Inteligibilidade de fala de crianças usuárias de implante coclear: avaliação e variáveis audiológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berzuini, Karina Aparecida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17152/tde-13052024-160951/
Resumo: Introdução: Atualmente, tem-se observado interesse entre os profissionais que atuam no processo de (re)habilitação de crianças com deficiência auditiva em desenvolver atividades que possam viabilizar a melhoria da inteligibilidade de fala, bem como, instrumentos que possa avaliar e monitorar a qualidade dessa habilidade em crianças em aquisição e desenvolvimento da linguagem. Objetivo: Correlacionar a aplicação e análise da escala SIR associada ao instrumento BIT, além de identificar o conhecimento e uso da escala por profissionais que atuam na área dos Distúrbios da Audição e correlacionar as variáveis audiológicas com o desempenho das crianças em inteligibilidade de fala. Método: O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, No CAAE 45534921.4.0000.5440. Trata-se de um estudo analítico, observacional, transversal, dividido em três etapas: (1) levantamento da experiência de fonoaudiólogos que atuam no processo de (re)habilitação de crianças usuárias de IC quanto ao uso da escala SIR; (2) aplicação, com os critérios estabelecidos no estudo da classificação da escala SIR em 45 amostras de fala de crianças usuárias de implante coclear associada a pontuação do instrumento BIT e; (3) identificação da classificação de inteligibilidade de fala de crianças por fonoaudiólogos e correlação com variáveis audiológicas. Resultados: A escala SIR é pouco difundida entre os profissionais da área. O tempo de uso do dispositivo apresentou correlação estatisticamente significante com as pontuações em inteligibilidade de fala; não houve correlação entre o uso do IC e as variáveis tempo de privação auditiva e idade na implantação. Foi encontrada maior ocorrência de acertos em frases curtas quanto comparadas aos acertos de frases mais extensas. Conclusão: A escala SIR ainda é pouco conhecida pelos fonoaudiólogos. Apresenta grande potencial de confiabilidade quando associada a medidas quantitativas; há correlação significante entre o tempo de uso do IC e a pontuação em inteligibilidade de fala.
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Objetivo: Correlacionar a aplicação e análise da escala SIR associada ao instrumento BIT, além de identificar o conhecimento e uso da escala por profissionais que atuam na área dos Distúrbios da Audição e correlacionar as variáveis audiológicas com o desempenho das crianças em inteligibilidade de fala. Método: O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, No CAAE 45534921.4.0000.5440. Trata-se de um estudo analítico, observacional, transversal, dividido em três etapas: (1) levantamento da experiência de fonoaudiólogos que atuam no processo de (re)habilitação de crianças usuárias de IC quanto ao uso da escala SIR; (2) aplicação, com os critérios estabelecidos no estudo da classificação da escala SIR em 45 amostras de fala de crianças usuárias de implante coclear associada a pontuação do instrumento BIT e; (3) identificação da classificação de inteligibilidade de fala de crianças por fonoaudiólogos e correlação com variáveis audiológicas. Resultados: A escala SIR é pouco difundida entre os profissionais da área. O tempo de uso do dispositivo apresentou correlação estatisticamente significante com as pontuações em inteligibilidade de fala; não houve correlação entre o uso do IC e as variáveis tempo de privação auditiva e idade na implantação. Foi encontrada maior ocorrência de acertos em frases curtas quanto comparadas aos acertos de frases mais extensas. Conclusão: A escala SIR ainda é pouco conhecida pelos fonoaudiólogos. Apresenta grande potencial de confiabilidade quando associada a medidas quantitativas; há correlação significante entre o tempo de uso do IC e a pontuação em inteligibilidade de fala.Introduction: Currently, there has been an interest among professionals working in the (re)habilitation process of children with hearing loss in developing activities that can improve speech intelligibility, as well as instruments that can assess and monitor the quality of this ability in the kids. Objective Correlate the application and analysis of the SIR scale associated with the BIT instrument, in addition to identifying the knowledge and use of the scale by professionals who work in the area of Hearing Disorders and correlating the audiological variables with the performance of the children in speech intelligibility. Method: The project was submitted and approved by the Research Ethics Committee of the Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, under CAAE 45534921.4.0000.5440. This is an analytical, observational, cross-sectional study, divided into three stages: (1) survey of the experience of speech therapists who work in the process of (re)habilitation of children with HF regarding the use of the SIR; (2) application, with the criteria established in the study of the classification of the SIR scale in 45 speech samples of children with cochlear implants associated with the BIT instrument score and; (3) identification of speech therapists\' classification of children\'s speech intelligibility and correlation with audiological variables. Results: The SIR scale is not very widespread among professionals in the sector. Device wear time showed a statistically significant correlation with speech intelligibility scores. There was no manifestation between CI use and the variables of hearing loss time and age at implantation. A higher occurrence of correct responses in short sentences was found compared to correct responses in longer sentences. Conclusion: The SIR scale has great potential for reliability when associated with quantitative measures; CI usage time and speech intelligibility score showed a statistically significant correlation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPReis, Ana Cláudia Mirândola BarbosaBerzuini, Karina Aparecida2024-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17152/tde-13052024-160951/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-10T18:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-13052024-160951Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-10T18:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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