e no desenvolvimento de crianças da educação infantil?. 2018. 52 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
990009154330206341
url http://hdl.handle.net/11449/203445
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-05-23/000915433.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 52 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Alma
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129576105148416