Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mateus Além Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/251015
https://lattes.cnpq.br/1675637696878276
Resumo: Os alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.
id UNSP_218bb006a863fc4aa297d0185911ac50
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/251015
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew LipmanDialogue and philosophical investigation with children: Matthew Lipman's proposalDiálogoInvestigação filosóficaCriançasOs alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.The 6th grade students, who are entering the Final Years of Elementary School, often find difficulties to participate in an investigative dialogue ethically in the school environment. This happens due to the lack of strategies that meet the aspirations of students and can be applied from the beginning of the schooling process. This research aimed to verify how dialogue and philosophical investigation, proposed by Matthew Lipman, are articulated in the classroom. This research is qualitative and participant, because it is characterized by the involvement and identification of the researcher with the investigated subjects. The participants of the research were the students and teachers of the 6th year of Elementary School, being 22 students of the 6th "A" and 20 students of the 6th year "B" of a school of the municipal public school of a city in the state of Maranhão. Data collection took place through Focus Group, with students and teachers, through questions about dialogue and philosophical investigation, factors that interfere in the dialogic investigative process in a rational way and in the ethical positioning of children in front of the diversity that surrounds them. In this sense, an educational product was developed an interactive digital novel about ethics and dialogue in social networks, entitled "BYA: a dialogue with digital natives", composed of four chapters containing texts, images, audios and animated videos. The product is also accompanied by an application guide, also digital, to guide teachers. The results of the focus groups demonstrate that students are dissatisfied with the way teaching practice and classroom interactions take placeNão recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP]Faculdade de Ciências - FCLima, Mateus Além Silva2023-10-19T11:53:56Z2023-10-19T11:53:56Z2023-08-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023https://hdl.handle.net/11449/251015https://lattes.cnpq.br/1675637696878276porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-02T06:07:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/251015Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:42:17.704369Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
Dialogue and philosophical investigation with children: Matthew Lipman's proposal
title Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
spellingShingle Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
Lima, Mateus Além Silva
Diálogo
Investigação filosófica
Crianças
title_short Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
title_full Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
title_fullStr Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
title_full_unstemmed Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
title_sort Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthew Lipman
author Lima, Mateus Além Silva
author_facet Lima, Mateus Além Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Eli Vagner Francisco [UNESP]
Faculdade de Ciências - FC
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mateus Além Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Diálogo
Investigação filosófica
Crianças
topic Diálogo
Investigação filosófica
Crianças
description Os alunos do 6º ano, ingressantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, frequentemente encontram dificuldades para participar de um diálogo investigativo de maneira ética no ambiente escolar. Isso acontece devido à falta de estratégias que venham ao encontro dos anseios dos alunos e que possam ser aplicadas desde o início do processo de escolarização. Esta pesquisa objetivou verificar como o diálogo e a investigação, propostos por Lipman, podem potencializar o processo de ensino-aprendizagem e como eles são articulados em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza qualitativa com característica de pesquisa participante, pois caracteriza se pelo envolvimento e identificação do pesquisador com os sujeitos investigados. Os participantes da pesquisa foram os alunos e professores do 6º ano do Ensino Fundamental, sendo 22 alunos do 6º “A” e 20 alunos do 6º ano “B” de uma escola da rede pública municipal de ensino de uma cidade no estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de Grupo Focal, com alunos e professores, por meio de questões sobre o diálogo e a investigação filosófica, assim como os fatores que interferem no processo dialógico investigativo de maneira racional e no posicionamento ético dos alunos frente à diversidade que as cercam. Nesse sentido desenvolveu-se um produto educacional, ou seja, uma novela interativa digital sobre a ética e o diálogo nas redes sociais, intitulada “BYA: um diálogo com os nativos digitais”, composta por quatro capítulos contendo textos, imagens, áudios e vídeos animados. O produto também é acompanhado por um guia de aplicação, também digital, para orientar os professores. Os resultados dos grupos focais demonstram que os alunos estão insatisfeitos com a maneira como a prática docente e as interações em sala de aula acontecem. Esta pesquisa está vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica da UNESP de Bauru, Linha de Pesquisa “Fundamentos do Ensino e da Educação Básica”, sob orientação do professor Dr. Eli Vagner Francisco Rodrigues, que foi defendida em 22 de agosto de 2023. Este estudo não se esgota em si, mas provoca novos e ricos questionamentos para pesquisas futuras.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-19T11:53:56Z
2023-10-19T11:53:56Z
2023-08-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Lima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023
https://hdl.handle.net/11449/251015
https://lattes.cnpq.br/1675637696878276
identifier_str_mv Lima, M. A. S. Diálogo e investigação filosófica com crianças: a proposta de Matthem Lipman. 2023. 141p. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023
url https://hdl.handle.net/11449/251015
https://lattes.cnpq.br/1675637696878276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128689036066816