Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/251015 https://lattes.cnpq.br/1675637696878276 |
Resumo: | Os alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras. |
id |
UNSP_218bb006a863fc4aa297d0185911ac50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/251015 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew LipmanDialogue and philosophical investigation with children: Matthew Lipman's proposalDiálogoInvestigação filosóficaCriançasOs alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.The 6th grade students, who are entering the Final Years of Elementary School, often find difficulties to participate in an investigative dialogue ethically in the school environment. This happens due to the lack of strategies that meet the aspirations of students and can be applied from the beginning of the schooling process. This research aimed to verify how dialogue and philosophical investigation, proposed by Matthew Lipman, are articulated in the classroom. This research is qualitative and participant, because it is characterized by the involvement and identification of the researcher with the investigated subjects. The participants of the research were the students and teachers of the 6th year of Elementary School, being 22 students of the 6th "A" and 20 students of the 6th year "B" of a school of the municipal public school of a city in the state of Maranhão. Data collection took place through Focus Group, with students and teachers, through questions about dialogue and philosophical investigation, factors that interfere in the dialogic investigative process in a rational way and in the ethical positioning of children in front of the diversity that surrounds them. In this sense, an educational product was developed an interactive digital novel about ethics and dialogue in social networks, entitled "BYA: a dialogue with digital natives", composed of four chapters containing texts, images, audios and animated videos. The product is also accompanied by an application guide, also digital, to guide teachers. The results of the focus groups demonstrate that students are dissatisfied with the way teaching practice and classroom interactions take placeNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP]Faculdade de Ciências - FCLima, Mateus Além Silva2023-10-19T11:53:56Z2023-10-19T11:53:56Z2023-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023https://hdl.handle.net/11449/251015https://lattes.cnpq.br/1675637696878276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:07:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:17.704369Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman Dialogue and philosophical investigation with children: Matthew Lipman's proposal |
title |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman |
spellingShingle |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman Lima, Mateus Além Silva Diálogo Investigação filosófica Crianças |
title_short |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman |
title_full |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman |
title_fullStr |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman |
title_full_unstemmed |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman |
title_sort |
Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman |
author |
Lima, Mateus Além Silva |
author_facet |
Lima, Mateus Além Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP] Faculdade de Ciências - FC |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mateus Além Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diálogo Investigação filosófica Crianças |
topic |
Diálogo Investigação filosófica Crianças |
description |
Os alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-19T11:53:56Z 2023-10-19T11:53:56Z 2023-08-22 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Lima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023 https://hdl.handle.net/11449/251015 https://lattes.cnpq.br/1675637696878276 |
identifier_str_mv |
Lima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023 |
url |
https://hdl.handle.net/11449/251015 https://lattes.cnpq.br/1675637696878276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128689036066816 |