A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Armando Paulo da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/148813
Resumo: O intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto.
id UNSP_22c9672511a932c450bffe475774ed48
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/148813
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e IntegralThe blended distance education modality and differential and the integral calculus subjectCálculo diferencial e integralModalidade EaD semipresencialAprendizagem colaborativaO intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Armando Paulo da [UNESP]2017-02-16T16:55:31Z2017-02-16T16:55:31Z2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14881300088040533004056079P03806652471471086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-07T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:40.705279Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
The blended distance education modality and differential and the integral calculus subject
title A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
spellingShingle A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
Silva, Armando Paulo da [UNESP]
Cálculo diferencial e integral
Modalidade EaD semipresencial
Aprendizagem colaborativa
title_short A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
title_full A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
title_fullStr A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
title_full_unstemmed A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
title_sort A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
author Silva, Armando Paulo da [UNESP]
author_facet Silva, Armando Paulo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Armando Paulo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cálculo diferencial e integral
Modalidade EaD semipresencial
Aprendizagem colaborativa
topic Cálculo diferencial e integral
Modalidade EaD semipresencial
Aprendizagem colaborativa
description O intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16T16:55:31Z
2017-02-16T16:55:31Z
2017-02-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/148813
000880405
33004056079P0
3806652471471086
url http://hdl.handle.net/11449/148813
identifier_str_mv 000880405
33004056079P0
3806652471471086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128752049192960