Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Celma Aparecida Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/238660
Resumo: A educação vem se mostrando cada vez mais inclusiva. Com isso, se reconhece que as particularidades dos estudantes devem ser consideradas nas atividades de ensino, buscando-se desenvolver um material didático que abranja todas as diversidades encontradas em um determinado ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve por objetivo fundamental desenvolver materiais didáticos com conteúdo geográfico, especialmente de Cartografia, para serem utilizados nas salas de aulas, visando atender alunos de inclusão, numa perspectiva universal, ou seja, para auxiliar na alfabetização cartográfica de todos os educandos. Para o propósito, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de pesquisas científicas desenvolvidas sobre a educação inclusiva. Com base nos indicativos bibliográficos, dois materiais didáticos inclusivos foram desenvolvidos, sendo: um jogo da memória (Mapemória) e um dominó (Domimapas), confeccionados com produtos de baixo custo. Após a elaboração, os materiais didáticos foram aplicados junto à turmas de 6° ano em uma escola estadual no município de Rio Claro, onde também foi estabelecido um diálogo para entender melhor como os alunos se sentiram realizando as atividades, visando realizar um diagnóstico do material e das estratégias aplicadas na sala de aula. Espera-se que a partir desse trabalho novas pesquisas possam ser direcionadas para a elaboração e/ou o aprimoramento de materiais didáticos voltados ao ensino inclusivo no ensino regular.
id UNSP_22d03c6e8614a94a86ad34143697b816
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/238660
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolarUniversal cartography and inclusion of students with disabilities: a study in the school contextCartografia inclusivaMaterial didáticoEnsino de GeografiaInclusive cartographyCoursewareGeography teachingA educação vem se mostrando cada vez mais inclusiva. Com isso, se reconhece que as particularidades dos estudantes devem ser consideradas nas atividades de ensino, buscando-se desenvolver um material didático que abranja todas as diversidades encontradas em um determinado ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve por objetivo fundamental desenvolver materiais didáticos com conteúdo geográfico, especialmente de Cartografia, para serem utilizados nas salas de aulas, visando atender alunos de inclusão, numa perspectiva universal, ou seja, para auxiliar na alfabetização cartográfica de todos os educandos. Para o propósito, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de pesquisas científicas desenvolvidas sobre a educação inclusiva. Com base nos indicativos bibliográficos, dois materiais didáticos inclusivos foram desenvolvidos, sendo: um jogo da memória (Mapemória) e um dominó (Domimapas), confeccionados com produtos de baixo custo. Após a elaboração, os materiais didáticos foram aplicados junto à turmas de 6° ano em uma escola estadual no município de Rio Claro, onde também foi estabelecido um diálogo para entender melhor como os alunos se sentiram realizando as atividades, visando realizar um diagnóstico do material e das estratégias aplicadas na sala de aula. Espera-se que a partir desse trabalho novas pesquisas possam ser direcionadas para a elaboração e/ou o aprimoramento de materiais didáticos voltados ao ensino inclusivo no ensino regular.Education is proving to be increasingly inclusive. With this, it is recognized that the particularities of students must be considered in teaching activities, seeking to develop didactic material that covers all the diversities found in a given school environment. Thus, this research had the fundamental objective of developing didactic materials with geographic content, especially Cartography, to be used in classrooms, aiming to serve inclusion students, in a universal perspective, that is, to help in the cartographic literacy of all students. For this purpose, a review and bibliographical analysis of scientific research carried out on inclusive education was carried out. Based on bibliographical indications, two inclusive didactic materials were developed, namely: a memory game (Mapemória) and a domino (Domimapas), made with low-cost products. After elaboration, the didactic materials were applied to 6th grade classes in a state school in the municipality of Rio Claro, where a dialogue was also established to better understand how the students felt carrying out the activities, aiming to carry out a diagnosis of the material and the strategies applied in the classroom. It is hoped that from this work new research can be directed towards the elaboration and/or improvement of didactic materials aimed at inclusive teaching in regular education.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pancher, Andréia Medinilha [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Neves, Celma Aparecida Dias2023-01-10T17:21:17Z2023-01-10T17:21:17Z2022-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-15T06:17:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238660Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:00:23.843303Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
Universal cartography and inclusion of students with disabilities: a study in the school context
title Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
spellingShingle Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
Neves, Celma Aparecida Dias
Cartografia inclusiva
Material didático
Ensino de Geografia
Inclusive cartography
Courseware
Geography teaching
title_short Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
title_full Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
title_fullStr Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
title_full_unstemmed Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
title_sort Cartografia universal e inclusão de alunos com deficiência: um estudo no contexto escolar
author Neves, Celma Aparecida Dias
author_facet Neves, Celma Aparecida Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pancher, Andréia Medinilha [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Celma Aparecida Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Cartografia inclusiva
Material didático
Ensino de Geografia
Inclusive cartography
Courseware
Geography teaching
topic Cartografia inclusiva
Material didático
Ensino de Geografia
Inclusive cartography
Courseware
Geography teaching
description A educação vem se mostrando cada vez mais inclusiva. Com isso, se reconhece que as particularidades dos estudantes devem ser consideradas nas atividades de ensino, buscando-se desenvolver um material didático que abranja todas as diversidades encontradas em um determinado ambiente escolar. Assim, essa pesquisa teve por objetivo fundamental desenvolver materiais didáticos com conteúdo geográfico, especialmente de Cartografia, para serem utilizados nas salas de aulas, visando atender alunos de inclusão, numa perspectiva universal, ou seja, para auxiliar na alfabetização cartográfica de todos os educandos. Para o propósito, foi realizada uma revisão e análise bibliográfica de pesquisas científicas desenvolvidas sobre a educação inclusiva. Com base nos indicativos bibliográficos, dois materiais didáticos inclusivos foram desenvolvidos, sendo: um jogo da memória (Mapemória) e um dominó (Domimapas), confeccionados com produtos de baixo custo. Após a elaboração, os materiais didáticos foram aplicados junto à turmas de 6° ano em uma escola estadual no município de Rio Claro, onde também foi estabelecido um diálogo para entender melhor como os alunos se sentiram realizando as atividades, visando realizar um diagnóstico do material e das estratégias aplicadas na sala de aula. Espera-se que a partir desse trabalho novas pesquisas possam ser direcionadas para a elaboração e/ou o aprimoramento de materiais didáticos voltados ao ensino inclusivo no ensino regular.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-26
2023-01-10T17:21:17Z
2023-01-10T17:21:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/238660
url http://hdl.handle.net/11449/238660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129481107308544