A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155761
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdf
Resumo: O objetivo dessa pesquisa consiste em compreender alguns dos métodos de alfabetização que se configuram como relevantes dentro da história da alfabetização no Brasil. Pretende-se apresentar as características principais dos métodos analítico, sintético, tradicional, e o método denominado Montessoriano, além de compreender como se dá a construção do conhecimento e o papel do professor nesse processo. Especificamente, em relação ao método alemão Montessoriano, iremos apresentar suas características, buscando relacionar as condições básicas para a leitura e escrita aos jogos que fazem parte do repertório pedagógico para crianças. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica. O intuito em pesquisar esse tema é compreender ou apontar novos métodos que fazem parte do contexto educacional brasileiro e buscar alternativas de superação do método tradicional, para um processo de construção de conhecimento mais completo, a partir desses referenciais históricos
id UNSP_24015773d5eb44a60da5e51077b084b8
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155761
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodosAlfabetizaçãoDidáticaLeituraEscritaAlfabetização - BrasilLiteracyO objetivo dessa pesquisa consiste em compreender alguns dos métodos de alfabetização que se configuram como relevantes dentro da história da alfabetização no Brasil. Pretende-se apresentar as características principais dos métodos analítico, sintético, tradicional, e o método denominado Montessoriano, além de compreender como se dá a construção do conhecimento e o papel do professor nesse processo. Especificamente, em relação ao método alemão Montessoriano, iremos apresentar suas características, buscando relacionar as condições básicas para a leitura e escrita aos jogos que fazem parte do repertório pedagógico para crianças. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica. O intuito em pesquisar esse tema é compreender ou apontar novos métodos que fazem parte do contexto educacional brasileiro e buscar alternativas de superação do método tradicional, para um processo de construção de conhecimento mais completo, a partir desses referenciais históricosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]2018-08-30T18:22:59Z2018-08-30T18:22:59Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis39 f.application/pdfALMEIDA, Ana Paula Jansons. A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.http://hdl.handle.net/11449/155761000889001http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-21T06:18:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155761Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:51:54.331088Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
title A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
spellingShingle A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]
Alfabetização
Didática
Leitura
Escrita
Alfabetização - Brasil
Literacy
title_short A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
title_full A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
title_fullStr A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
title_full_unstemmed A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
title_sort A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos
author Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]
author_facet Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Ana Paula Jansons [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Didática
Leitura
Escrita
Alfabetização - Brasil
Literacy
topic Alfabetização
Didática
Leitura
Escrita
Alfabetização - Brasil
Literacy
description O objetivo dessa pesquisa consiste em compreender alguns dos métodos de alfabetização que se configuram como relevantes dentro da história da alfabetização no Brasil. Pretende-se apresentar as características principais dos métodos analítico, sintético, tradicional, e o método denominado Montessoriano, além de compreender como se dá a construção do conhecimento e o papel do professor nesse processo. Especificamente, em relação ao método alemão Montessoriano, iremos apresentar suas características, buscando relacionar as condições básicas para a leitura e escrita aos jogos que fazem parte do repertório pedagógico para crianças. O método utilizado será a pesquisa bibliográfica. O intuito em pesquisar esse tema é compreender ou apontar novos métodos que fazem parte do contexto educacional brasileiro e buscar alternativas de superação do método tradicional, para um processo de construção de conhecimento mais completo, a partir desses referenciais históricos
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2018-08-30T18:22:59Z
2018-08-30T18:22:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ALMEIDA, Ana Paula Jansons. A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
http://hdl.handle.net/11449/155761
000889001
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdf
identifier_str_mv ALMEIDA, Ana Paula Jansons. A história da alfabetização no Brasil: construção do conhecimento a partir de alguns métodos. 2016. 39 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
000889001
url http://hdl.handle.net/11449/155761
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000889001.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 39 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129259917541376