A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
Texto Completo: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832 |
Resumo: | Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. |
id |
UPM_90e10d6b3ab25f240a1ee16d80485a65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/24832 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
10277 |
spelling |
http://lattes.cnpq.br/8712052461153621Daud, Denise da Costa NevesBairon, Sérgiohttp://lattes.cnpq.br/31514717550649912016-03-15T19:43:08Z2020-05-28T18:11:01Z2006-09-202020-05-28T18:11:01Z2006-08-16Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista.The objective of this thesis is to research the different ways that hypermedia could be used as an innovative pedagogical resource in the teaching and learning process; so that it helps the student to build knowledge. This research began with an analysis of two hypermedia works, Leonardo 2.0 - The Inventor and The Local History in the alphabetization process for children, youth and adults of the Diadema municipality; composed by the Diadorim hypermedia, both available in CD-ROM. This study takes into consideration the properties and characteristics of digital environments, particularly hypermedia, analyzing various situations and suggesting ways that contribute to more autonomous learning within this environment, all based on a constructivist pedagogical conception.Fundo Mackenzie de Pesquisaapplication/pdfDAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832porUniversidade Presbiteriana Mackenziehipermídiaensino e aprendizagemconstrutivismohypermediateaching and learningconstructivismCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4232/DENISE%20DA%20COSTA%20NEVES%20DAUD%20-%20EAHC2006.pdf.jpgA relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEPeña, Maria de Los Dolores Jimenezhttp://lattes.cnpq.br/9834111047842200Petry, Luís Carloshttp://lattes.cnpq.br/9933939386282163BREducação, Arte e HistóriaUPMEducação, Arte e História da CulturaORIGINALDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdfDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdfapplication/pdf3747022https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e6d9a4ce-8b4e-45e1-9c2f-d784033e522c/download4a8a4ca55844bce07b8852ce39dbe693MD51TEXTDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.txtDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.txtExtracted texttext/plain197888https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/95504532-baf3-4765-a083-e644f82c9978/downloade981651ce1e51a9cbae8bfd308bc745cMD52THUMBNAILDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.jpgDENISE DA COSTA NEVES DAUD - EAHC2006.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1325https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e940dbbd-8b52-4ae2-a1d7-8561507464a1/download5ce2c91a42eed0055fb0f1f5b6491801MD5310899/248322022-03-14 17:22:03.071oai:dspace.mackenzie.br:10899/24832https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:22:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
title |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
spellingShingle |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista Daud, Denise da Costa Neves hipermídia ensino e aprendizagem construtivismo hypermedia teaching and learning constructivism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
title_full |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
title_fullStr |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
title_full_unstemmed |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
title_sort |
A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista |
author |
Daud, Denise da Costa Neves |
author_facet |
Daud, Denise da Costa Neves |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8712052461153621 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Daud, Denise da Costa Neves |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bairon, Sérgio |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3151471755064991 |
contributor_str_mv |
Bairon, Sérgio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
hipermídia ensino e aprendizagem construtivismo |
topic |
hipermídia ensino e aprendizagem construtivismo hypermedia teaching and learning constructivism CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
hypermedia teaching and learning constructivism |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Este trabalho de dissertação se propôs a investigar de que forma a hipermídia pode ser utilizada como recurso pedagógico inovador no processo de ensino e aprendizado de maneira a favorecer a construção do conhecimento por parte do educando. A investigação se deu por meio da análise de duas produções em hipermídia, Leonardo 2.0 O Inventor e História Local nos Processos de Alfabetização de Crianças, Jovens e Adultos do Município de Diadema composta pela hipermídia Diadorim, ambas em CD-ROM. O estudo leva em consideração as propriedades e características dos ambientes digitais, particularmente da hipermídia, analisando diversas situações e sugerindo caminhos que possam contribuir para uma aprendizagem mais autônoma dentro desses ambientes partindo de uma concepção pedagógica construtivista. |
publishDate |
2006 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2006-09-20 2020-05-28T18:11:01Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-08-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:43:08Z 2020-05-28T18:11:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832 |
identifier_str_mv |
DAUD, Denise da Costa Neves. A relação entre a hipermídia e a aprendizagem: uma abordagem construtivista. 2006. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Arte e História) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006. |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/24832 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e6d9a4ce-8b4e-45e1-9c2f-d784033e522c/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/95504532-baf3-4765-a083-e644f82c9978/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/e940dbbd-8b52-4ae2-a1d7-8561507464a1/download |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a8a4ca55844bce07b8852ce39dbe693 e981651ce1e51a9cbae8bfd308bc745c 5ce2c91a42eed0055fb0f1f5b6491801 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
_version_ |
1813820061423501312 |