Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90109
Resumo: Esta pesquisa focaliza as interações das crianças e seus professores com a leitura e a escrita nas aulas. Verificar o que acontece nas aulas de alfabetização implica também observar os encaminhamentos dados ao ensino, segundo abordagens pedagógicas diversas, às quais se vinculam as solicitações de diferentes modalidades de interação dos alunos com esse objeto de conhecimento. Para descrever as dinâmicas das situações didáticas no processo de alfabetização, que compõem o trabalho de professores alfabetizadores e de seus alunos com vistas à apropriação do saber, e para identificar as concepções didáticas, de leitura e escrita desses docentes e as que estão sendo formadas pelas crianças, foram feitas observações no cotidiano da sala de aula e entrevistas com esses protagonistas. Participam da pesquisa doze turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de nove escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. As turmas foram escolhidas aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas e entrevistas semiestruturadas. As observações diretas foram registradas em diário de campo e realizadas em quatro dias consecutivos em cada turma, totalizando cento e noventa horas. As entrevistas abrangeram doze professores e sessenta crianças sorteadas, sendo cinco alunos de cada turma. Os depoimentos dos docentes entrevistados permitem identificar suas concepções de ensino e aprendizagem, do que seja ler e escrever. Os dados obtidos em entrevistas com crianças permitem refletir sobre o que dizem a respeito de suas aulas, da leitura e da escrita. Esses dados, analisados por análise de conteúdo, conforme Bardin, revelam que a diferença entre os encaminhamentos didáticos dados ao ensino reflete nas interações das crianças...
id UNSP_de4662e794a84de798b66d18d233be4f
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90109
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escritaAlfabetizaçãoEscritaPráticas didáticasLiteracyTeaching practicesEsta pesquisa focaliza as interações das crianças e seus professores com a leitura e a escrita nas aulas. Verificar o que acontece nas aulas de alfabetização implica também observar os encaminhamentos dados ao ensino, segundo abordagens pedagógicas diversas, às quais se vinculam as solicitações de diferentes modalidades de interação dos alunos com esse objeto de conhecimento. Para descrever as dinâmicas das situações didáticas no processo de alfabetização, que compõem o trabalho de professores alfabetizadores e de seus alunos com vistas à apropriação do saber, e para identificar as concepções didáticas, de leitura e escrita desses docentes e as que estão sendo formadas pelas crianças, foram feitas observações no cotidiano da sala de aula e entrevistas com esses protagonistas. Participam da pesquisa doze turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de nove escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. As turmas foram escolhidas aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas e entrevistas semiestruturadas. As observações diretas foram registradas em diário de campo e realizadas em quatro dias consecutivos em cada turma, totalizando cento e noventa horas. As entrevistas abrangeram doze professores e sessenta crianças sorteadas, sendo cinco alunos de cada turma. Os depoimentos dos docentes entrevistados permitem identificar suas concepções de ensino e aprendizagem, do que seja ler e escrever. Os dados obtidos em entrevistas com crianças permitem refletir sobre o que dizem a respeito de suas aulas, da leitura e da escrita. Esses dados, analisados por análise de conteúdo, conforme Bardin, revelam que a diferença entre os encaminhamentos didáticos dados ao ensino reflete nas interações das crianças...This research focuses on the interactions of children and their teachers with reading and writing classes. Checking what happens in the literacy class also involves observing the referrals given to education, according to different pedagogical approaches, which bind upon the requests of different types of students' interaction with the object of knowledge. To describe the dynamics of teaching situations in the literacy process, which follows up the work of literacy teachers and their students in order to appropriation of knowledge, and to identify the conceptions of teaching, the reading and writing of these teachers and those being formed by children, observations were made in the daily classroom and interviews with these players. Twelve groups of 1st year of elementary school are participating in the research, from nine public schools in the city of São Paulo. The classes were chosen by Fisher and Yates table. The methodological procedures involve direct observations of lessons and semi-structured interviews. Direct observations were recorded in daily field and held on four consecutive days in each class, totaling one hundred ninety hours. The interviews covered twelve randomly selected teachers and sixty children, five students from each class. The testimonials of the teachers interviewed allow us to identify their conceptions of teaching and learning, which is read and write. Data from interviews with children allows us to reflect about their classes, of the reading and writing. These datas, analyzed by content analysis, according to Bardin, reveal that the difference in the teaching data referrals to education reflects the interactions of children with writing and that the current literacy classes, the practice of some teachers present interactive actions in teaching how to write. Referrals tend to more... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2011-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis244 f. : il., tabs.application/pdfGUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira. Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita. 2011. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90109000672756guilherme_frvo_me_rcla.pdf33004137064P28262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:08:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90109Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:28.308127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
title Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
spellingShingle Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]
Alfabetização
Escrita
Práticas didáticas
Literacy
Teaching practices
title_short Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
title_full Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
title_fullStr Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
title_full_unstemmed Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
title_sort Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
author Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]
author_facet Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Escrita
Práticas didáticas
Literacy
Teaching practices
topic Alfabetização
Escrita
Práticas didáticas
Literacy
Teaching practices
description Esta pesquisa focaliza as interações das crianças e seus professores com a leitura e a escrita nas aulas. Verificar o que acontece nas aulas de alfabetização implica também observar os encaminhamentos dados ao ensino, segundo abordagens pedagógicas diversas, às quais se vinculam as solicitações de diferentes modalidades de interação dos alunos com esse objeto de conhecimento. Para descrever as dinâmicas das situações didáticas no processo de alfabetização, que compõem o trabalho de professores alfabetizadores e de seus alunos com vistas à apropriação do saber, e para identificar as concepções didáticas, de leitura e escrita desses docentes e as que estão sendo formadas pelas crianças, foram feitas observações no cotidiano da sala de aula e entrevistas com esses protagonistas. Participam da pesquisa doze turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de nove escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. As turmas foram escolhidas aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas e entrevistas semiestruturadas. As observações diretas foram registradas em diário de campo e realizadas em quatro dias consecutivos em cada turma, totalizando cento e noventa horas. As entrevistas abrangeram doze professores e sessenta crianças sorteadas, sendo cinco alunos de cada turma. Os depoimentos dos docentes entrevistados permitem identificar suas concepções de ensino e aprendizagem, do que seja ler e escrever. Os dados obtidos em entrevistas com crianças permitem refletir sobre o que dizem a respeito de suas aulas, da leitura e da escrita. Esses dados, analisados por análise de conteúdo, conforme Bardin, revelam que a diferença entre os encaminhamentos didáticos dados ao ensino reflete nas interações das crianças...
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-11
2014-06-11T19:24:19Z
2014-06-11T19:24:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira. Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita. 2011. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
http://hdl.handle.net/11449/90109
000672756
guilherme_frvo_me_rcla.pdf
33004137064P2
8262199813284432
identifier_str_mv GUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira. Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita. 2011. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.
000672756
guilherme_frvo_me_rcla.pdf
33004137064P2
8262199813284432
url http://hdl.handle.net/11449/90109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 244 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128516817944576