Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078 |
Resumo: | O artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo. |
id |
UFF-2_c3b83a98373fef58501cefc85cb078be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/12078 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escolaYouth Interpretations of Conflicts and Violences at the Schooljuventudeconflitosescolamediaçãoviolênciaviolência na escolayouthconflictschoolmediationviolenceO artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo.SimThe article Youth Interpretations of Conflicts and Violences at the School presents of high school students about their perceptions of conflict and violence in the educational enviromenment. The aim was to analyze how they construct their discourses and narratives about the conflits and what kind of actions and behaviors they consider as violent. Likewise, we intended to understand how conflicts are managed and what extend the possibility of mediation and/or conciliation become a potencial resource for the solution of diferences. We conclude with the need to think the school as a place for facilitation and guidance.Niterói2019-11-10T21:18:46Z2019-11-10T21:18:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Nalayne Mendonça. Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078ProfessorDilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Nalayne Mendonçaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-04T19:44:21Zoai:app.uff.br:1/12078Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:14.547604Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola Youth Interpretations of Conflicts and Violences at the School |
title |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola |
spellingShingle |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola Pinto, Nalayne Mendonça juventude conflitos escola mediação violência violência na escola youth conflict school mediation violence |
title_short |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola |
title_full |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola |
title_fullStr |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola |
title_full_unstemmed |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola |
title_sort |
Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola |
author |
Pinto, Nalayne Mendonça |
author_facet |
Pinto, Nalayne Mendonça |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Nalayne Mendonça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
juventude conflitos escola mediação violência violência na escola youth conflict school mediation violence |
topic |
juventude conflitos escola mediação violência violência na escola youth conflict school mediation violence |
description |
O artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-11-10T21:18:46Z 2019-11-10T21:18:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
PINTO, Nalayne Mendonça. Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015. https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078 Professor |
identifier_str_mv |
PINTO, Nalayne Mendonça. Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015. Professor |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
publisher.none.fl_str_mv |
Niterói |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823633144741888 |