Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Missari, Fábio Henrique
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255101
Resumo: Levando-se em consideração documentos atuais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Jundiaiense, que propõem as Brincadeiras e os Jogos como unidade temática, a partir de um princípio geográfico, o objetivo do presente estudo foi compreender como os Professores de Educação Física da Rede Municipal de Jundiaí - SP, tematizam e desenvolvem as Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas. Para tanto, a pesquisa deu-se seguindo os princípios da abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 10 Professores que atuam nos anos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e compuseram três categorias de análise, que posteriormente dividiram-se em subcategorias: a) As Brincadeiras e os Jogos na formação dos Professores de Educação Física; b) Brincadeiras e Jogos na BNCC e no Currículo Jundiaiense; c) Tematização das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física. Conclui-se que pouca atenção tem sido dada a essas manifestações corporais, gerando dúvidas no decorrer da prática docente e questionamentos quanto ao princípio adotado em ambos os documentos. Mas apesar das dificuldades, os professores organizam seus conhecimentos relacionados a temática em questão, procurando tornar o estudante protagonista no processo educacional, valorizando seus saberes e curiosidade. Faz-se necessários novos estudos e pesquisas, na tentativa de investigar esse amplo e ainda desconhecido universo das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física.
id UNSP_234742747017c582ddc5d29ed31ea806
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255101
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação físicaPlay and games from other countries in physical education classesBrincadeiras e jogos de outros paísesEducação física escolarCulturaBrincadeiras e jogos do mundoPlay and games from other countriesSchool physical educationCultureWorld play and gamesLevando-se em consideração documentos atuais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Jundiaiense, que propõem as Brincadeiras e os Jogos como unidade temática, a partir de um princípio geográfico, o objetivo do presente estudo foi compreender como os Professores de Educação Física da Rede Municipal de Jundiaí - SP, tematizam e desenvolvem as Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas. Para tanto, a pesquisa deu-se seguindo os princípios da abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 10 Professores que atuam nos anos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e compuseram três categorias de análise, que posteriormente dividiram-se em subcategorias: a) As Brincadeiras e os Jogos na formação dos Professores de Educação Física; b) Brincadeiras e Jogos na BNCC e no Currículo Jundiaiense; c) Tematização das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física. Conclui-se que pouca atenção tem sido dada a essas manifestações corporais, gerando dúvidas no decorrer da prática docente e questionamentos quanto ao princípio adotado em ambos os documentos. Mas apesar das dificuldades, os professores organizam seus conhecimentos relacionados a temática em questão, procurando tornar o estudante protagonista no processo educacional, valorizando seus saberes e curiosidade. Faz-se necessários novos estudos e pesquisas, na tentativa de investigar esse amplo e ainda desconhecido universo das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física.Considering current documents such as the National Common Curricular Base and the Jundiai Curriculum, which propose Play and Games as a thematic unit based on a geographical principle, the aim of this study was to understand how Physical Education Teachers in the Municipal Network of Jundiaí - SP, approach and develop Play and Games from other countries in their classes. To achieve this, the research followed the principles of a qualitative approach, involving interviews with 10 teachers working in the 4th and 5th grades of Elementary School through semi-structured interviews.The results were subjected to Content Analysis and formed three categories of analysis, subsequently divided into subcategories: a) Play and Games in the training of Physical Education Teachers; b) Play and Games in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Jundiai Curriculum; c) Theming Play and Games from other countries in Physical Education classes. It is concluded that little attention has been given to these bodily expressions, leading to uncertainties in teaching practice and questions regarding the principles adopted in both documents. Despite the challenges, teachers organize their knowledge related to the subject matter, aiming to make the student a protagonist in the educational process, valuing their knowledge and curiosity. Further studies and research are necessary to explore this vast and still unknown universe of Play and Games from other countries in Physical Education classes.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brancatti, Paulo Roberto [UNESP]Missari, Fábio Henrique2024-04-12T11:42:06Z2024-04-12T11:42:06Z2024-03-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMISSARI, Fábio Henrique. Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física. Orientador: Paulo Roberto Brancatti. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255101porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-13T06:21:22Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255101Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-05-23T20:17:24.726971Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
Play and games from other countries in physical education classes
title Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
spellingShingle Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
Missari, Fábio Henrique
Brincadeiras e jogos de outros países
Educação física escolar
Cultura
Brincadeiras e jogos do mundo
Play and games from other countries
School physical education
Culture
World play and games
title_short Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
title_full Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
title_fullStr Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
title_full_unstemmed Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
title_sort Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física
author Missari, Fábio Henrique
author_facet Missari, Fábio Henrique
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brancatti, Paulo Roberto [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Missari, Fábio Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Brincadeiras e jogos de outros países
Educação física escolar
Cultura
Brincadeiras e jogos do mundo
Play and games from other countries
School physical education
Culture
World play and games
topic Brincadeiras e jogos de outros países
Educação física escolar
Cultura
Brincadeiras e jogos do mundo
Play and games from other countries
School physical education
Culture
World play and games
description Levando-se em consideração documentos atuais como a Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Jundiaiense, que propõem as Brincadeiras e os Jogos como unidade temática, a partir de um princípio geográfico, o objetivo do presente estudo foi compreender como os Professores de Educação Física da Rede Municipal de Jundiaí - SP, tematizam e desenvolvem as Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas. Para tanto, a pesquisa deu-se seguindo os princípios da abordagem qualitativa, na qual foram entrevistados 10 Professores que atuam nos anos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram submetidos à Análise de Conteúdo e compuseram três categorias de análise, que posteriormente dividiram-se em subcategorias: a) As Brincadeiras e os Jogos na formação dos Professores de Educação Física; b) Brincadeiras e Jogos na BNCC e no Currículo Jundiaiense; c) Tematização das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física. Conclui-se que pouca atenção tem sido dada a essas manifestações corporais, gerando dúvidas no decorrer da prática docente e questionamentos quanto ao princípio adotado em ambos os documentos. Mas apesar das dificuldades, os professores organizam seus conhecimentos relacionados a temática em questão, procurando tornar o estudante protagonista no processo educacional, valorizando seus saberes e curiosidade. Faz-se necessários novos estudos e pesquisas, na tentativa de investigar esse amplo e ainda desconhecido universo das Brincadeiras e Jogos de outros países nas aulas de Educação Física.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-12T11:42:06Z
2024-04-12T11:42:06Z
2024-03-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MISSARI, Fábio Henrique. Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física. Orientador: Paulo Roberto Brancatti. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255101
identifier_str_mv MISSARI, Fábio Henrique. Brincadeiras e jogos de outros países nas aulas de educação física. Orientador: Paulo Roberto Brancatti. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803045661167321088