Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceregatto, Luciana [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/96051
Resumo: No Brasil, somente a partir dos anos 1990 as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Nesse contexto, passou-se a considerar o quanto o “modo de vida” pessoal está relacionado com o profissional. Tendo isso em vista, o presente estudo objetivou (a) identificar os aspectos mais significativos das trajetórias de vida para a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública Paulista, sendo eses da primeira turma de formandos após a reestruturação curricular; (b) desvelar os diferentes aspectos que compõem o saber da experiência na prática desses estudantes; (c) elucidar os espaços sociais tidos como significativos da vida universitária para a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação participante e a entrevista semi-estruturada e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo. Sendo que os participantes são os 21 alunos de licenciatura em Educação Física. Os resultados revelaram que aspectos ligados à vivência prática e a dimensão afetiva se destacaram como fundamentais para a formação inicial, sendo que tais aspectos extrapolam o que compreende o âmbito universitário, ou seja, se desdobram desde os docentes da graduação até a família e os amigos. No que se refere aos saberes da experiência, observou-se que este se constitui a partir das diversas vivências ocorridas ao longo da vida, com destaque para as vivências esportivas, as brincadeiras da infância, a prática profissional envolvendo recreação, dança, esportes, academia e os projetos de extensão. Já em...
id UNSP_220544c2254d4f9f291870dfe95eb19e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/96051
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação físicaEducação física - Estudo e ensinoProfessores de educação fisicaEstudantes - Aspectos sociaisNo Brasil, somente a partir dos anos 1990 as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Nesse contexto, passou-se a considerar o quanto o “modo de vida” pessoal está relacionado com o profissional. Tendo isso em vista, o presente estudo objetivou (a) identificar os aspectos mais significativos das trajetórias de vida para a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública Paulista, sendo eses da primeira turma de formandos após a reestruturação curricular; (b) desvelar os diferentes aspectos que compõem o saber da experiência na prática desses estudantes; (c) elucidar os espaços sociais tidos como significativos da vida universitária para a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação participante e a entrevista semi-estruturada e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo. Sendo que os participantes são os 21 alunos de licenciatura em Educação Física. Os resultados revelaram que aspectos ligados à vivência prática e a dimensão afetiva se destacaram como fundamentais para a formação inicial, sendo que tais aspectos extrapolam o que compreende o âmbito universitário, ou seja, se desdobram desde os docentes da graduação até a família e os amigos. No que se refere aos saberes da experiência, observou-se que este se constitui a partir das diversas vivências ocorridas ao longo da vida, com destaque para as vivências esportivas, as brincadeiras da infância, a prática profissional envolvendo recreação, dança, esportes, academia e os projetos de extensão. Já em...Since the 1990s the Brazilian educational research began to focus on teaching practice and pedagogical knowledge, bringing the personal and professional development of teachers into the scenario. In this context, we started to consider how the personal lifestyle is related to the professional. From this standpoint, this research aimed to (a) identify the most significant aspects of life trajectories for the students’ preparation in Physical Education undergraduate course of one public University in São Paulo State, the first group to be professionally prepared after the new curriculum restructuring; (b) reveal different aspects that make up the experience knowledge in the students’ practice; (c) elucidate the social spaces that are significant from University life to the initial preparation. This is a qualitative research, based on case study, with participant observation and semi-structured interview as data collection techniques, and using content analysis as data analysis technique. The participants are 21 Physical Education undergraduate students. The results revealed that aspects related the practical experience and the affective dimension stood out as fundamental for initial preparation, and these aspects extrapolate the scope which includes University, i.e., the scope unfolds from professors until family and friends. About experience knowledge, we have observed that it is constituted from various experiences throughout life, especially sports experiences, play and games during the childhood, professional practice involving recreation, dance, sports, fitness, and extension projects. In relation to the University social spaces considered important for the professional preparation, the study revealed that they are anchored in the University tripod (teaching, research, and extension), considering that one... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neto, Samuel de Souza [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ceregatto, Luciana [UNESP]2014-06-11T19:28:00Z2014-06-11T19:28:00Z2012-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 f. : il.application/pdfCEREGATTO, Luciana. Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física. 2012. 192 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/96051000693088ceregatto_l_me_rcla.pdf33004137062P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-07T06:07:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/96051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:03:31.996893Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
title Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
spellingShingle Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
Ceregatto, Luciana [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Professores de educação fisica
Estudantes - Aspectos sociais
title_short Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
title_full Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
title_fullStr Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
title_full_unstemmed Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
title_sort Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física
author Ceregatto, Luciana [UNESP]
author_facet Ceregatto, Luciana [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neto, Samuel de Souza [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceregatto, Luciana [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Professores de educação fisica
Estudantes - Aspectos sociais
topic Educação física - Estudo e ensino
Professores de educação fisica
Estudantes - Aspectos sociais
description No Brasil, somente a partir dos anos 1990 as pesquisas educacionais passaram a focalizar a prática docente e os saberes pedagógicos, colocando em cena o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores. Nesse contexto, passou-se a considerar o quanto o “modo de vida” pessoal está relacionado com o profissional. Tendo isso em vista, o presente estudo objetivou (a) identificar os aspectos mais significativos das trajetórias de vida para a formação inicial dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública Paulista, sendo eses da primeira turma de formandos após a reestruturação curricular; (b) desvelar os diferentes aspectos que compõem o saber da experiência na prática desses estudantes; (c) elucidar os espaços sociais tidos como significativos da vida universitária para a formação inicial. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, tendo como técnicas de coleta de dados a observação participante e a entrevista semi-estruturada e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo. Sendo que os participantes são os 21 alunos de licenciatura em Educação Física. Os resultados revelaram que aspectos ligados à vivência prática e a dimensão afetiva se destacaram como fundamentais para a formação inicial, sendo que tais aspectos extrapolam o que compreende o âmbito universitário, ou seja, se desdobram desde os docentes da graduação até a família e os amigos. No que se refere aos saberes da experiência, observou-se que este se constitui a partir das diversas vivências ocorridas ao longo da vida, com destaque para as vivências esportivas, as brincadeiras da infância, a prática profissional envolvendo recreação, dança, esportes, academia e os projetos de extensão. Já em...
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
2014-06-11T19:28:00Z
2014-06-11T19:28:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CEREGATTO, Luciana. Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física. 2012. 192 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/96051
000693088
ceregatto_l_me_rcla.pdf
33004137062P0
identifier_str_mv CEREGATTO, Luciana. Os saberes da experiência discente: um estudo de caso na educação física. 2012. 192 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.
000693088
ceregatto_l_me_rcla.pdf
33004137062P0
url http://hdl.handle.net/11449/96051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128747677679616