Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Nalayne Mendonça
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078
Resumo: O artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo.
id UFF-2_c3b83a98373fef58501cefc85cb078be
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/12078
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escolaYouth Interpretations of Conflicts and Violences at the Schooljuventudeconflitosescolamediaçãoviolênciaviolência na escolayouthconflictschoolmediationviolenceO artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo.SimThe article Youth Interpretations of Conflicts and Violences at the School presents of high school students about their perceptions of conflict and violence in the educational enviromenment. The aim was to analyze how they construct their discourses and narratives about the conflits and what kind of actions and behaviors they consider as violent. Likewise, we intended to understand how conflicts are managed and what extend the possibility of mediation and/or conciliation become a potencial resource for the solution of diferences. We conclude with the need to think the school as a place for facilitation and guidance.Niterói2019-11-10T21:18:46Z2019-11-10T21:18:46Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPINTO, Nalayne Mendonça. Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078ProfessorDilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Nalayne Mendonçaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2020-12-04T19:44:21Zoai:app.uff.br:1/12078Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:14.547604Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
Youth Interpretations of Conflicts and Violences at the School
title Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
spellingShingle Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
Pinto, Nalayne Mendonça
juventude
conflitos
escola
mediação
violência
violência na escola
youth
conflict
school
mediation
violence
title_short Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
title_full Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
title_fullStr Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
title_full_unstemmed Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
title_sort Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola
author Pinto, Nalayne Mendonça
author_facet Pinto, Nalayne Mendonça
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Nalayne Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv juventude
conflitos
escola
mediação
violência
violência na escola
youth
conflict
school
mediation
violence
topic juventude
conflitos
escola
mediação
violência
violência na escola
youth
conflict
school
mediation
violence
description O artigo apresenta as falas de alunos de duas escolas públicas municipais sobre as percepções dos conflitos e violências no ambiente escolar. Analisa-se como eles constroem discursos e narrativas acerca dos conflitos e o que classificam como atos e comportamentos violentos. Também percebe-se como são encaminhados os conflitos e se a mediação e/ou conciliação torna-se possível para a solução das diferenças. A alteridade é balizadora do debate e fonte de tensão e conflito. Vê-se, assim, a necessidade de pensar a escola como um espaço plural e facilitador na solução de conflitos, onde os jovens aprendam a conviver com a diversidade, a tolerância e o diálogo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-11-10T21:18:46Z
2019-11-10T21:18:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PINTO, Nalayne Mendonça. Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.
https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078
Professor
identifier_str_mv PINTO, Nalayne Mendonça. Percepções de Jovens sobre conflitos e violências na escola. Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.
Professor
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/12078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social, v. 1, p. 165-187, 2015.
dc.rights.driver.fl_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Niterói
publisher.none.fl_str_mv Niterói
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823633144741888