A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/155761 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdf |
Resumo: | O objetivo dessa pesquisa consiste em compreender alguns dos métodos de alfabetização que se configuram como relevantes dentro da história da alfabetização no Brasil. Pretende-se apresentar as características principais dos métodos analítico, sintético, tradicional, e o método denominado Montessoriano, além de compreender como se dá a construção do conhecimento e o papel do professor nesse processo. Especificamente, em relação ao método alemão Montessoriano, iremos apresentar suas características, buscando relacionar as condições básicas para a leitura e escrita aos jogos que fazem parte do repertório pedagógico para crianças. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica. O intuito em pesquisar esse tema é compreender ou apontar novos métodos que fazem parte do contexto educacional brasileiro e buscar alternativas de superação do método tradicional, para um processo de construção de conhecimento mais completo, a partir desses referenciais históricos |
id |
UNSP_24015773d5eb44a60da5e51077b084b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/155761 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodosAlfabetizaçãoDidáticaLeituraEscritaAlfabetização - BrasilLiteracyO objetivo dessa pesquisa consiste em compreender alguns dos métodos de alfabetização que se configuram como relevantes dentro da história da alfabetização no Brasil. Pretende-se apresentar as características principais dos métodos analítico, sintético, tradicional, e o método denominado Montessoriano, além de compreender como se dá a construção do conhecimento e o papel do professor nesse processo. Especificamente, em relação ao método alemão Montessoriano, iremos apresentar suas características, buscando relacionar as condições básicas para a leitura e escrita aos jogos que fazem parte do repertório pedagógico para crianças. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica. O intuito em pesquisar esse tema é compreender ou apontar novos métodos que fazem parte do contexto educacional brasileiro e buscar alternativas de superação do método tradicional, para um processo de construção de conhecimento mais completo, a partir desses referenciais históricosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]2018-08-30T18:22:59Z2018-08-30T18:22:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfALMEIDA, Ana Paula Jansons. A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155761000889001http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:18:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:51:54.331088Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
title |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
spellingShingle |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP] Alfabetização Didática Leitura Escrita Alfabetização - Brasil Literacy |
title_short |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
title_full |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
title_fullStr |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
title_full_unstemmed |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
title_sort |
A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos |
author |
Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP] |
author_facet |
Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andréia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Didática Leitura Escrita Alfabetização - Brasil Literacy |
topic |
Alfabetização Didática Leitura Escrita Alfabetização - Brasil Literacy |
description |
O objetivo dessa pesquisa consiste em compreender alguns dos métodos de alfabetização que se configuram como relevantes dentro da história da alfabetização no Brasil. Pretende-se apresentar as características principais dos métodos analítico, sintético, tradicional, e o método denominado Montessoriano, além de compreender como se dá a construção do conhecimento e o papel do professor nesse processo. Especificamente, em relação ao método alemão Montessoriano, iremos apresentar suas características, buscando relacionar as condições básicas para a leitura e escrita aos jogos que fazem parte do repertório pedagógico para crianças. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica. O intuito em pesquisar esse tema é compreender ou apontar novos métodos que fazem parte do contexto educacional brasileiro e buscar alternativas de superação do método tradicional, para um processo de construção de conhecimento mais completo, a partir desses referenciais históricos |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2018-08-30T18:22:59Z 2018-08-30T18:22:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALMEIDA, Ana Paula Jansons. A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. http://hdl.handle.net/11449/155761 000889001 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdf |
identifier_str_mv |
ALMEIDA, Ana Paula Jansons. A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. 000889001 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/155761 http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
39 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129259917541376 |