A atuação da gestão escolar na mediação de conflitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valcezia, Beatriz Convento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244573
Resumo: A mediação de conflitos é um tema latente no campo da educação, sendo muito presente no contexto escolar, mas não tão recorrente no campo educacional, tendo como foco a atuação do gestor. Está claro que as pesquisas apresentam tendências similares, porém há muito o que desmistificar. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo compreender a atuação da gestão escolar frente à necessidade de mediação de conflitos no cotidiano através da revisão da produção acadêmica. Essa temática surge como interesse de pesquisa, uma vez que as vivências apontam para a complexidade imposta nas relações entre pais, alunos e profissionais da área de educação, colocando o gestor como corresponsável nessas situações. Além disso, os dados divulgados em uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva a pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) apontam que 51% dos docentes da rede estadual de ensino afirmam já ter sofrido algum tipo de agressão e, no contexto dos alunos o número cai para 39%. Assim, buscou-se especificamente: 1) Explorar a produção acadêmica e analisar os trabalhos publicados no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) que tratam da mediação de conflitos no ambiente escolar, 2) Discutir quais são as perspectivas propostas a favor da mediação de conflitos no ambiente escolar e, 3) Analisar de que forma o papel do gestor é pensado, diante da necessidade de mediar conflitos, nas produções selecionadas. Metodologicamente foi realizada pesquisa bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) através dos descritores de busca MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, VIOLÊNCIA e GESTÃO ESCOLAR. Após o levantamento dos que iriam compor nossa amostra, os mesmos foram analisados qualitativamente e, em seguida, ocorreu a discussão acerca de seus conteúdos. Dessa forma, concluímos que a principal maneira de o gestor escolar mediar conflitos e realizar ações visando a prevenção dos mesmos é através do diálogo com sua comunidade escolar.
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Além disso, os dados divulgados em uma pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva a pedido do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) apontam que 51% dos docentes da rede estadual de ensino afirmam já ter sofrido algum tipo de agressão e, no contexto dos alunos o número cai para 39%. Assim, buscou-se especificamente: 1) Explorar a produção acadêmica e analisar os trabalhos publicados no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) que tratam da mediação de conflitos no ambiente escolar, 2) Discutir quais são as perspectivas propostas a favor da mediação de conflitos no ambiente escolar e, 3) Analisar de que forma o papel do gestor é pensado, diante da necessidade de mediar conflitos, nas produções selecionadas. Metodologicamente foi realizada pesquisa bibliográfica direcionada para trabalhos que constam no banco de dados do Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) através dos descritores de busca MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, VIOLÊNCIA e GESTÃO ESCOLAR. Após o levantamento dos que iriam compor nossa amostra, os mesmos foram analisados qualitativamente e, em seguida, ocorreu a discussão acerca de seus conteúdos. Dessa forma, concluímos que a principal maneira de o gestor escolar mediar conflitos e realizar ações visando a prevenção dos mesmos é através do diálogo com sua comunidade escolar.Conflict mediation is a latent subject in the field of education, being very present in the school environment, but not so recurring in the educational field, focusing on the performance of the manager. It is explicit that research shows similar trends, but there is much to demystify. In this context, this project, aims to understand the function of school management compared to the need to mediate conflicts daily through the review of academic production. This theme arises as a research interest, since the experiences point to the complexity imposed on the relationships between parents, students and professionals in the education area, establishing the manager as co-responsible in these situations. Also, the data released in a research led by the Locomotiva Institute ordered by the Union of Teachers of Official Education of the State of São Paulo (Apeoesp) point out that 51% of teachers in the state school system affirm to have suffered some type of aggression, and between the students the number drops to 39%. Thus, it seeks specifically: 1) To explore academic production and analyze the works published in the database of the Scientific Electronic Library OnLine (Scielo) that treat conflict mediation in the school environment, 2) Discuss what are the proposed perspectives in favor of conflict mediation in the school environment and, 3) Analyze how the role of the manager is considered, given the need to mediate conflicts, in the selected productions. Methodologically, the bibliographic research will be directed to works that were published in the database of the Scientific Electronic Library OnLine (SciELO) through the search descriptors MEDIATION OF CONFLICTS, VIOLENCE and SCHOOL MANAGEMENT. After the survey of those who effectively compose our sample, they analyzed qualitatively, and then there a discussion about their contents. Therefore, with this research, it was studied to information that enable a clear perspective on the contributions offered. Then, we conclude that the main way of school manager conflicts and common actions to prevent them is through dialogue with the school community.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Adam, Joyce Mary [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Valcezia, Beatriz Convento2023-07-13T18:59:22Z2023-07-13T18:59:22Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244573porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-27T06:14:04Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-11-27T06:14:04Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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