Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000200008 http://hdl.handle.net/11449/28266 |
Resumo: | A educação voltada aos direitos humanos ainda não faz parte da prática nem do currículo da escola brasileira. em momentos de crise de valores públicos e privados e da sociedade como um todo, torna-se imperativo que as temáticas da igualdade e da dignidade humana não estejam inscritas apenas de textos legais, mas que, igualmente, sejam internalizadas por todos que atuam tanto na educação formal como na não formal. |
id |
UNSP_22d144c8bfca9004b308a9f99fb815d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/28266 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporâneaEducation and human rights: challenges for contemporary schoolDireitos humanosEducaçãoFormação de professoresHuman rightsEducationTeachers trainingA educação voltada aos direitos humanos ainda não faz parte da prática nem do currículo da escola brasileira. em momentos de crise de valores públicos e privados e da sociedade como um todo, torna-se imperativo que as temáticas da igualdade e da dignidade humana não estejam inscritas apenas de textos legais, mas que, igualmente, sejam internalizadas por todos que atuam tanto na educação formal como na não formal.Education focused on Human Rights is not yet part of the practice or curriculum of the Brazilian schools. In times when public and private values, and the whole society are in crisis, the issue of equality and human dignity has not only to be part of texts, but also to be internalized by anyone who works either in formal or non-formal education.Universidade Estadual Paulista Departamento de Ciências da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarGrupo de Pesquisa Educação, Juventude e Direitos HumanosUniversidade Estadual Paulista Departamento de Ciências da Educação Programa de Pós-Graduação em Educação EscolarCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Grupo de Pesquisa Educação, Juventude e Direitos HumanosFernandes, Angela Viana Machado [UNESP]Paludeto, Melina Casari2014-05-20T15:12:05Z2014-05-20T15:12:05Z2010-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article233-249application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000200008Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 30, n. 81, p. 233-249, 2010.0101-3262http://hdl.handle.net/11449/2826610.1590/S0101-32622010000200008S0101-32622010000200008S0101-32622010000200008.pdf8258142795121711SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCadernos CEDES0,119info:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/28266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:20:27.816186Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea Education and human rights: challenges for contemporary school |
title |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea |
spellingShingle |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea Fernandes, Angela Viana Machado [UNESP] Direitos humanos Educação Formação de professores Human rights Education Teachers training |
title_short |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea |
title_full |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea |
title_fullStr |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea |
title_full_unstemmed |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea |
title_sort |
Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea |
author |
Fernandes, Angela Viana Machado [UNESP] |
author_facet |
Fernandes, Angela Viana Machado [UNESP] Paludeto, Melina Casari |
author_role |
author |
author2 |
Paludeto, Melina Casari |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Grupo de Pesquisa Educação, Juventude e Direitos Humanos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Angela Viana Machado [UNESP] Paludeto, Melina Casari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direitos humanos Educação Formação de professores Human rights Education Teachers training |
topic |
Direitos humanos Educação Formação de professores Human rights Education Teachers training |
description |
A educação voltada aos direitos humanos ainda não faz parte da prática nem do currículo da escola brasileira. em momentos de crise de valores públicos e privados e da sociedade como um todo, torna-se imperativo que as temáticas da igualdade e da dignidade humana não estejam inscritas apenas de textos legais, mas que, igualmente, sejam internalizadas por todos que atuam tanto na educação formal como na não formal. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-01 2014-05-20T15:12:05Z 2014-05-20T15:12:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000200008 Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 30, n. 81, p. 233-249, 2010. 0101-3262 http://hdl.handle.net/11449/28266 10.1590/S0101-32622010000200008 S0101-32622010000200008 S0101-32622010000200008.pdf 8258142795121711 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622010000200008 http://hdl.handle.net/11449/28266 |
identifier_str_mv |
Cadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 30, n. 81, p. 233-249, 2010. 0101-3262 10.1590/S0101-32622010000200008 S0101-32622010000200008 S0101-32622010000200008.pdf 8258142795121711 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cadernos CEDES 0,119 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
233-249 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128921763315712 |