Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90109 |
Resumo: | Esta pesquisa focaliza as interações das crianças e seus professores com a leitura e a escrita nas aulas. Verificar o que acontece nas aulas de alfabetização implica também observar os encaminhamentos dados ao ensino, segundo abordagens pedagógicas diversas, às quais se vinculam as solicitações de diferentes modalidades de interação dos alunos com esse objeto de conhecimento. Para descrever as dinâmicas das situações didáticas no processo de alfabetização, que compõem o trabalho de professores alfabetizadores e de seus alunos com vistas à apropriação do saber, e para identificar as concepções didáticas, de leitura e escrita desses docentes e as que estão sendo formadas pelas crianças, foram feitas observações no cotidiano da sala de aula e entrevistas com esses protagonistas. Participam da pesquisa doze turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de nove escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. As turmas foram escolhidas aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas e entrevistas semiestruturadas. As observações diretas foram registradas em diário de campo e realizadas em quatro dias consecutivos em cada turma, totalizando cento e noventa horas. As entrevistas abrangeram doze professores e sessenta crianças sorteadas, sendo cinco alunos de cada turma. Os depoimentos dos docentes entrevistados permitem identificar suas concepções de ensino e aprendizagem, do que seja ler e escrever. Os dados obtidos em entrevistas com crianças permitem refletir sobre o que dizem a respeito de suas aulas, da leitura e da escrita. Esses dados, analisados por análise de conteúdo, conforme Bardin, revelam que a diferença entre os encaminhamentos didáticos dados ao ensino reflete nas interações das crianças... |
id |
UNSP_de4662e794a84de798b66d18d233be4f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90109 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escritaAlfabetizaçãoEscritaPráticas didáticasLiteracyTeaching practicesEsta pesquisa focaliza as interações das crianças e seus professores com a leitura e a escrita nas aulas. Verificar o que acontece nas aulas de alfabetização implica também observar os encaminhamentos dados ao ensino, segundo abordagens pedagógicas diversas, às quais se vinculam as solicitações de diferentes modalidades de interação dos alunos com esse objeto de conhecimento. Para descrever as dinâmicas das situações didáticas no processo de alfabetização, que compõem o trabalho de professores alfabetizadores e de seus alunos com vistas à apropriação do saber, e para identificar as concepções didáticas, de leitura e escrita desses docentes e as que estão sendo formadas pelas crianças, foram feitas observações no cotidiano da sala de aula e entrevistas com esses protagonistas. Participam da pesquisa doze turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de nove escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. As turmas foram escolhidas aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas e entrevistas semiestruturadas. As observações diretas foram registradas em diário de campo e realizadas em quatro dias consecutivos em cada turma, totalizando cento e noventa horas. As entrevistas abrangeram doze professores e sessenta crianças sorteadas, sendo cinco alunos de cada turma. Os depoimentos dos docentes entrevistados permitem identificar suas concepções de ensino e aprendizagem, do que seja ler e escrever. Os dados obtidos em entrevistas com crianças permitem refletir sobre o que dizem a respeito de suas aulas, da leitura e da escrita. Esses dados, analisados por análise de conteúdo, conforme Bardin, revelam que a diferença entre os encaminhamentos didáticos dados ao ensino reflete nas interações das crianças...This research focuses on the interactions of children and their teachers with reading and writing classes. Checking what happens in the literacy class also involves observing the referrals given to education, according to different pedagogical approaches, which bind upon the requests of different types of students' interaction with the object of knowledge. To describe the dynamics of teaching situations in the literacy process, which follows up the work of literacy teachers and their students in order to appropriation of knowledge, and to identify the conceptions of teaching, the reading and writing of these teachers and those being formed by children, observations were made in the daily classroom and interviews with these players. Twelve groups of 1st year of elementary school are participating in the research, from nine public schools in the city of São Paulo. The classes were chosen by Fisher and Yates table. The methodological procedures involve direct observations of lessons and semi-structured interviews. Direct observations were recorded in daily field and held on four consecutive days in each class, totaling one hundred ninety hours. The interviews covered twelve randomly selected teachers and sixty children, five students from each class. The testimonials of the teachers interviewed allow us to identify their conceptions of teaching and learning, which is read and write. Data from interviews with children allows us to reflect about their classes, of the reading and writing. These datas, analyzed by content analysis, according to Bardin, reveal that the difference in the teaching data referrals to education reflects the interactions of children with writing and that the current literacy classes, the practice of some teachers present interactive actions in teaching how to write. Referrals tend to more... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP]2014-06-11T19:24:19Z2014-06-11T19:24:19Z2011-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis244 f. : il., tabs.application/pdfGUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira. Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita. 2011. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011.http://hdl.handle.net/11449/90109000672756guilherme_frvo_me_rcla.pdf33004137064P28262199813284432Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-20T06:08:24Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90109Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:28:28.308127Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
title |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
spellingShingle |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP] Alfabetização Escrita Práticas didáticas Literacy Teaching practices |
title_short |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
title_full |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
title_fullStr |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
title_full_unstemmed |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
title_sort |
Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita |
author |
Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP] |
author_facet |
Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Micotti, Maria Cecilia de Oliveira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guilherme, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Escrita Práticas didáticas Literacy Teaching practices |
topic |
Alfabetização Escrita Práticas didáticas Literacy Teaching practices |
description |
Esta pesquisa focaliza as interações das crianças e seus professores com a leitura e a escrita nas aulas. Verificar o que acontece nas aulas de alfabetização implica também observar os encaminhamentos dados ao ensino, segundo abordagens pedagógicas diversas, às quais se vinculam as solicitações de diferentes modalidades de interação dos alunos com esse objeto de conhecimento. Para descrever as dinâmicas das situações didáticas no processo de alfabetização, que compõem o trabalho de professores alfabetizadores e de seus alunos com vistas à apropriação do saber, e para identificar as concepções didáticas, de leitura e escrita desses docentes e as que estão sendo formadas pelas crianças, foram feitas observações no cotidiano da sala de aula e entrevistas com esses protagonistas. Participam da pesquisa doze turmas de 1º ano do Ensino Fundamental, de nove escolas públicas municipais de cidade do interior paulista. As turmas foram escolhidas aleatoriamente pela tabela de Fisher e Yates. Os procedimentos metodológicos envolvem observações diretas das aulas e entrevistas semiestruturadas. As observações diretas foram registradas em diário de campo e realizadas em quatro dias consecutivos em cada turma, totalizando cento e noventa horas. As entrevistas abrangeram doze professores e sessenta crianças sorteadas, sendo cinco alunos de cada turma. Os depoimentos dos docentes entrevistados permitem identificar suas concepções de ensino e aprendizagem, do que seja ler e escrever. Os dados obtidos em entrevistas com crianças permitem refletir sobre o que dizem a respeito de suas aulas, da leitura e da escrita. Esses dados, analisados por análise de conteúdo, conforme Bardin, revelam que a diferença entre os encaminhamentos didáticos dados ao ensino reflete nas interações das crianças... |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-11 2014-06-11T19:24:19Z 2014-06-11T19:24:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira. Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita. 2011. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. http://hdl.handle.net/11449/90109 000672756 guilherme_frvo_me_rcla.pdf 33004137064P2 8262199813284432 |
identifier_str_mv |
GUILHERME, Fabiana Rosa Vilela de Oliveira. Alfabetização: dinâmica das práticas didáticas e as interações das crianças com a linguagem escrita. 2011. 244 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2011. 000672756 guilherme_frvo_me_rcla.pdf 33004137064P2 8262199813284432 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
244 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128516817944576 |