As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paredes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/151269
Resumo: Esta dissertação tem como tema central a leitura e o leitor na escola e tem como objetivo compreender parte do processo discursivo em jogo na relação do professor e do aluno com os objetos discursivos leitura e leitor. Parte da constatação de que a função da escola é formar sujeitos leitores que possam fazer a relação entre explícitos e implícitos e inter-relacionar o dito e o não-dito, relacionando língua com história. Para atingir tal objetivo, analisamos enunciados produzidos por professores e alunos, dos anos finais de cada ciclo da Educação Básica, dentro do espaço escolar a respeito da leitura e do leitor, em situação de entrevista. O corpus é de caráter experimental e foi constituído por recortes de dezoito entrevistas feitas com professores e alunos. Levamos em consideração, para a análise destas entrevistas a questão do jogo de imagens, isto é, as relações imaginárias que estão sendo produzidas entre os interlocutores, de uma entrevista (professores e alunos), resultantes de projeções. A análise dos objetos de pesquisa foi fundamentada no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso Francesa, principalmente a partir dos trabalhos de Pêcheux e Orlandi publicados no Brasil. Como resultado, pontuamos os vários sentidos de leitura e de leitor que circulam no espaço escolar e descrevemos os jogos de imagens e os mecanismos de antecipação que ocorrem nas enunciações.
id UNSP_c3096e3d6bb4977958a505aca29348d9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/151269
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relaçãoThe imaginary formations and their effects of reading sense in the school: games of images in relationAnálise do discursoEscolaFormações imagináriasLeitorLeituraProdução de sentidoDiscourse analysisSchoolImaginary formationsReaderReadingProduction of sensesEsta dissertação tem como tema central a leitura e o leitor na escola e tem como objetivo compreender parte do processo discursivo em jogo na relação do professor e do aluno com os objetos discursivos leitura e leitor. Parte da constatação de que a função da escola é formar sujeitos leitores que possam fazer a relação entre explícitos e implícitos e inter-relacionar o dito e o não-dito, relacionando língua com história. Para atingir tal objetivo, analisamos enunciados produzidos por professores e alunos, dos anos finais de cada ciclo da Educação Básica, dentro do espaço escolar a respeito da leitura e do leitor, em situação de entrevista. O corpus é de caráter experimental e foi constituído por recortes de dezoito entrevistas feitas com professores e alunos. Levamos em consideração, para a análise destas entrevistas a questão do jogo de imagens, isto é, as relações imaginárias que estão sendo produzidas entre os interlocutores, de uma entrevista (professores e alunos), resultantes de projeções. A análise dos objetos de pesquisa foi fundamentada no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso Francesa, principalmente a partir dos trabalhos de Pêcheux e Orlandi publicados no Brasil. Como resultado, pontuamos os vários sentidos de leitura e de leitor que circulam no espaço escolar e descrevemos os jogos de imagens e os mecanismos de antecipação que ocorrem nas enunciações.This dissertation has as central theme the reading and the reader in the school and has as objective understand the part of the discursive process at stake in the relation of the teacher and the student with the reading and reader discursive objects. It begins with the realization that the function of the school is to form readers who can make the relationship between explicit and implicit and interrelate said and unsaid, relating language with history. For the purpose, we analyzed statements produced by teachers and students, of the final years of each cycle of Education, within the school space regarding reading and reader, in an interview. The corpus is of experimental feature and was composed of eighteen interviews with teachers and students. We take into consideration, for the analysis of these interviews, the question of the game of images, that is, the imaginary relations that are being produced between the interlocutors of an interview (teachers and students), resulting from projections. The analysis of the objects of research was based on the theoretical-analytical device of the French Discourse Analysis, mainly from the works of Pêcheux and Orlandi published in Brazil. As the result, we punctuate the various senses of reading and of reader that circulate in the school space and we describe the games of images and the mechanisms of anticipation that occur in the enunciations.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Manzoni, Rosa Maria [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paredes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]2017-08-03T18:15:48Z2017-08-03T18:15:48Z2017-03-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15126900088990733004056091P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-20T06:06:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/151269Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:25:23.464371Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
The imaginary formations and their effects of reading sense in the school: games of images in relation
title As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
spellingShingle As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
Paredes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]
Análise do discurso
Escola
Formações imaginárias
Leitor
Leitura
Produção de sentido
Discourse analysis
School
Imaginary formations
Reader
Reading
Production of senses
title_short As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
title_full As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
title_fullStr As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
title_full_unstemmed As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
title_sort As formações imaginárias e seus efeitos de sentido da leitura na escola: jogos de imagens em relação
author Paredes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]
author_facet Paredes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Manzoni, Rosa Maria [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paredes, Roselaine Cristini Alves [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Análise do discurso
Escola
Formações imaginárias
Leitor
Leitura
Produção de sentido
Discourse analysis
School
Imaginary formations
Reader
Reading
Production of senses
topic Análise do discurso
Escola
Formações imaginárias
Leitor
Leitura
Produção de sentido
Discourse analysis
School
Imaginary formations
Reader
Reading
Production of senses
description Esta dissertação tem como tema central a leitura e o leitor na escola e tem como objetivo compreender parte do processo discursivo em jogo na relação do professor e do aluno com os objetos discursivos leitura e leitor. Parte da constatação de que a função da escola é formar sujeitos leitores que possam fazer a relação entre explícitos e implícitos e inter-relacionar o dito e o não-dito, relacionando língua com história. Para atingir tal objetivo, analisamos enunciados produzidos por professores e alunos, dos anos finais de cada ciclo da Educação Básica, dentro do espaço escolar a respeito da leitura e do leitor, em situação de entrevista. O corpus é de caráter experimental e foi constituído por recortes de dezoito entrevistas feitas com professores e alunos. Levamos em consideração, para a análise destas entrevistas a questão do jogo de imagens, isto é, as relações imaginárias que estão sendo produzidas entre os interlocutores, de uma entrevista (professores e alunos), resultantes de projeções. A análise dos objetos de pesquisa foi fundamentada no dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso Francesa, principalmente a partir dos trabalhos de Pêcheux e Orlandi publicados no Brasil. Como resultado, pontuamos os vários sentidos de leitura e de leitor que circulam no espaço escolar e descrevemos os jogos de imagens e os mecanismos de antecipação que ocorrem nas enunciações.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-03T18:15:48Z
2017-08-03T18:15:48Z
2017-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/151269
000889907
33004056091P0
url http://hdl.handle.net/11449/151269
identifier_str_mv 000889907
33004056091P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128511714525184