Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/92250
Resumo: A presente investigação vincula-se a linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente. O objetivo principal é analisar como a disciplina de Libras foi incorporada no currículo do curso de formação inicial de professor na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, em atendimento ao que dispõe o Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, em se tratando do processo de inclusão educacional de alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e sua regulamentação por meio desse Decreto foram fundamentais, principalmente, pelo fato de preverem a inclusão da disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura. Para alcançar os objetivos propostos adotamos a abordagem qualitativa, utilizando os seguintes métodos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental produzida sobre o tema no período de 2005 a 2010. Os dados documentais foram coletados por meio de um levantamento inicial das matrizes curriculares nos 23 (vinte e três) campi da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP, em especial os que possuíam o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Todavia, quatro cursos foram selecionados a partir da leitura dos ementários das disciplinas e matrizes curriculares dos cursos...
id UNSP_22bd136e28ae132b89343cdad39e358b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/92250
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESPEducaçãoLíngua brasileira de sinaisLicenciaturaFormação profissionalEducationA presente investigação vincula-se a linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente. O objetivo principal é analisar como a disciplina de Libras foi incorporada no currículo do curso de formação inicial de professor na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, em atendimento ao que dispõe o Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, em se tratando do processo de inclusão educacional de alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e sua regulamentação por meio desse Decreto foram fundamentais, principalmente, pelo fato de preverem a inclusão da disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura. Para alcançar os objetivos propostos adotamos a abordagem qualitativa, utilizando os seguintes métodos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental produzida sobre o tema no período de 2005 a 2010. Os dados documentais foram coletados por meio de um levantamento inicial das matrizes curriculares nos 23 (vinte e três) campi da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP, em especial os que possuíam o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Todavia, quatro cursos foram selecionados a partir da leitura dos ementários das disciplinas e matrizes curriculares dos cursos...This investigation is linked to the line of research Formative Processes and Practices in Education of the Postgraduate Program in Education at UNESP / Presidente Prudente. The paper aims at analyzing how the discipline of Brazilian Sign Language (Libras) was incorporated into the curriculum of initial teacher training in Pedagogy at the Universidade Estadual Paulista - UNESP, in compliance with the provisions of Decree No. 5626 of December 22, 2005. Thus, in the case of the process of educational inclusion of deaf students, recognition of sign language and its regulation by this Decree were crucial mainly due to the fact of foreseeing the inclusion of the subject in the curricula of Libras of degree courses. To achieve the proposed objectives it was adopted a qualitative approach, using the following methods: the bibliographical and documentary research of theoretical work built on the theme, produced in the period 2005-2010. The documentary data were collected through a baseline survey of curriculum matrices in 23 (twenty three) campuses Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP, especially those who possessed the course of Full Degree in Education. However, four strokes were selected from the reading of ementários of disciplines and curriculum matrices of courses... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Rinaldi, Renata Portela [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]2014-06-11T19:25:38Z2014-06-11T19:25:38Z2013-07-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis124 f. : il.application/pdfSANTANA, Jane Aparecida de Souza. Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP. 2013. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.http://hdl.handle.net/11449/92250000732019santana_jas_me_prud.pdf33004129044P6734675440581923899470313597557350000-0001-7772-6705Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92250Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:36:32.174385Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
title Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
spellingShingle Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
Educação
Língua brasileira de sinais
Licenciatura
Formação profissional
Education
title_short Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
title_full Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
title_fullStr Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
title_full_unstemmed Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
title_sort Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP
author Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
author_facet Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]
Rinaldi, Renata Portela [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Jane Aparecida de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Língua brasileira de sinais
Licenciatura
Formação profissional
Education
topic Educação
Língua brasileira de sinais
Licenciatura
Formação profissional
Education
description A presente investigação vincula-se a linha de pesquisa “Práticas e Processos Formativos em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente. O objetivo principal é analisar como a disciplina de Libras foi incorporada no currículo do curso de formação inicial de professor na Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual Paulista – UNESP, em atendimento ao que dispõe o Decreto nº 5626 de 22 de dezembro de 2005. Assim, em se tratando do processo de inclusão educacional de alunos surdos, o reconhecimento da Língua de Sinais e sua regulamentação por meio desse Decreto foram fundamentais, principalmente, pelo fato de preverem a inclusão da disciplina de Libras nos currículos dos cursos de licenciatura. Para alcançar os objetivos propostos adotamos a abordagem qualitativa, utilizando os seguintes métodos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental produzida sobre o tema no período de 2005 a 2010. Os dados documentais foram coletados por meio de um levantamento inicial das matrizes curriculares nos 23 (vinte e três) campi da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho” - UNESP, em especial os que possuíam o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Todavia, quatro cursos foram selecionados a partir da leitura dos ementários das disciplinas e matrizes curriculares dos cursos...
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-17
2014-06-11T19:25:38Z
2014-06-11T19:25:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTANA, Jane Aparecida de Souza. Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP. 2013. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/92250
000732019
santana_jas_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
identifier_str_mv SANTANA, Jane Aparecida de Souza. Análise das disciplinas de LIBRAS nos cursos de formação inicial em Pedagogia da UNESP. 2013. 124 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2013.
000732019
santana_jas_me_prud.pdf
33004129044P6
7346754405819238
9947031359755735
0000-0001-7772-6705
url http://hdl.handle.net/11449/92250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 124 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129095302643712