Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6626 |
Resumo: | O presente trabalho investiga os jogos e as brincadeiras como uma ferramenta de grande utilidade enquanto metodologia de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a vivência de situações diversas, a troca de ideias e a busca por uma autonomia critica e tem como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental trabalham as atividades lúdicas no cotidiano da sala de aula, percebendo sua importância na educação e reconhecendo os jogos e brincadeiras como instrumentos mediadores da aprendizagem. Para a realização do trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa com educadores do ensino fundamental através da aplicação de um questionário que permitiu compreender como o lúdico é utilizado como recurso didático na formação do educando.O presente estudo tem como objetivo, analisar questões referentes aos jogos e brincadeiras, como metodologia de ensino e aprendizagem, destacando que as atividades lúdicas desenvolvem os aspectos afetivo, cognitivo e social das crianças. A pesquisa de campo teve como público alvo 07 (sete) professores, que lecionam no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas municipais e Estaduais da cidade de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 13 questões subjetivas e objetivas. Ressaltando que esse procedimento metodológico realizado com os professores foi fundamental para a construção deste trabalho. A utilização do questionário com os professores permitiu que os mesmos expressassem com mais segurança, possibilitando uma maior rapidez na coleta e análise dos dados. Além das informações obtidas com o questionário, foram utilizados como suporte teórico os dados bibliográficos relacionados às temáticas. |
id |
UFCG_57c81c45cd8325db6e811dd69111cb79 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6626 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental.Games and games in the early years of elementary school.Jogos e brincadeiras-métodos e instruçõesEnsino fundamental- jogos e brincadeirasAprendizagem através de jogosGames and play-methods and instructionsElementary school- games and gamesLearning through gamesEducação.O presente trabalho investiga os jogos e as brincadeiras como uma ferramenta de grande utilidade enquanto metodologia de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a vivência de situações diversas, a troca de ideias e a busca por uma autonomia critica e tem como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental trabalham as atividades lúdicas no cotidiano da sala de aula, percebendo sua importância na educação e reconhecendo os jogos e brincadeiras como instrumentos mediadores da aprendizagem. Para a realização do trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa com educadores do ensino fundamental através da aplicação de um questionário que permitiu compreender como o lúdico é utilizado como recurso didático na formação do educando.O presente estudo tem como objetivo, analisar questões referentes aos jogos e brincadeiras, como metodologia de ensino e aprendizagem, destacando que as atividades lúdicas desenvolvem os aspectos afetivo, cognitivo e social das crianças. A pesquisa de campo teve como público alvo 07 (sete) professores, que lecionam no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas municipais e Estaduais da cidade de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 13 questões subjetivas e objetivas. Ressaltando que esse procedimento metodológico realizado com os professores foi fundamental para a construção deste trabalho. A utilização do questionário com os professores permitiu que os mesmos expressassem com mais segurança, possibilitando uma maior rapidez na coleta e análise dos dados. Além das informações obtidas com o questionário, foram utilizados como suporte teórico os dados bibliográficos relacionados às temáticas.This paper investigates the games and play as a tool of great use while teaching methodology for the development of logical reasoning , the experience of different situations , the exchange of ideas and the search for autonomy and critical aims to analyze how teachers the early years of elementary school work , play activities in the daily life of the classroom , realizing its importance in education and recognizing the games and play instruments as mediators of learning . To carry out the work was used as a research methodology with educators from elementary school through a questionnaire that allows us to understand how the play is used as a teaching resource in the formation of this educando.O study aims to analyze issues relating to games and activities , such as teaching methodology and learning , highlighting the playful activities develop the affective , cognitive and social aspects of children. Field research has targeted public seven (07 ) teachers , who teach in the 2nd year of the early years of elementary education, municipal and state public schools in Cajazeiras -PB . To collect data, a questionnaire with 13 questions was subjective and objective used . Noting that this methodological procedure performed with the teachers was fundamental to the construction of this work . The use of the questionnaire with teachers allowed them to express more securely , allowing for faster collection and analysis of data . In addition to the information obtained from the questionnaire were used as theoretical support bibliographic data related to the themes .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGARAUJO, Edinaura Almeida de.ARAUJO, E. A.http://lattes.cnpq.br/6839150263503872CAMPOS, Maria de Lourdes.LIMA, Maria Janete de.RODRIGUES, Cristiane Virgolvina.20142019-09-03T18:10:59Z2019-09-032019-09-03T18:10:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6626RODRIGUES,Cristiane Virgolvina. Os jogos e brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T17:22:25Zoai:localhost:riufcg/6626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T17:22:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. Games and games in the early years of elementary school. |
title |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. RODRIGUES, Cristiane Virgolvina. Jogos e brincadeiras-métodos e instruções Ensino fundamental- jogos e brincadeiras Aprendizagem através de jogos Games and play-methods and instructions Elementary school- games and games Learning through games Educação. |
title_short |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
Os jogos e brincadeiras nos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
RODRIGUES, Cristiane Virgolvina. |
author_facet |
RODRIGUES, Cristiane Virgolvina. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ARAUJO, Edinaura Almeida de. ARAUJO, E. A. http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 CAMPOS, Maria de Lourdes. LIMA, Maria Janete de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Cristiane Virgolvina. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos e brincadeiras-métodos e instruções Ensino fundamental- jogos e brincadeiras Aprendizagem através de jogos Games and play-methods and instructions Elementary school- games and games Learning through games Educação. |
topic |
Jogos e brincadeiras-métodos e instruções Ensino fundamental- jogos e brincadeiras Aprendizagem através de jogos Games and play-methods and instructions Elementary school- games and games Learning through games Educação. |
description |
O presente trabalho investiga os jogos e as brincadeiras como uma ferramenta de grande utilidade enquanto metodologia de ensino para o desenvolvimento do raciocínio lógico, a vivência de situações diversas, a troca de ideias e a busca por uma autonomia critica e tem como objetivo analisar como os professores dos anos iniciais do ensino fundamental trabalham as atividades lúdicas no cotidiano da sala de aula, percebendo sua importância na educação e reconhecendo os jogos e brincadeiras como instrumentos mediadores da aprendizagem. Para a realização do trabalho utilizou-se como metodologia uma pesquisa com educadores do ensino fundamental através da aplicação de um questionário que permitiu compreender como o lúdico é utilizado como recurso didático na formação do educando.O presente estudo tem como objetivo, analisar questões referentes aos jogos e brincadeiras, como metodologia de ensino e aprendizagem, destacando que as atividades lúdicas desenvolvem os aspectos afetivo, cognitivo e social das crianças. A pesquisa de campo teve como público alvo 07 (sete) professores, que lecionam no 2º ano dos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas municipais e Estaduais da cidade de Cajazeiras-PB. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário com 13 questões subjetivas e objetivas. Ressaltando que esse procedimento metodológico realizado com os professores foi fundamental para a construção deste trabalho. A utilização do questionário com os professores permitiu que os mesmos expressassem com mais segurança, possibilitando uma maior rapidez na coleta e análise dos dados. Além das informações obtidas com o questionário, foram utilizados como suporte teórico os dados bibliográficos relacionados às temáticas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-09-03T18:10:59Z 2019-09-03 2019-09-03T18:10:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6626 RODRIGUES,Cristiane Virgolvina. Os jogos e brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6626 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES,Cristiane Virgolvina. Os jogos e brincadeiras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2014. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744391723548672 |