Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, André Luiz Busoni [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/118487
Resumo: Tendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas que dão sustentação a Educação Física na escola buscou-se averiguar, nesse processo educativo, quais são os saberes que as fundamentam. Na busca dos dados utilizou-se como procedimentos metodológicos o estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo exploratório, tendo no questionário o instrumento para a coleta de dados e na analise de conteúdo a apreciação dos resultados encontrados. Com relação aos saberes e a teoria que fundamentam a prática pedagógica dos participantes no estágio observou-se, nas descrições, de um lado a emergência do saber experiêncial neste contexto, trazendo subjacente a ele os saberes da formação embasados pelas disciplinas/matérias pedagógicas. Entretanto, por outro lado, a categoria genérico (no que diz respeito às teorias que fundamentam esta prática) apareceu como um registro no fato de que os participantes têm muita dificuldade em elucidar com clareza as teorias que lhes dão suporte. Embora reconheçam, genericamente, que são os conhecimentos do curso que os embasam em suas ações, como as abordagens de ensino, não apontaram de forma clara quais são denotando talvez um limite da licenciatura. Com relação ao saber da experiêncial não deixa de ser relevante este aspecto presente na prática pedagógica desse professor principiante, considerando se tratar que a socialização primária permeia a formação desse professor, podendo se dizer que há um saber prático do qual emana uma epistemologia de conhecimento em construção pautada numa racionalidade prática.
id UNSP_5d861793efeed45fd227d24f0bac12c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/118487
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Os saberes docentes na prática pedagógica da educação físicaEducação física - Estudo e ensinoProfessores de educação fisicaProfessores - FormaçãoSaberes docentesPrática pedagógicaTendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas que dão sustentação a Educação Física na escola buscou-se averiguar, nesse processo educativo, quais são os saberes que as fundamentam. Na busca dos dados utilizou-se como procedimentos metodológicos o estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo exploratório, tendo no questionário o instrumento para a coleta de dados e na analise de conteúdo a apreciação dos resultados encontrados. Com relação aos saberes e a teoria que fundamentam a prática pedagógica dos participantes no estágio observou-se, nas descrições, de um lado a emergência do saber experiêncial neste contexto, trazendo subjacente a ele os saberes da formação embasados pelas disciplinas/matérias pedagógicas. Entretanto, por outro lado, a categoria genérico (no que diz respeito às teorias que fundamentam esta prática) apareceu como um registro no fato de que os participantes têm muita dificuldade em elucidar com clareza as teorias que lhes dão suporte. Embora reconheçam, genericamente, que são os conhecimentos do curso que os embasam em suas ações, como as abordagens de ensino, não apontaram de forma clara quais são denotando talvez um limite da licenciatura. Com relação ao saber da experiêncial não deixa de ser relevante este aspecto presente na prática pedagógica desse professor principiante, considerando se tratar que a socialização primária permeia a formação desse professor, podendo se dizer que há um saber prático do qual emana uma epistemologia de conhecimento em construção pautada numa racionalidade prática.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza Neto, Samuel de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, André Luiz Busoni [UNESP]2015-03-23T15:10:51Z2015-03-23T15:10:51Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis32 f.application/pdfCAMPOS, André Luiz Busoni. Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física. 2008. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.http://hdl.handle.net/11449/118487000570810campos_alb_tcc_rcla.pdf7352600571268275Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-01T06:14:12Zoai:repositorio.unesp.br:11449/118487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:38:59.239541Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
title Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
spellingShingle Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
Campos, André Luiz Busoni [UNESP]
Educação física - Estudo e ensino
Professores de educação fisica
Professores - Formação
Saberes docentes
Prática pedagógica
title_short Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
title_full Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
title_fullStr Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
title_full_unstemmed Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
title_sort Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física
author Campos, André Luiz Busoni [UNESP]
author_facet Campos, André Luiz Busoni [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza Neto, Samuel de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, André Luiz Busoni [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física - Estudo e ensino
Professores de educação fisica
Professores - Formação
Saberes docentes
Prática pedagógica
topic Educação física - Estudo e ensino
Professores de educação fisica
Professores - Formação
Saberes docentes
Prática pedagógica
description Tendo como objetivo identificar as práticas pedagógicas que dão sustentação a Educação Física na escola buscou-se averiguar, nesse processo educativo, quais são os saberes que as fundamentam. Na busca dos dados utilizou-se como procedimentos metodológicos o estudo de natureza qualitativa do tipo descritivo exploratório, tendo no questionário o instrumento para a coleta de dados e na analise de conteúdo a apreciação dos resultados encontrados. Com relação aos saberes e a teoria que fundamentam a prática pedagógica dos participantes no estágio observou-se, nas descrições, de um lado a emergência do saber experiêncial neste contexto, trazendo subjacente a ele os saberes da formação embasados pelas disciplinas/matérias pedagógicas. Entretanto, por outro lado, a categoria genérico (no que diz respeito às teorias que fundamentam esta prática) apareceu como um registro no fato de que os participantes têm muita dificuldade em elucidar com clareza as teorias que lhes dão suporte. Embora reconheçam, genericamente, que são os conhecimentos do curso que os embasam em suas ações, como as abordagens de ensino, não apontaram de forma clara quais são denotando talvez um limite da licenciatura. Com relação ao saber da experiêncial não deixa de ser relevante este aspecto presente na prática pedagógica desse professor principiante, considerando se tratar que a socialização primária permeia a formação desse professor, podendo se dizer que há um saber prático do qual emana uma epistemologia de conhecimento em construção pautada numa racionalidade prática.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2015-03-23T15:10:51Z
2015-03-23T15:10:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAMPOS, André Luiz Busoni. Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física. 2008. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/118487
000570810
campos_alb_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
identifier_str_mv CAMPOS, André Luiz Busoni. Os saberes docentes na prática pedagógica da educação física. 2008. 32 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2008.
000570810
campos_alb_tcc_rcla.pdf
7352600571268275
url http://hdl.handle.net/11449/118487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 32 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128683269947392