Filosofia da música: conceitos em interlocução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sidnei de [UNESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/243241
Resumo: A tese em questão discorre sobre aspectos relacionados à esfera da filosofia da música, em especial, a partir de vocábulos, obras e autores que são considerados pertencentes ao universo dessa mesma temática - filosofia da música. Em um primeiro momento, termos referenciados ao assunto são analisados de maneira crítica, uma vez que muitos autores estabelecem um vínculo direto dessas palavras e expressões à filosofia da música. Compêndios e obras específicas nos permitem amalgamar a discussão entre tais vocábulos a esfera da música e da filosofia, bem como a reflexão de cada autor que constituem estes escritos. Em um segundo instante, a crítica reflexiva se dá com base em escritos reconhecidos de pensadores, filósofos, músicos e musicólogos que desenvolveram ou desenvolvem, atualmente, conteúdos relativos à filosofia da música. A reflexão crítica aos textos apresentados é o que permite a concordância ou refutação de determinadas teses trazidas para a interlocução e análise. Em relação à última parte da tese, é exposto o que é considerado, nesta pesquisa, em específico, autores e obras que dialogam com propriedade e responsabilidade, temas que fundamentam não apenas a música, mas também a filosofia, podendo assim, serem reconhecidas como obras e escritos que amalgamam as duas áreas do conhecimento. Faz-se necessário, para melhor interlocução, o conhecimento em ambas as áreas, a saber, música e filosofia, asserção central dessa pesquisa, uma vez que para haver um diálogo prolífero, é fundamental que as áreas música e filosofia possam se amalgamar sem hierarquia ou dissonância entre tais áreas.
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spelling Filosofia da música: conceitos em interlocuçãoPhilosophy of music: concepts in interlocutionMúsica e filosofiaMúsica - História e críticaReflexão (Filosofia)A tese em questão discorre sobre aspectos relacionados à esfera da filosofia da música, em especial, a partir de vocábulos, obras e autores que são considerados pertencentes ao universo dessa mesma temática - filosofia da música. Em um primeiro momento, termos referenciados ao assunto são analisados de maneira crítica, uma vez que muitos autores estabelecem um vínculo direto dessas palavras e expressões à filosofia da música. Compêndios e obras específicas nos permitem amalgamar a discussão entre tais vocábulos a esfera da música e da filosofia, bem como a reflexão de cada autor que constituem estes escritos. Em um segundo instante, a crítica reflexiva se dá com base em escritos reconhecidos de pensadores, filósofos, músicos e musicólogos que desenvolveram ou desenvolvem, atualmente, conteúdos relativos à filosofia da música. A reflexão crítica aos textos apresentados é o que permite a concordância ou refutação de determinadas teses trazidas para a interlocução e análise. Em relação à última parte da tese, é exposto o que é considerado, nesta pesquisa, em específico, autores e obras que dialogam com propriedade e responsabilidade, temas que fundamentam não apenas a música, mas também a filosofia, podendo assim, serem reconhecidas como obras e escritos que amalgamam as duas áreas do conhecimento. Faz-se necessário, para melhor interlocução, o conhecimento em ambas as áreas, a saber, música e filosofia, asserção central dessa pesquisa, uma vez que para haver um diálogo prolífero, é fundamental que as áreas música e filosofia possam se amalgamar sem hierarquia ou dissonância entre tais áreas.The thesis in question discusses aspects related to the sphere of philosophy of music, in particular, from words, works and authors that are considered to belong to the universe of this same theme - philosophy of music. At first, terms that are related to the subject are analyzed critically, since many authors establish a direct link between these words and expressions to the philosophy of music. Compendiums and specific works serve us to amalgamate the discussion between such words the sphere of music and philosophy, as well as the reflection of each author that constitute these writings. In a second moment, the reflective criticism is based on recognized writings of thinkers, philosophers, musicians and musicologists who have developed or are currently developing contents related to the philosophy of music. Critical reflection on the texts presented is what allows the agreement or refutation of certain theses brought to the interlocution and analysis. Regarding the last part of the thesis, it is exposed what is considered, in this research, specifically, authors and works that dialogue with propriety and responsibility, themes that underlie not only music, but also philosophy, and can thus be recognized as works and writings that amalgamate the two areas of knowledge. It is necessary, for a better interlocution, knowledge in both areas, namely, music and philosophy, central assertion of this research, since for there to be a prolific dialogue, it is fundamental that the areas of music and philosophy can amalgamate without hierarchy or dissonance between such areas.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Tomás, Lia Vera [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Sidnei de [UNESP]2023-05-03T16:17:59Z2023-05-03T16:17:59Z2023-03-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/24324133004013066P3porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-12T06:16:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/243241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:05:47.291837Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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