A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121433 |
Resumo: | Faço parte do grupo de estudos sobre Jovens, Violência e Educação que desenvolve o estudo que procura compreender os modos de inserção da escola no bairro e os modos de inclusão dos jovens na comunidade e na própria escola. Os objetivos gerais do estudo são caracterizar os modos de inserção das escolas e dos jovens no bairro, o imaginário dos jovens sobre a escola, sobre seus projetos de vida e a prevenção da violência escolar. A participação neste grupo de pesquisa fez com que interesse se direcionasse à temática família, escola e comunidade. Assim sendo constituem-se objetivos específicos deste estudo: investigar a relação escola/família. Este estudo foi feito em duas escolas da periferia da cidade de Rio Claro- SP. Essas escolas atendem alunos moradores na região que pertencem aos extratos sócios econômicos mais baixos da população. O bairro é conhecido na cidade como violento, com ocorrências de assassinatos, tiroteios, brigas e presença do tráfico de drogas. Tanto é que este bairro é considerado área prioritária pela Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP para intervenções que objetivem a prevenção da violência de jovens. Os dados coletados por meio de questionários e entrevistas foram pelo grupo com alunos do 8º ano e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Esses dados serão analisados neste estudo |
id |
UNSP_244d61e1b4f3d70664cc9ebb6b64f16b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121433 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicasSociologia educacionalEducação do adolescenteFamíliaViolencia escolarComunidade e escolaJovens - Relações com a famíliaFaço parte do grupo de estudos sobre Jovens, Violência e Educação que desenvolve o estudo que procura compreender os modos de inserção da escola no bairro e os modos de inclusão dos jovens na comunidade e na própria escola. Os objetivos gerais do estudo são caracterizar os modos de inserção das escolas e dos jovens no bairro, o imaginário dos jovens sobre a escola, sobre seus projetos de vida e a prevenção da violência escolar. A participação neste grupo de pesquisa fez com que interesse se direcionasse à temática família, escola e comunidade. Assim sendo constituem-se objetivos específicos deste estudo: investigar a relação escola/família. Este estudo foi feito em duas escolas da periferia da cidade de Rio Claro- SP. Essas escolas atendem alunos moradores na região que pertencem aos extratos sócios econômicos mais baixos da população. O bairro é conhecido na cidade como violento, com ocorrências de assassinatos, tiroteios, brigas e presença do tráfico de drogas. Tanto é que este bairro é considerado área prioritária pela Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP para intervenções que objetivem a prevenção da violência de jovens. Os dados coletados por meio de questionários e entrevistas foram pelo grupo com alunos do 8º ano e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Esses dados serão analisados neste estudoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Larissa Paola Alves de [UNESP]2015-03-23T15:29:16Z2015-03-23T15:29:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66 f.application/pdfSOUZA, Larissa Paola Alves de. A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas. 2013. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013.http://hdl.handle.net/11449/121433000797165000797165.pdf7864828747687778Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T06:19:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121433Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-29T06:19:49Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
title |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
spellingShingle |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas Souza, Larissa Paola Alves de [UNESP] Sociologia educacional Educação do adolescente Família Violencia escolar Comunidade e escola Jovens - Relações com a família |
title_short |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
title_full |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
title_fullStr |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
title_full_unstemmed |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
title_sort |
A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas |
author |
Souza, Larissa Paola Alves de [UNESP] |
author_facet |
Souza, Larissa Paola Alves de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Salles, Leila Maria Ferreira [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Larissa Paola Alves de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia educacional Educação do adolescente Família Violencia escolar Comunidade e escola Jovens - Relações com a família |
topic |
Sociologia educacional Educação do adolescente Família Violencia escolar Comunidade e escola Jovens - Relações com a família |
description |
Faço parte do grupo de estudos sobre Jovens, Violência e Educação que desenvolve o estudo que procura compreender os modos de inserção da escola no bairro e os modos de inclusão dos jovens na comunidade e na própria escola. Os objetivos gerais do estudo são caracterizar os modos de inserção das escolas e dos jovens no bairro, o imaginário dos jovens sobre a escola, sobre seus projetos de vida e a prevenção da violência escolar. A participação neste grupo de pesquisa fez com que interesse se direcionasse à temática família, escola e comunidade. Assim sendo constituem-se objetivos específicos deste estudo: investigar a relação escola/família. Este estudo foi feito em duas escolas da periferia da cidade de Rio Claro- SP. Essas escolas atendem alunos moradores na região que pertencem aos extratos sócios econômicos mais baixos da população. O bairro é conhecido na cidade como violento, com ocorrências de assassinatos, tiroteios, brigas e presença do tráfico de drogas. Tanto é que este bairro é considerado área prioritária pela Prefeitura Municipal de Rio Claro – SP para intervenções que objetivem a prevenção da violência de jovens. Os dados coletados por meio de questionários e entrevistas foram pelo grupo com alunos do 8º ano e 9º ano do ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Esses dados serão analisados neste estudo |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-23T15:29:16Z 2015-03-23T15:29:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SOUZA, Larissa Paola Alves de. A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas. 2013. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. http://hdl.handle.net/11449/121433 000797165 000797165.pdf 7864828747687778 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Larissa Paola Alves de. A relação entre a escola e a família do jovem: um estudo em duas escolas públicas. 2013. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2013. 000797165 000797165.pdf 7864828747687778 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
66 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803047171269853184 |