Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lucchesi, Fernando Del Mando [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97474
Resumo: O implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que seu usuário recupere, ou tenha pela primeira vez, a detecção auditiva. No entanto, para aprender outras habilidades auditivas (discriminar, reconhecer, compreender, memorizar) e a linguagem oral, faz-se necessário, em muitos casos, um processo de reabilitação e ensino sistemático. O programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos se constitui em uma proposta de ensino sistemático consolidada na área de estudos sobre o comportamento verbal e função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino de leitura e escrita Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear. Para tanto, participaram duas crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear, com idades entre sete e oito anos.O delineamento consistiu na Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes a após a exposição das três primeiras Unidades do Módulo 1 do programa de ensino. Na avaliação inicial, ambos os participantes foram caracterizados como aptos à exposição do programa, com desempenhos baixos de leitura e escrita, no entanto, bons desempenhos em tarefas de seleção, sobretudo envolvendo identidade entre palavras. Durante os 13 passos de ensino expostos, os participantes demandaram, em média, duas exposições de cada passo para que apresentassem 100% de acertos em tarefas de seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas (AC) e tarefas de ditado por composição de sílabas (AEs), envolvendo as palavras de treino. Nos testes realizados após o ensino, os participantes demonstraram desempenhos superiores em relação...
id UNSP_2206b8dd287b09f16c4072b2e655fdfb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97474
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclearLeituraEscritaFala - InteligibilidadeEstimulos sensoriaisReadingO implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que seu usuário recupere, ou tenha pela primeira vez, a detecção auditiva. No entanto, para aprender outras habilidades auditivas (discriminar, reconhecer, compreender, memorizar) e a linguagem oral, faz-se necessário, em muitos casos, um processo de reabilitação e ensino sistemático. O programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos se constitui em uma proposta de ensino sistemático consolidada na área de estudos sobre o comportamento verbal e função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino de leitura e escrita Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear. Para tanto, participaram duas crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear, com idades entre sete e oito anos.O delineamento consistiu na Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes a após a exposição das três primeiras Unidades do Módulo 1 do programa de ensino. Na avaliação inicial, ambos os participantes foram caracterizados como aptos à exposição do programa, com desempenhos baixos de leitura e escrita, no entanto, bons desempenhos em tarefas de seleção, sobretudo envolvendo identidade entre palavras. Durante os 13 passos de ensino expostos, os participantes demandaram, em média, duas exposições de cada passo para que apresentassem 100% de acertos em tarefas de seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas (AC) e tarefas de ditado por composição de sílabas (AEs), envolvendo as palavras de treino. Nos testes realizados após o ensino, os participantes demonstraram desempenhos superiores em relação...The cochlear implant is an electronic device that allows its users to regain, or have for the first time, sound detection skills. Nevertheless, in order to learn other hearing skills (discriminate, recognize, comprehend, memorize) and oral language, it is necessary, in many cases, a rehabilitation and sytematically teaching process. The program Learning to Read and Spell in Small Steps (Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos) is a proposition of systematic teaching based upon verbal behavior and symbolic functions' fields of research, and operated by the equivalence realtions paradigm. The goal of the present study was to assess the effects of the program Learning to Read and Spell in Small Steps on the speech intelligibility of hearing-impaired and implanted children. Two children with prelingual hearing loss and cochlear implant users, with ages between seven and eight years old, participated in this study. The data collection design consisted on the Reading and Spelling Web Assessment before and after the teaching Modulo 1's three first Units exposition. In the initial assessment, both participants were characterized as suitable for the program, with low reading and spelling scores, although, presenting good scores in word identity selection-based tasks. During the 13 teaching steps exposed, participants required a mean of two expositions of each step to present a 100% of correct answers in dictated - printed words matching tasks (AC) and constructed response syllable matching of dictated words (AEs) tasks, involving training words. In the assessment exposed after teaching, both participants presented superior scores than the initial tests, showing the teaching program effects' extension over the speech intelligibility, even without the adoption of any vocal topographic modeling procedure (i.e. imitation)... (Complete abstract click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 11/16035-2Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lucchesi, Fernando Del Mando [UNESP]2014-06-11T19:29:00Z2014-06-11T19:29:00Z2013-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis109 f. : il.application/pdfLUCCHESI, Fernando Del Mando. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.http://hdl.handle.net/11449/97474000708585lucchesi_fm_me_bauru.pdf33004056085P0Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:15:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97474Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:03:53.127628Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
title Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
spellingShingle Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
Lucchesi, Fernando Del Mando [UNESP]
Leitura
Escrita
Fala - Inteligibilidade
Estimulos sensoriais
Reading
title_short Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
title_full Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
title_fullStr Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
title_full_unstemmed Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
title_sort Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear
author Lucchesi, Fernando Del Mando [UNESP]
author_facet Lucchesi, Fernando Del Mando [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lucchesi, Fernando Del Mando [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Fala - Inteligibilidade
Estimulos sensoriais
Reading
topic Leitura
Escrita
Fala - Inteligibilidade
Estimulos sensoriais
Reading
description O implante coclear é um dispositivo eletrônico que permite que seu usuário recupere, ou tenha pela primeira vez, a detecção auditiva. No entanto, para aprender outras habilidades auditivas (discriminar, reconhecer, compreender, memorizar) e a linguagem oral, faz-se necessário, em muitos casos, um processo de reabilitação e ensino sistemático. O programa Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos se constitui em uma proposta de ensino sistemático consolidada na área de estudos sobre o comportamento verbal e função simbólica operacionalizados pelo paradigma das relações de equivalência. O objetivo do presente estudo foi o de avaliar as extensões do efeito do programa de ensino de leitura e escrita Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos sobre a inteligibilidade da fala de crianças com deficiência auditiva e usuárias de implante coclear. Para tanto, participaram duas crianças com deficiência auditiva pré-lingual e usuárias de implante coclear, com idades entre sete e oito anos.O delineamento consistiu na Avaliação da Rede de Leitura e Escrita antes a após a exposição das três primeiras Unidades do Módulo 1 do programa de ensino. Na avaliação inicial, ambos os participantes foram caracterizados como aptos à exposição do programa, com desempenhos baixos de leitura e escrita, no entanto, bons desempenhos em tarefas de seleção, sobretudo envolvendo identidade entre palavras. Durante os 13 passos de ensino expostos, os participantes demandaram, em média, duas exposições de cada passo para que apresentassem 100% de acertos em tarefas de seleção de palavras impressas frente a palavras ditadas (AC) e tarefas de ditado por composição de sílabas (AEs), envolvendo as palavras de treino. Nos testes realizados após o ensino, os participantes demonstraram desempenhos superiores em relação...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-25
2014-06-11T19:29:00Z
2014-06-11T19:29:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUCCHESI, Fernando Del Mando. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/97474
000708585
lucchesi_fm_me_bauru.pdf
33004056085P0
identifier_str_mv LUCCHESI, Fernando Del Mando. Avaliação do efeito de um programa de ensino de leitura e escrita sobre a fala de crianças usuárias de implante coclear. 2013. 109 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências de Bauru, 2013.
000708585
lucchesi_fm_me_bauru.pdf
33004056085P0
url http://hdl.handle.net/11449/97474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 109 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129280094240768