A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daud, Denise da Costa Neves
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
Texto Completo: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832
Resumo: Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista.
id UPM_90e10d6b3ab25f240a1ee16d80485a65
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/24832
network_acronym_str UPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
repository_id_str 10277
spelling http://lattes.cnpq.br/8712052461153621Daud, Denise da Costa NevesBairon, Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/31514717550649912016-03-15T19:43:08Z2020-05-28T18:11:01Z2006-09-202020-05-28T18:11:01Z2006-08-16Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista.The objective of this thesis is to research the different ways that hypermedia could be used as an innovative pedagogical resource in the teaching and learning process; so that it helps the student to build knowledge. This research began with an analysis of two hypermedia works, Leonardo 2.0 - The Inventor and The Local History in the alphabetization process for children, youth and adults of the Diadema municipality; composed by the Diadorim hypermedia, both available in CD-ROM. This study takes into consideration the properties and characteristics of digital environments, particularly hypermedia, analyzing various situations and suggesting ways that contribute to more autonomous learning within this environment, all based on a constructivist pedagogical conception.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfDAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832porUniversidade Presbiteriana Mackenziehipermídiaensino e aprendizagemconstrutivismohypermediateaching and learningconstructivismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4232/DENISE%20DA%20COSTA%20NEVES%20DAUD%20-%20EAHC2006.pdf.jpgA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Petry, Luís Carloshttp://lattes.cnpq.br/9933939386282163BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdfDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdfapplication/pdf3747022https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e6d9a4ce-8b4e-45e1-9c2f-d784033e522c/download4a8a4ca55844bce07b8852ce39dbe693MD51TEXTDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.txtDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.txtExtracted texttext/plain197888https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/95504532-baf3-4765-a083-e644f82c9978/downloade981651ce1e51a9cbae8bfd308bc745cMD52THUMBNAILDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.jpgDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e940dbbd-8b52-4ae2-a1d7-8561507464a1/download5ce2c91a42eed0055fb0f1f5b6491801MD5310899/248322022-03-14 17:22:03.071oai:dspace.mackenzie.br:10899/24832https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:22:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
title A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
spellingShingle A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
Daud, Denise da Costa Neves
hipermídia
ensino e aprendizagem
construtivismo
hypermedia
teaching and learning
constructivism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
title_full A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
title_fullStr A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
title_full_unstemmed A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
title_sort A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
author Daud, Denise da Costa Neves
author_facet Daud, Denise da Costa Neves
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8712052461153621
dc.contributor.author.fl_str_mv Daud, Denise da Costa Neves
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bairon, Sérgio
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3151471755064991
contributor_str_mv Bairon, Sérgio
dc.subject.por.fl_str_mv hipermídia
ensino e aprendizagem
construtivismo
topic hipermídia
ensino e aprendizagem
construtivismo
hypermedia
teaching and learning
constructivism
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv hypermedia
teaching and learning
constructivism
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista.
publishDate 2006
dc.date.available.fl_str_mv 2006-09-20
2020-05-28T18:11:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2006-08-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:43:08Z
2020-05-28T18:11:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832
identifier_str_mv DAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e6d9a4ce-8b4e-45e1-9c2f-d784033e522c/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/95504532-baf3-4765-a083-e644f82c9978/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e940dbbd-8b52-4ae2-a1d7-8561507464a1/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 4a8a4ca55844bce07b8852ce39dbe693
e981651ce1e51a9cbae8bfd308bc745c
5ce2c91a42eed0055fb0f1f5b6491801
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1813820061423501312