Formações imaginárias de autores de livros didáticos de física presentes em propostas de atividades experimentais para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Waldemir de Paula
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/154341
Resumo: O livro didático de Física tem sido alvo de estudos nas últimas décadas, sobretudo devido aos programas governamentais de compra e distribuição de livros. Neste contexto, também tomamos como objeto de análise, livros didáticos de Física, particularmente, a análise de propostas de atividades experimentais presentes nestes livros. Para isso, escolhemos três coleções didáticas de Física do PNLD 2015, sendo as mais distribuídas nas escolas de nível médio de ensino. Nossa análise também incluiu o Manual do professor que acompanha cada volume de cada coleção didática aqui considerada. Nesta investigação, buscamos conhecer, por meio do texto didático, as formações imaginárias que permitem identificar a imagem que autores destas coleções têm do aluno, do professor e dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Quais são as formações imaginárias projetadas nos LDF relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem? Decorrentes dessa: Quais são as formações imaginárias relacionadas ao papel do aluno em sua relação com o LDF? Quais são as formações imaginárias relacionadas ao papel do professor em sua relação com o LDF? O referencial teórico-metodológico adotado foi o da vertente francesa da Análise do Discurso, sobretudo os estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Para a caracterização das propostas experimentais dessas coleções didáticas, utilizamos alguns aspectos tomados de Del Carlo e Housome e de Araújo e Abib e para a apresentação de uma síntese dos resultados dessa investigação, utilizamos uma ficha episódica adaptada de Teun A. Van Dijk. Os resultados da análise das propostas experimentais mostraram, com algumas nuances a mesma imagem do aluno, do professor e dos processos de ensino e de aprendizagem nessas três coleções didáticas. Isso porque constatamos a predominância de um mesmo tipo de abordagem experimental que se enquadra no modelo de laboratório didático tradicional. Neste caso, a atuação do aluno está restrita ao cumprimento do que está exposto no roteiro experimental. No Manual do professor, constatamos que essas imagens ganham outras dimensões visto que, nele, os autores defendem o uso de atividades experimentais de caráter mais problematizador e de cunho investigativo que possibilitam um envolvimento maior tanto do aluno como do professor no processo educativo. Verificamos, então, uma discrepância entre as imagens depreendidas das propostas experimentais e as do Manual do professor. Esta discordância pode estar relacionada com as diferentes formações discursivas que atravessam o texto didático. Assim, diferentes vozes ecoam nele como: a dos documentos oficiais de educação brasileiros, a dos critérios obrigatórios e eliminatórios do PNLD, a do mercado editorial entre outras. Neste sentido, concluímos que o discurso subscrito nas propostas experimentais analisadas remete mais a interesses comerciais do que a interesses educacionais.
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Nesta investigação, buscamos conhecer, por meio do texto didático, as formações imaginárias que permitem identificar a imagem que autores destas coleções têm do aluno, do professor e dos processos de ensino e de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho foi norteado pela seguinte questão de pesquisa: Quais são as formações imaginárias projetadas nos LDF relacionadas aos processos de ensino e de aprendizagem? Decorrentes dessa: Quais são as formações imaginárias relacionadas ao papel do aluno em sua relação com o LDF? Quais são as formações imaginárias relacionadas ao papel do professor em sua relação com o LDF? O referencial teórico-metodológico adotado foi o da vertente francesa da Análise do Discurso, sobretudo os estudos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi. Para a caracterização das propostas experimentais dessas coleções didáticas, utilizamos alguns aspectos tomados de Del Carlo e Housome e de Araújo e Abib e para a apresentação de uma síntese dos resultados dessa investigação, utilizamos uma ficha episódica adaptada de Teun A. Van Dijk. Os resultados da análise das propostas experimentais mostraram, com algumas nuances a mesma imagem do aluno, do professor e dos processos de ensino e de aprendizagem nessas três coleções didáticas. Isso porque constatamos a predominância de um mesmo tipo de abordagem experimental que se enquadra no modelo de laboratório didático tradicional. Neste caso, a atuação do aluno está restrita ao cumprimento do que está exposto no roteiro experimental. No Manual do professor, constatamos que essas imagens ganham outras dimensões visto que, nele, os autores defendem o uso de atividades experimentais de caráter mais problematizador e de cunho investigativo que possibilitam um envolvimento maior tanto do aluno como do professor no processo educativo. Verificamos, então, uma discrepância entre as imagens depreendidas das propostas experimentais e as do Manual do professor. Esta discordância pode estar relacionada com as diferentes formações discursivas que atravessam o texto didático. Assim, diferentes vozes ecoam nele como: a dos documentos oficiais de educação brasileiros, a dos critérios obrigatórios e eliminatórios do PNLD, a do mercado editorial entre outras. Neste sentido, concluímos que o discurso subscrito nas propostas experimentais analisadas remete mais a interesses comerciais do que a interesses educacionais.The textbook of physics has been the subject of studies in recent decades, mainly due to government purchase and distribution programs. In this context, we also take physics textbooks as analysis tools, particularly, the analysis of proposals for experimental activities present in the books. For this, we have chosen three collections of PNLD 2015 physics didactics, the most distributed in high schools. Our analysis also included the teacher's Manual that accompanies each number of didactic collections considered here. In this research, we seek to know, through the textbook, the imaginary formations to identify the image that authors of these collections have of the student, the teacher and the teaching and learning process. In this sense, this work was guided by the following research question: What are the imaginary formations projected in the LDF related to the teaching and learning processes? This question origined the following ones: What are the imaginary formations related to the student's role in their relationship with LDF? What are the imaginary formations related to the teacher's role in relation to the LDF? The theoretical-methodology adopted was that from the French aspect of speech analysis, especially the studies of Michel Pêcheux and Eni Orlandi. For the characterization of experimental proposals from these collections, we used some didactical categories taken from Del Carlo and Housome and from Araújo and Abib and for the presentation of a summary of the results of this research, we used an episodic adapted form from Teun A. Van Dijk. The results of the analysis of the experimental proposals showed, with some nuances, the same image of the student, the teacher and the teaching and learning process in these three didactic Collections. That is because we noticed the predominance of a same type of experimental approach that fits the traditional didactic laboratory model. In this case, the fulfilment of the student is restricted to what is exposed in the script. In the teacher's Manual, we find that these images gain other dimensions because, in the Manual, the authors defend the use of experimental activities that are more fundamental and investigative and enable a greater involvement of both the student and the teacher in the educational process. We see, then, a discrepancy between the images extracted from the experimental proposals and those of the teacher's Manual. This discrepancy may be related to the different discursive formations across the didactic text. Thus, different voices reverberate it such as the official documents of Brazilian education, the mandatory and elementary criteria of the PNLD, and the publishing market etc. Accordingly, we conclude that the subscribed speech of the analysed experimental proposals refers more to commercial interests than to the educational interestsCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Teixeira, Odete Pacubi Baierl [UNJESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silveira, Waldemir de Paula2018-06-25T13:57:41Z2018-06-25T13:57:41Z2018-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15434100090543833004056079P055223139248325200000-0001-7513-8336porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-23T06:14:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/154341Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:24.616263Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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