A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/148813 |
Resumo: | O intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto. |
id |
UNSP_22c9672511a932c450bffe475774ed48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/148813 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e IntegralThe blended distance education modality and differential and the integral calculus subjectCálculo diferencial e integralModalidade EaD semipresencialAprendizagem colaborativaO intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Armando Paulo da [UNESP]2017-02-16T16:55:31Z2017-02-16T16:55:31Z2017-02-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14881300088040533004056079P03806652471471086porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-11-07T06:10:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/148813Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:04:40.705279Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral The blended distance education modality and differential and the integral calculus subject |
title |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral |
spellingShingle |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral Silva, Armando Paulo da [UNESP] Cálculo diferencial e integral Modalidade EaD semipresencial Aprendizagem colaborativa |
title_short |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral |
title_full |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral |
title_fullStr |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral |
title_full_unstemmed |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral |
title_sort |
A modalidade EaD semipresencial e a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral |
author |
Silva, Armando Paulo da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Armando Paulo da [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Yonezawa, Wilson Massashiro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Armando Paulo da [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cálculo diferencial e integral Modalidade EaD semipresencial Aprendizagem colaborativa |
topic |
Cálculo diferencial e integral Modalidade EaD semipresencial Aprendizagem colaborativa |
description |
O intuito desta pesquisa é investigar as formas que a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1 na modalidade educação a distância (EaD) semipresencial pode auxiliar alunos em regime de dependência. Esta disciplina nos cursos de Engenharia é um ramo importante da matemática, porém com alta taxa de evasão. Em algumas universidades, chega a 55% dos ingressantes. Uma das ações realizada em uma Universidade Federal brasileira para flexibilizar a vida dos alunos que ficam em dependência nesta disciplina é sua oferta na modalidade EaD semipresencial. A execução do projeto, bem como a realização desta pesquisa só foi possível porque a legislação brasileira permite que os cursos superiores presenciais tenham até 20% de sua carga horária total na modalidade de educação a distância. Na fundamentação teórica abordamos as pesquisas sobre os problemas no ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1, a educação a distância e suas possibilidades, as tecnologias na educação a distância, os ambientes virtuais de ensino e aprendizagem; o perfil esperado para os alunos da EaD e a aprendizagem colaborativa. A Análise Textual Discursiva foi a opção metodológica e apresentamos uma nova possibilidade de utilizar esta metodologia associada ao Software de análise qualitativa ATLAS.ti ®. Os resultados obtidos nesta pesquisa dão indícios de que os seus participantes se beneficiaram com esta proposta de utilizar as contribuições e as características da Modalidade EaD semipresencial, bem como os recursos tecnológicos que foram disponibilizados ou agregados pelos próprios alunos. Além disso, a comunicabilidade e o compartilhamento se destacaram para que a aprendizagem colaborativa se tornasse um dos pontos fortes e para finalizar destacamos que as facilidades e as dificuldades que os sujeitos da pesquisa encontraram em relação a resolução das atividades e questões envolvendo o conhecimento matemático da disciplina condizem com o resultado obtido por cada participante ao final do projeto. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-16T16:55:31Z 2017-02-16T16:55:31Z 2017-02-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/148813 000880405 33004056079P0 3806652471471086 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/148813 |
identifier_str_mv |
000880405 33004056079P0 3806652471471086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128752049192960 |