Modelagem e tecnologia: alternativas metodológicas para a educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Aparecida da [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/181669
Resumo: Esta dissertação de mestrado resulta de reflexões que venho desenvolvendo desde o curso de Pedagogia. O objetivo geral desta pesquisa foi investigar como a Modelagem Matemática e Ferramentas Tecnológicas podem ser utilizadas na Educação Matemática por meio do processo de ensino para colaborar com a apropriação de conceitos matemáticos pelos estudantes. Além disso, buscou-se debater questões teóricas e práticas referentes à Didática e às Metodologias de Ensino da Matemática usuais, tendo como ênfase a perspectiva de jovens que se encontram no Ensino Fundamental II. Ainda, como objetivo específico da pesquisa foi possível examinar e constatar o anseio de saber como a Modelagem Matemática e Ferramentas Tecnológicas poderão ser utilizadas na Educação Matemática por meio do processo de ensino para colaborar com a apropriação de conceitos matemáticos pelos estudantes. O estudo em questão fora pautado em ampla pesquisa bibliográfica sobre Modelagem Matemática e Tecnologia; análise documental e pesquisa participante. Com isso, foi possível, então, desenvolver uma pesquisa quali-quantitativa, e sua hipótese pressupõe que: o Grupo X, em que as ferramentas Modelagem Matemática e Tecnologia foram aplicadas juntas com aulas diferenciadas, apresente melhores resultados comparativos do que a Grupo Y, e que seja notado seu desempenho mais consistente, pois esse grupo teve contato com diferentes ferramentas e formas de ensino e foram incentivados a interagirem com seus pares para lidar com desafios propostos. À vista disso, conclui-se que a Modelagem ajuda a compreender a ação do estudante sobre o meio, ou seja, a capacidade que ele tem de ajustar um conceito teórico à prática, criando assim, um modelo para facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula com situações cotidianas - para conseguir vislumbrar a aplicação prática das teorias estudadas. E a Tecnologia como uma ferramenta atrativa que vem para ajudar na visualização gráfica da aplicação matemática, que pode ajudar no desenvolvimento e aprendizagem desses estudantes facilitando a compreensão de determinados assuntos.
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Ainda, como objetivo específico da pesquisa foi possível examinar e constatar o anseio de saber como a Modelagem Matemática e Ferramentas Tecnológicas poderão ser utilizadas na Educação Matemática por meio do processo de ensino para colaborar com a apropriação de conceitos matemáticos pelos estudantes. O estudo em questão fora pautado em ampla pesquisa bibliográfica sobre Modelagem Matemática e Tecnologia; análise documental e pesquisa participante. Com isso, foi possível, então, desenvolver uma pesquisa quali-quantitativa, e sua hipótese pressupõe que: o Grupo X, em que as ferramentas Modelagem Matemática e Tecnologia foram aplicadas juntas com aulas diferenciadas, apresente melhores resultados comparativos do que a Grupo Y, e que seja notado seu desempenho mais consistente, pois esse grupo teve contato com diferentes ferramentas e formas de ensino e foram incentivados a interagirem com seus pares para lidar com desafios propostos. À vista disso, conclui-se que a Modelagem ajuda a compreender a ação do estudante sobre o meio, ou seja, a capacidade que ele tem de ajustar um conceito teórico à prática, criando assim, um modelo para facilitar a compreensão dos conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula com situações cotidianas - para conseguir vislumbrar a aplicação prática das teorias estudadas. E a Tecnologia como uma ferramenta atrativa que vem para ajudar na visualização gráfica da aplicação matemática, que pode ajudar no desenvolvimento e aprendizagem desses estudantes facilitando a compreensão de determinados assuntos.This Master's Dissertation results from reflections that I have been developing since the Pedagogy course. The general objective of this research was to investigate how Mathematical Modeling and Technological Tools can be used in Mathematics Education through the teaching process to collaborate with students' appropriation of mathematical concepts. In addition, we sought to discuss theoretical and practical questions regarding Didactics and the usual Mathematics Teaching Methodologies, with emphasis on the perspective of young people found in Elementary School II. Also, as a specific objective of the research it was possible to examine and verify the desire to know how Mathematical Modeling and Technological Tools could be used in Mathematics Education through the teaching process to collaborate with the students' appropriation of mathematical concepts. The study in question was based on extensive bibliographical research on Mathematical Modeling and Technology; documentary analysis and participant research. With this, it was possible to develop a qualitative-quantitative research, and its hypothesis assumes that: Group X, in which the Mathematical Modeling and Technology tools were applied together with differentiated classes, presented better comparative results than Group Y, and that their performance is more consistent, since this group had contact with different tools and forms of teaching and were encouraged to interact with their peers to deal with proposed challenges. In light of this, it is concluded that Modeling helps to understand the student's action on the environment, that is, his ability to adjust a theoretical concept to practice, thus creating a model to facilitate the understanding of the mathematical contents worked in classroom with everyday situations - to get a glimpse of the practical application of the theories studied. And Technology as an attractive tool that comes to assist in graphical visualization of mathematical application, which can aid in the development and learning of these students facilitating the understanding of certain subjects.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Miguel, José Carlos [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Camila Aparecida da [UNESP]2019-04-23T13:37:41Z2019-04-23T13:37:41Z2019-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18166900091546733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:11:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181669Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:11:15Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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